ABC do Vinho

 

 

Pisa do Vinho

 

Finalmente o caminhão de uvas chegou. Seu Almeida lava os lagares, convoca os amigos, prepara a tina onde todos lavarão os pés antes de iniciar a pisa. O ritual envolve a comunidade, e todos chegam com algum petisco para acompanhar o generoso vinho da vindima anterior. Sobre a mesa vão sendo colocados os acepipes, que vão de um simples pão caseiro até iguarias como lingüiça de javali.

Esta cena poderia acontecer no Douro ou no Dão, certamente. Na verdade, se passa em S. Bernardo do Campo, no bairro do Taboão, quase na divisa com São Paulo. As uvas vieram do Rio Grande do Sul, e os participantes da pisa são membros da comunidade lusitana da região. O vinho é servido sem cerimônia e os participantes vão ficando alegres, até que um escorrega e afunda no lagar, entre risadas gerais.

Seu Almeida é apenas um dos mais de 60 produtores de vinho de S. Bernardo. Vem gente de longe comprar seu vinho do Porto. Boa parte dos vinicultores são italianos, que ali plantaram muita uva até a década de 30. Com a criação da represa Billings, o clima da região mudou e o plantio deixou de ser compensador. Hoje importam uvas do Sul, e muitas vezes dividem os custos do transporte, em esquema cooperativo. Promovem animados encontros mensais nas suas adegas e cantinas.

E quer saber? Tomei uns 5 copos, semana passada, quando fui ver a pisa, pela primeira vez. O vinho, feito com a uva Isabel, passou no melhor dos testes: acordei ótimo no dia seguinte!

 

Pisa
Anúncios

7 Responses to “ABC do Vinho”


  1. 1 Luciana 04/03/2008 às 5:16 pm

    Olá!
    Gostaria de saber o endereço para visita o local e o Sr. Almeida.

    Obrigada, Luciana

  2. 2 Daniel Brazil 05/03/2008 às 1:06 am

    Luciana, faça uma visita ao meu amigo Marcão, do site Futepoca, que delirou com o vinho de seu Almeida.
    Eu não consegui anotar o endereço (hic!) mas está lá:
    “A “Catedral do Vinho” fica na rua Eugênia de Sá Vitale, 370, Vila Santa Luzia, São Bernardo, com fácil acesso a partir dos bairros paulistanos de São Judas e Jabaquara (é perto do Zoológico). O telefone é (11) 4361-1753 e o horário de atendimento, de segunda à sexta, das 8h às 17h30. No sábado, das 8h até meio-dia.”

  3. 3 Raquel La Corte 13/03/2008 às 1:02 pm

    Falar sobre a noite do sarau é difícil porque as palavras nuas não conseguem expressar nossas emoções raras, raras no sentido de preciosas, eta! já começo a explicar… como é difícil externar com meras palavras sensações e um bem estar que não encontra traduções. Só a poesia, só a poesia vestida de ritmo, melodia…

    Estar lá foi uma delícia! Sou grata a Artemisa pelo convite e pela oportunidade de estar em sintonia com gente gente.

    Que bom que a leitura do poema do Benedetti não quebrou aquela atmosfera.

    Aquele abraço!

  4. 4 MARIA LÚCIA 18/11/2008 às 6:15 pm

    Eu tive o prazer de ganhar uma garrafa do vinho do Porto da fabricação do Sr. Almeida. Uma mãe da amiga do meu filho me enviou, porque eu havia dito que não gostava do vinho do porto. Achava-o ruim. Então ela disse: “é porque você não tomou o verdadeiro vinho do Porto”. E acabou me enviando uma garrafa que foi consumida rapidamente, pela delícia que é esse vinho fabricado em São Bernardo do Campo.

    O sr. Almeida está de parabéns, porque além de fabricar algo com muita qualidade, ainda se diverte com os amigos!

    Um grande abraço!

    Lúcia.

  5. 5 Daniel Brazil 18/11/2008 às 6:37 pm

    É verdade, Lucia! É de se ver o sorriso estampado na cara do Sr. Almeida quando ele ouve alguém elogiar seu vinho. Quem faz com o coração, faz bem feito.
    Abraço!

  6. 6 mara 09/10/2009 às 8:21 pm

    como chegar ai de onibus,tem s.b.campo paço municipal que sai da saude

  7. 7 Alcides de Lazari 09/07/2010 às 11:56 am

    Moro em São Bernardo do Campo, tenho alguns pés de uva, já com cerca de 5 anos, só podo as pontas, pois não conheço o assunto.
    Solicito a Vas. Sas. se possivel, o especial obséquio, de me indicar o endereço de um podador aquí nesta cidade.
    Atenciosamente,
    Alcides de Lazari
    .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: