Eleições em São Paulo

Passei três meses fora de Sâo Paulo, e não acompanhei a campanha no primeiro turno. De lá pra cá, tenho procurado ser um bom cidadão e assistido aos debates e propagandas eleitorais. Que decepção!

Será o fim da política com P maiúsculo? Não se discute projetos políticos e seu significado social, e sim quem fez mais piscinas ou metros de asfalto. A campanha de Marta comete equívocos que são, no fundo, os mesmos que fez o PT entrar em crise profunda de identidade nos últimos anos. Cada vez mais é confundido com os outros partidos, reclama e diz que é diferente, mas na hora de colocar de colocar na mídia os seus projetos, faz igualzinho aos outros partidos. Ora…

Claro que não vou aqui perder tempo comentando o boneco inflável que é prefeito sem ter tido um único voto. Ter sido secretário de Pitta já diz tudo, e compromete profundamente o que restava de credibilidade em José Serra. É a mudança que voltou atrás. Demo filhote da ditadura não tem meu voto, de jeito nenhum.

Vivo nessa metrópole há mais de 40 anos, e atravessei vários tipos de gestão, das autoritárias até as saqueadoras. Poucas coisas foram tão marcantes como projeto integrado de mudança social que os CEU’s. Aliás, não consigo lembrar de outro programa com tal impacto. Moro num bairro que hoje tem um teatro e um belo centro de convivência graças a isso.

A inversão de prioridades, bandeira tão necessária, que vem lá dos tempos da Erundina, foi aí concretizada. Investimento sério na periferia, abrindo espaço para a educação, cultura e lazer de alto nível. Vale algumas centenas de pontos a mais que o tal Cidade Limpa, que é o melhor projeto do boneco.

Gente séria me garante que o Ivan Valente foi o único a fazer um discurso político coerente, no primeiro turno.  A campanha de Marta perde cada vez mais a oportunidade de recuperar esta coerência. Fica na disputa de “quem fez mais”, o que é pouco pra quem quer realmente “algo mais”. Votarei nela sem temor, mas com pouca esperança.

Anúncios

0 Responses to “Eleições em São Paulo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: