Sobre um balão vermelho

Le Ballon Rouge

Há muuuitos anos, na Cinemateca Lasar Segall, ali na Vila Mariana, assisti a esta pequena obra-prima, do francês Albert Lamorisse. Era uma cópia velha e riscada (o filme é de 1956!), mas saí em estado de encantamento.

A engenhosa simplicidade do filme, que acompanha as aventuras de um balão que segue um menino pelas ruas de Paris, fez com que ganhasse o Festival de Cannes, na categoria média metragem (o filme tem 30 minutos), além de um Oscar de roteiro original. E põe original nisso!

Vemos ali uma escola poética e visual aparentada do cinema de Jacques Tati, onde as palavras se tornam desnecessárias para transmitir emoções. Crianças ficam fascinadas, e adultos também. Creio que este filme foi um dos grandes motivos pelos quais resolvi estudar cinema, e depois ter realizado alguns curtas de animação. Olhando para trás, depois de ter rumado para outros caminhos, sinto que perdi algo na viagem.

Pois não é que o filme acaba de reestrear em São Paulo, com cópia restaurada, e acompanhado de outro filme do diretor (O Cavalo Branco, de 1953)? Já havia perdido as esperanças de assistir em circuito comercial essas coisas tão, tão… anti-comerciais!

Agora só falta entrar em cartaz Um Dia, Um Gato, filme tcheco de 1963 que me levou a entender, ainda menino, que o cinema podia ser mágico sem truques eletrônicos e digitais. Aliás, naquela época, digital era apenas a marca que deixávamos com o dedão lambuzado de tinta na carteira de identidade.

Em 2007 o diretor Hou Hsiao Hsien teve a ousadia de refilmar a história do balão vermelho. Novamente em Paris, com a sofisticação que a tecnologia proporciona quando usada com sensibilidade, Le Voyage du Ballon Rouge tem sido muito elogiado. Espero que não demore 40 anos para ser exibido por aqui. Ainda mais, porque tem Juliette Binoche no elenco…

Anúncios

0 Responses to “Sobre um balão vermelho”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: