FC do B

 fc-do-b.jpg 

Li muita ficção científica, até os vinte e poucos anos.  Adorava Ray Bradbury. Curti muito Asimov e Arthur Clarke, além de vários volumes da coleção portuguesa Argonautas. Gostava de coletâneas de autores desconhecidos (muitos do Leste europeu), da possibilidade de ver como a literatura podia ser um campo de invenções e hipóteses muitas vezes improváveis.

Aqui no Brasil o gênero nunca teve muita popularidade. Lembro de uma coletânea organizado por Fausto Cunha, nos anos 60, comprada em sebo.  Li algumas histórias do Bráulio Tavares, mais recentes.

Pois acaba de ser lançada a coletânea FC do B – Ficção Científica Brasileira -, com 27 contos selecionados  através de um concurso, realizado em 2007. Autores novos, acho, muitos nomes desconhecidos. Está lá uma colega de faculdade, a Dóris Fleury, que fez jornalismo. E um conto deste acendedor de fósforos, que um dia começou a escrever uma historinha motivado pela insuportável musiquinha do caminhão de gás. Olha só onde foi parar!

Uma dúvida: FC do B será uma dissidência, um racha da Ficção Científica Brasileira? Mal posso esperar o momento de por as mãos no volume, para saber se traz uma resposta para esta candente questão!

7 Responses to “FC do B”


  1. 1 Dóris Fleury 15/01/2008 às 4:19 pm

    Oi, Daniel, gostei muito do seu blog! Obrigada pela lembrança. Vou correndo ler seu conto!

    Abraços, Dóris

  2. 2 Charo 16/01/2008 às 4:40 pm

    Danou-se, não resisto a essas coletâneas. Aliás, tb tenho a do Cunha que curto basntante. Opa, essas estorinha eu quero ver…

    Abraço.

  3. 3 Charo 17/01/2008 às 7:15 pm

    DAn, enganei-me. tenho a do Flávio Costa… Poxa, mas essas antologias smepre trazem praticamente os clássicos, aqueles contos que todo mundo já conhece. Bem, pelo menos as antologias que tenho visto. Mas daí eu caio num defeito meu. Não gravo referências se não me são queridas… E talvez, eu só goste mesmo do basição do conto fantástico.

    Abraço!

  4. 4 Charo 17/01/2008 às 7:16 pm

    Opa, edita o “cão”, pleaseeeeeeeeeee!!! 🙂

  5. 5 Daniel Brazil 17/01/2008 às 8:29 pm

    Se eu soubesse como se faz isso, Charo…

  6. 6 Paulo W 18/01/2008 às 7:22 pm

    Põe no Vira Lata !!!!!

  7. 7 Pedro 20/11/2008 às 9:06 pm

    Oi Daniel! Pode divulgar que a nova edição do FC do B (que não é dissidência, nem partido político, rsrsrsrs) já está com as inscrições abertas. Aguardo vc por lá! Um abraço.


Deixe um comentário

