Cap. 6 – Saudades do Piauí!

Talvez tenha sido muito cruel com o Piauí, no último post. Na verdade, vou guardar uma ótima lembrança de lá: o melhor capote que já comi! O quê? Não sabe o que é capote? Guiné, tô-fraco, galinha d’angola. O mais saboroso bicho de pena da face da terra! Melhor que pato, marreco, faisão, galinha, codorna, perdiz, peru e outros bípedes emplumados. Gentileza da Mercês, do Sebrae, que encomendou o prato, por telefone, e nos levou ao Caseiro, um lugar que tínhamos evitado na véspera por causa dos urubus andando no meio fio, feito galinhas. Graças à experiência com as abelhas, consegui abstrair a presença das moscas, uma praga onipresente no Piauí em qualquer época do ano.

Aliás, visitar o Piauí na época das chuvas pode dar uma falsa impressão. Reparando bem, em cada paisagem bucólica e verdejante, está lá, firme, a presença da morte.

E por falar na Indesejada, lá pelas tantas paramos em frente ao cemitério de Picos. Uma espiada e um espanto: nunca vi tanto gato junto! Em cada túmulo um gato te fita, com olhos de guardião egípcio. Lugar estranho…

Uma boa surpresa foi o estado das estradas. Melhorou muito de 2006 pra cá. Na partida, caimos na real. Pegamos a BR-020 rumo ao Ceará, com asfalto bom até a divisa. Um palmo pra dentro do território cearense e voilá!, uma das piores estradas do país (tá no ranking das 10 mais esburacadas). Levamos três horas pra rodar 60 km, e realmente a estrada parecia um tapete. Aquele do muquifo onde nos hospedamos, em S. José do Egito.

Foi assim, um minuto depois de atravessar a divisa, que comecei a sentir saudades do Piauí…

Anúncios

11 Responses to “Cap. 6 – Saudades do Piauí!”


  1. 1 Deise 26/05/2008 às 3:10 pm

    Fotos lindas!
    Que maravilha trabalhar muito, viajar e se divertir.
    Espero que continue assim.
    Beijos!

  2. 2 Daniel Brazil 26/05/2008 às 6:04 pm

    Espero sobreviver, minha cara! A próxima etapa, que se inicia amanhã (27/05), envolverá localidades do ES e MG, bem distantes do turismo habitual. Cidades como Muqui, Tombos ou São Roque de Minas, perdidas no mapa.
    Muqui tem um único hotel, o Muquifo Palace…

  3. 3 raylla 12/12/2008 às 6:30 pm

    que saudades do piaui

  4. 4 Cledinaldo 21/04/2010 às 11:47 pm

    Fazendo uma leitura instrumental por este blog, percebi que seu trabalho é falar mal dos lugares por onde passa. E se fala bem, tem algo a ganhar com isso. Isso denota uma única coisa ao meu ver: insatisfação com a vida. Meu caro, tente aproveitar mais e ser menos negativo… seja útil nesse mundo, pq nossa passagem por aqui é efêmera!

  5. 5 Daniel Brazil 22/04/2010 às 12:56 am

    Poucas vezes li um comentário tão inútil… Se “leitura instrumental” é algo tão burro e superficial como isso, prefiro ficar com a Leitura mesmo, universal, sem adjetivos.
    Estatística para intelejumentos como você, Cledinaldo:
    350 posts.
    80 falam de cidades por onde passei ou vivi.
    77 falam bem.

  6. 6 Scaffa 29/04/2010 às 1:40 am

    Poucas vezes li um comentário tão inútil… Se “leitura instrumental” é algo tão burro e superficial como isso, prefiro ficar com a Leitura mesmo, universal, sem adjetivos.
    Estatística para intelejumentos como você, Cledinaldo:
    350 posts.
    80 falam de cidades por onde passei ou vivi.
    77 falam bem.

    INTELEJUMENTO:

    Seria o quê nobre Letrado Escritor Arroreirista e O Diabo a Quatro, como diria Lula!
    Inté é Até Logo, em Nordestinêz.
    Tele, tem a ver como telecomunicação em geral, ou seria Telefonia ou os dois são a mesma merda?
    e finalmente JUMENTO, é o termo mais utilizados para os manés tapados metidos a escritor de meia tijela ou ti gela….ou seja os Danieis Brazis da vida….
    Educação, respeito,noções didáticas, imparcialidade, justiça, polidez, e mais umasdez coisitas quenão vou citar, senão você aprende muito…
    falta um pouco de TUDO para que teus textos se tornem medíocres!
    Como estão, nem o lixão que desabou em Niteroi caberia tanta sujeira….
    No restante és um excelente ISCRITÔ!

  7. 7 Daniel Brazil 29/04/2010 às 10:57 am

    Mais um cri-crítico literário…

  8. 8 DOUGLAS NUNES 04/11/2012 às 10:29 am

    Espero que da Dona Mercês tenha lhe servido um urubú dizendo ser um capote, seu maricas que só sabe comentar e menosprezar os lugares por onde passa!

  9. 10 DOUGLAS NUNES 04/11/2012 às 10:42 am

    Quando o comentário é agradável ele logo se satisfaz e responde de forma afável, mas quando é incisivo e verdadeiro e com direito de resposta, aí vem a escárnio! Aliás, só há escárnios no texto, seja falando do peixe, seja falando dos motociclistas, seja falando disso ou daquilo, há sempre um tom de escárnio. Como repórter e jornalista voce é crítico cri, cri. Nota zero.

    • 11 Daniel Brazil 04/11/2012 às 11:03 pm

      Douglas, você percebeu que isso é um blog, e não um jornal ou revista? Um blog é uma caderneta virtual de anotações pessoais, não é feito por “repórter ou jornalista”. Quer objetividade, isenção? Cuidado, pode ser pior… Se só elogios te agradam, leia a propaganda oficial de tua cidade!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: