Acabei de ler um dos livros mais provocantes do ano. Incompletos, de Albano Martins Ribeiro, lançado através do projeto alternativo-independente Os Viralata. Bem escrito, fluente, urbano e neurótico, não padece dos males mais comuns dos jovens escritores internáuticos: o giro em torno do próprio umbigo ou de personagens superficiais e esquemáticos. Albano, também conhecido como Brancoleone, vai fundo em poucos parágrafos, em contos curtos e afiados. A história mais longa, com 28 páginas, revela um personagem fascinante, misto de desencantado-com-a-vida com cínico profissional, com fissuras emocionais aqui e ali, que disseca a mundanidade de um evento social ao mesmo tempo em que persegue uma lembrança feminina. Muito bom.
O único conto realmente incompleto tem um final sarcástico: “nesta vida a gente encontra umas mulheres que só servem mesmo para…”. Misógino? Não confunda autor com personagem, por favor!
O livro já está rodando por aqui, e indiquei para várias pessoas. Vale a pena conhecer o site dos Viralata, um projeto muito interessante de literatura que reúne autores novos e semi-desconhecidos. Albano, por sinal, é o editor e pai da idéia.
Valeu, Daniel. Gostei muito da análise. Própria, como sempre, apesar de bastante elogiosa.
Abraço
Gostaria de musicar teus poemas. Se topar, envie os mesmos para anandrao@terra.com.br que enviarei em MP 3 as músicas. Anand Rao
Poemas?? Bateu na porta errada, prezado! Não trabalho com este produto…