Violas, rabecas & congada

Violas

Há muito tempo me pergunto por que não existe no Brasil (“o país mais musical do mundo”, como não cansam de trombetear), um museu do instrumento popular brasileiro. Ou da música popular brasileira.

Quem gosta de nossa música e quer conhecer suas origens, ou viaja sertão adentro ou se perde nos raros “museus do folclore”, que são um verdadeiro bricabraque.

Pois esta é a última semana de uma das exposições mais bonitas sobre instrumentos populares, principalmente violas e rabecas, recolhidas pelos pesquisadores Sandra Abrano e Valmir Rosa, ilustres moradores do Butantã. Ela, ceramista, ele, luthier. Ambos apaixonados pelas danças, músicas e instrumentos populares brasileiros.

No domingo, 30/03, às 10 da manhã, haverá festa com a congada de São Benedito, de Cotia, que se apresentará na Casa Bandeirista do Sítio da Ressaca (onde está a exposição), junto ao Centro Cultural Jabaquara.

Estive lá há um mês, e vi uma linda apresentação de Dança da Fita. São coisas assim que alimentaram a obra de gente como Mário de Andrade, Villa-Lobos, Guimarães Rosa, Suassuna, coreógrafos, cineastas, poetas e artistas plásticos, finos destiladores das formas mais originais de nossa cultura.

Recomendo este mergulho na arte popular, de vez em quando. Faz um bem!…

Dança das Fitas

1 Response to “Violas, rabecas & congada”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos


%d blogueiros gostam disto: