Boi no Morro do Querô

Dizem que reforma de casa tem três fases: A do entusiasmo, a do desespero e a da exaustão. Estou na última, e isto explica ter riscado poucos fósforos por aqui nos últimos dias.

Mas está chegando ao fim (ou melhor, acabou o dinheiro). Ontem dispensamos os pintores e resolvemos nós mesmos dar os últimos retoques. Vou passar o feriado lixando, pintando, envernizando e limpando toneladas de lixo.

Mesmo assim, dá tempo pra assistir à mais bela festa de rua de São Paulo, ali no Morro do Querosene, pertinho de casa. O Bumba-Meu-Boi, comandada por Tião Carvalho e o pessoal do Grupo Cupuaçu há mais de 20 anos, reúne gente colorida e bonita, muitos estudantes, dançantes e brincantes. Tem barraquinhas com tapioca, pernil, pastel, cuzcuz e muita cerveja.

Sábado de Aleluia é o nascimento do Boi, que é batizado no mês de junho e morre no fim do ano, perto de Finados. E renasce no ano seguinte, lógico, pois aí está a graça da coisa. Também se apresentam grupos de maracatu, boizinho-mirim, caboclinhos, cantadores e cirandeiros. Até Lia de Itamaracá já tive a sorte de ouvir no pedaço.

A comunidade maranhense da cidade soube manter acesa no Butantã uma das mais belas tradições populares brasileiras, com toadas lindas e aquele indescritível ritmo das matracas. Só vendo (e ouvindo)!

Festa do Boi
Anúncios

7 Responses to “Boi no Morro do Querô”


  1. 1 Evandro 22/03/2008 às 1:00 am

    Boa dica. Estarei lá!

  2. 2 Charô 24/03/2008 às 3:59 pm

    Então, sou biologicamente maranhense. Nasci em Sampa, mas meus pais são de lá. Adoro essa tradição, tenho cds, sei as musiquinhas. Até arrisco dançar. Mas nunca fui no Querosene. Nunca achei o endereço certo, a data certa e afins. Vc poderia divulgar esses dados? Mui agradecida!

  3. 3 Daniel Brazil 24/03/2008 às 4:37 pm

    Você está convidada para a próxima festa, Charô! É mês de junho, e o casamento do boi é no sábado mais próximo de Santo Antônio. Tem fogueira, quentão e muita dança.
    Sábado de Aleluia a chuva atrapalhou bem, mas ainda assim os pandeirões e matracas saíram pelas ruas do Morro do Querosene.
    Chegando perto da data, te explico o endereço! É o morro que fica à esquerda, no início da Corifeu. Do outro lado fica o Instituto Butantã. É reduto de artistas, e morar lá está cada vez mais caro. O nome vem da 2a. Guerra, quando havia blecautes e de longe se avistava o morro, iluminado pelos lampiões de querosene…

  4. 4 Charô 26/03/2008 às 9:42 pm

    Opa, vou cobrar hein!!! 🙂

  5. 5 Jorge 02/06/2008 às 8:51 pm

    Se puder me enviar a data do nascimento do Boi eu agradeço.
    Jorge

  6. 6 Daniel Brazil 08/06/2008 às 12:35 am

    Data móvel, Jorge. O boi renasce todo ano, no Sábado de Aleluia.


  1. 1 Batizado do Boi « FÓSFORO Trackback em 20/06/2008 às 1:50 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: