As hortas circulares de Muqui

Um dos lugares mais curiosos por onde passei este ano foi a cidade de Muqui, no Espírito Santo, vizinha de Cachoeiro do Itapemirim. Pequena estação de trem (desativada) encravada na região montanhosa que separa o ES de MG, tem bela arquitetura do começo do século XX. Muita fazenda de café nas redondezas, gado, belas montanhas.

Programa de índio feliz: acordar bem cedo, pegar a estradinha de terra que vai dar no Vale da Aliança e deparar com essa paisagem.

No vale conheci uma comunidade de assentados do MST. Tomei café com mandioca frita na casa do Nô, conheci Dona Lourdes e seu “filho adotivo”, um bezerro órfão que a segue por toda parte.

Foi lá que conheci hortas em forma de mandala, projeto agroecológico familiar desenvolvido pelo agrônomo senegalês radicado no Brasil Aly N’Diaye. No meio tem um galinheiro, e os restos de horta alimentam as galinhas, cujo esterco aduba a horta. A irrigação por gotejamento é o jeito mais econômico de uso da água, e o projeto (financiado pelo Sebrae e Fundação Banco do Brasil) é um sucesso em todo lugar onde foi implantado. A própria Prefeitura compra a produção das hortas e distribui na merenda escolar.

Garotada comendo verduras orgânicas, produtores diversificando sua produção e com o retorno garantido. É tão simples que não dá pra entender como não se pensou nisso antes. Einstein está certo, confira!

Depois de 5 dias, nos despedimos de nosso cicerone, o agrônomo Luis Bettero (grande figura!) e pegamos a estrada para o outro lado da divisa. Minas Gerais, próxima etapa!

8 Responses to “As hortas circulares de Muqui”


  1. 1 Ériton Berçaco 15/05/2009 às 2:45 am

    Caro, achei muito interessante o seu blog,inteligentes os textos.
    Fiquei encantado com sua visita a minha querida Muqui. Hj moro em Vitória, mas nasci no vale de Aliança. Linda a foto do vale. Passei incontáveis vezes ali, para ir à cidade. Minha vida se inspira nas lembranças da Aliança.

    Grande abraço,
    sucesso!

  2. 2 Daniel Brazil 15/05/2009 às 12:34 pm

    Um lugar incrível, Ériton! Pretendo voltar a passeio, com mais tempo pra curtir as belezas locais.

  3. 4 paula 30/10/2009 às 4:17 pm

    a anos atras estive algumas vezes em muqui,acho essa cidade muito linda.mando um abraço para todos de muqui em especial jose antonio e jose carrari. assim:paula filha de nancy.

  4. 5 leyce 11/11/2009 às 10:32 pm

    nao conheço muqui mais estou mt curiosa em cnhecer adoro cidades históricas, com certeza vou visita muqui ……..moro perto opotunidade nao vai falta

  5. 6 Daniel Brazil 11/11/2009 às 11:47 pm

    Vale a pena, Leyce!

  6. 7 Thauane 15/10/2011 às 4:28 pm

    Muito lindo!!!!!!!pena que eu não conheço ,mas amei seu trabalho!!!!!!!!!!!

  7. 8 Daniel Brazil 15/10/2011 às 8:57 pm

    Foi um trabalho eventual, Thauane, mas valeu muito a pena! E Muqui é linda, de fato.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos


%d blogueiros gostam disto: