Os Nomes das Cores

Estou em reforma há dois meses. Ou melhor, a minha casa está. Isso significa um pequeno calvário, que vai desde dormir fora até participar de animados entreveros com encanadores e pedreiros sobre gastos, desperdícios e a minha conjuntura econômica.

Mas de tudo é possível tirar um pouco de poesia. Não falo de poesia concreta, mas de poesia-tinta, poesia-lajota, poesia-pastilha. Chegue numa loja de tintas e peça para espiar o catálogo de cores de uma grande marca. Ou entre no portal da empresa, já que está aí na frente do computador.

Imagine o trabalho do sujeito responsável por dar nomes a 3450 cores produzidas pela empresa. Uma hora ele pira. Ou vira poeta. Aí surgem coisas como Musgo Cáqui. Ou Tesouro Descoberto. Ou Branco Estivador. Hein?

Quero pintar o escritório com a cor Flauta de Madeira, uma espécie de amarelo. A Carmen prefere Conto Nostálgico, ainda estamos em dúvida. Me apaixonei por um bege chamado Dias de Preguiça. Iria para a varanda, sem dúvida, se eu tivesse uma varanda.

E os azuis? Ondas da Lua, à primeira vista, é igual ao Crescente Cósmico, mas deve haver alguma diferença que meus olhos saturados já não permitem distinguir. Parada de Trem é um cinza-azulado bem simpático, embora pareça com outros 30 tipos de cinza, como o Escultura em Pedra e o Navegação Tranqüila.

Os vermelhos têm nomes quentes, claro, se bem que Sombra Mística ou Gaita Francesa não me pareçam muito quentes. Mas Primeiro Rubor é sugestivo, assim como o clássico Amor. Estou entre Melancia Doce e Baile de Máscaras, para os rodapés. Ou será que Flor de Medronheira fica melhor? Talvez Sorriso Jamaicano ou Caminho de Aceráceas…

O poeta Murilo Mendes achava lindos os nomes criados pelos pescadores: Peixe-Lua, Peixe-Espada, Peixe-Anjo. Para ele, a banca de peixe na feira era um mundo de revelações. Se estivesse vivo, certamente entraria em êxtase ao entrar numa loja de materiais de construção.

13 Responses to “Os Nomes das Cores”


  1. 1 claudia balduino 12/02/2008 às 12:05 pm

    GOSTEI MUITO DESTE SAIT POIS PUDE ENCONTRA O QUE EU QUERIA

  2. 2 Daniel Brazil 12/02/2008 às 1:01 pm

    Volte sempre, Cláudia.

  3. 3 Doidão 17/02/2008 às 12:14 am

    Pois é, Daniel…
    Quem diria que um dia eu teria um carro “Cinza Pontal”?
    Um abraço.

  4. 4 Daniel Brazil 17/02/2008 às 10:49 pm

    Cinza Pontal? Deve ser legal. Acabamos optando por “Mamão Cristalizado”
    para uma parede da sala. Em breve coloco aqui uma foto!

  5. 5 Áurea 17/02/2008 às 11:54 pm

    Daniel,
    Demorei a entrar por aqui, pois me mudei de casa e para isso tive de realizar reforma. Fiquei envolvida por três meses com tudo isso, mas estou aqui, inteira, com a casa pronta, faltando detalhes na decoração.
    Deparei-me com essa variedade de “cores-nomes”. Sabe por que? Porque usei só a cor branca em tudo, exceto nas pedras. Branco é branco, não? Não. A cor branca do piso tem um nome, a do azulejo do banheiro outro, a da cozinha também, assim como a tinta que usei nas paredes, que era alva tanto quanto a tinta das portas, mas que possuía outro nome. Pensei na percepção que os eskimós têm da neve, identificando as nuances de branco. Mas, eu moro no Rio, está um calor e, bem, eu gosto de branco.
    Gostei do blog, voltarei sempre. Mas esse tom de azul… :-)
    beijos
    Áurea

  6. 6 Daniel Brazil 18/02/2008 às 1:28 am

    Bom te ver por aqui, Áurea!

  7. 7 silvia carmesini 20/02/2008 às 9:13 pm

    daniel
    muito bom encaminhei para outros clientes que estão neste momento de escolha das cores com seus mirabolantes nomes…aprovadíssimo o mamão cristalizado
    silvia

  8. 8 Daniel Brazil 21/02/2008 às 2:47 am

    Silvia, como arquiteta você deve estar mais acostumada com esses nomes. Eu ainda me espanto…

  9. 9 Aline Santos Silva 03/11/2008 às 5:09 pm

    Gostaria de saber qual a cor que eu ponho na fachada da minha casa, ela e bem grande, e gosta de cores suaves. bjjss.

  10. 10 Daniel Brazil 03/11/2008 às 5:53 pm

    O importante é que combine com a cor de seus olhos, Aline.

  11. 11 joyce 23/11/2010 às 8:58 am

    quais os tipos de azul

  12. 12 Mael. 01/04/2011 às 12:50 pm

    Pedi uma sugestao pra pintar uma parede e veio um amigo, citando seu texto. Decidi acatar. Adorei.

  13. 13 Daniel Brazil 01/04/2011 às 1:09 pm

    Obrigado, Mael. Pintar uma parede pode ser uma aventura poética!


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 55 outros seguidores

