Não, não vou falar dos tropeços eleitorais dos candidatos do Aécio. O assunto aqui é a simpática cidade de Tombos, na Zona da Mata mineira. O curioso nome vem das inúmeras quedas d’água que existem na região. As mais imponentes formam este conjunto de “tombos” no rio Carangola, que cruza o município. Chegamos lá com tempo chuvoso e céu cinzento, mas fomos conhecer de perto a pequena hidrelétrica que gera energia para abastecer a cidade.
Tombos fica na mesma linha de trem desativada (a famosa Leopoldina) que passa em Muqui (ES), da qual falei num post anterior. A estação virou museu, onde até a dentadura de um ilustre patriarca está exposta.
Pela quantidade de montanhas e cachoeiras, Tombos atrai muitos turistas. Ali se inicia uma famosa trilha chamada Caminho da Luz, que atravessa vários municípios até chegar ao Pico da Bandeira, no Alto Caparaó. Nos grandes feriados a pequena cidade fica entupida de carros, e perde o clima bucólico que é parte de seu charme.
Passamos 5 dias gravando na zona rural, mostrando o trabalho da cooperativa local, que mudou a vida dos pequenos produtores. Gente como a Daniela, que era dona de metade de uma vaca. Com um empréstimo da Cooperativa, comprou a outra metade e hoje vende leite e é dona de um bezerro. A união dos pequenos produtores rurais vem transformando e dinamizando a economia local, depois de muitos anos de estagnação. Coisa bonita de se ver!
Mineiro é, por natureza, hospitaleiro. Em todo lugar, convite prum cafezinho, um bolo de fubá, um pão saído do forno. De noite, bares animados e muita cerveja. Aliás, Tombos de Minas é nome de uma famosa cachaça da região. E, como não podia deixar de ser, é terra de gente esquisita, também. Esse camarada aí, o Profeta, é personagem folclórico da cidade.
Enfim, um lugar pra visitar em pleno verão e aproveitar a natureza. De preferência, fora dos feriados. E não pare o carro em calçada rebaixada, pois o tombense é tranqüilo mas pode ficar meio nervoso!
Lindo rio carangola !
Vou mostrar para minha filha que tem um cd
do Hélio Ziskind que fala deste rio….
É bonito mesmo, Paulo! Vou te enviar mais algumas fotos, aguarde!
Bom Dia
Eu gostatria muito que vcs mais vista aeréa de tombos, sou mineira de carangola, mais minha mãe é de tombos
Agradeço
tombos é uma cidade muito linda, linda mesmo,eu me orgulho de ser mineira,
Obrigada
Geanete
tenho paraentes em tombos, da familia monteiro aguiar
Bom Dia
Ao povo de tombos
Eu nasci nesta cidade maravilhosa
Amo esta cidade e me orgulho de ser mineira
que ela fique cada vez mais linda
parabêns ao governo e o o prefeito de tombos
Obrigada
Geny
esse final de ano estive em muriaé e la minha sogra tinha uma cachaça tombos que é da cidade natal dela e que já tinha muitos anos com ela
era uma reliquia
e não abria por nada
e eu qu não bebo cachaça , não mesmo ela abriu pra mim e um amigo que estava la tbm
ela é tão boa e suave que eu e ele bebemos a garrafa toda
rsrsrsrs
Otavio, sei lá o porquê, tua mensagem saiu com o meu nome… Acho que foi a cachaça de Tombos!
vdd kkkkkkkkkkk acho que foi a cachaça msm kkkkkkk
a familia de meu falecido pai e de tombos , meu pai nasceu ai em tombos o nome dele e hilario rosa de jesus filho de aguida rosa de jesus. se alguem conhecer favor entrar em contato com seu filho sebastiao rosa de jesus telefone para contato 21 24717312 ou 34481802 obrigado