Justa Trama, Itajaí

Santa Catarina tem várias cidades turísticas badaladas, a começar por sua capital, Florianópolis. A colonização alemã é o atrativo de Joinville e Blumenau, e as belas praias fazem sucesso em todo o litoral. Mas hoje o assunto é Itajaí.

Porto Itajai

Simpática, moderna e charmosa, a cidade tem vários encantos a descobrir. Fui parar lá por causa de um projeto cooperativo incrível chamado Justa Trama.

Justa Trama

Uma cadeia de produção que começa em Tauá, no sertão do Ceará, com a plantação de algodão sem agrotóxicos, passa por uma fiação no interior de São Paulo,  vai para cooperativas de costureiras no Rio Grande do Sul e na própria Itajaí, e é comercializada por uma loja no centro da cidade.

Costureiras

Uma ONG empenhada em mudar as relações de consumo, oferecendo produtos feitos em condições diferenciadas para um novo público.Não é pouco, nestes dias de concorrência tão predatória e de consumo tão irresponsável. Vestir uma blusa de algodão orgãnico faz bem pro coração… e pra pele! (Aprendi ali que o algodão convencional leva mais de seis tipos de venenos na sua produção.)

Artesanato Mais que as belezas da região, o artesanato, os bons restaurantes de frutos do mar e a simpatia das pessoas, encontrei em Itajaí o resultado do sonho de pessoas que acreditam em criar novos caminhos, em construir relações de trabalho mais justas e saudáveis. É uma das boas lembranças deste ano de 2008!

Itajai Matriz

Anúncios

8 Responses to “Justa Trama, Itajaí”


  1. 1 maria d. d. Rocha 07/03/2009 às 11:33 am

    Gostei da reportagem sobre a Justa Trama. Tambem eu me apaixonei por aquele jeito de “Tramar” uma sociedade mais justa e fraterna.Meus cumprimentos, por darem espaço e divulgação a projetos desta natureza.

  2. 2 Daniel Brazil 08/03/2009 às 12:39 am

    Estamos no mesmo barco, Maria. Um outro mundo é possível, certo?

  3. 3 Idalina Maria Boni 16/04/2009 às 3:36 pm

    Como é bom abrie a net e pesquisarr sobre a Justa Trama e encontrar uma informação destas.

    Parabens pelo jeito como escreveu sobre nossa cadeia, somos apaixonados por ela sim, mas arditamos que muitas pessoas estaão ajundando a escrever esta história e que nos adimira e é consumidor, faz parte deste processo.

    idalina mara Boni – secretária da justa trama

  4. 4 Daniel Brazil 16/04/2009 às 4:51 pm

    O projeto de vocês é que é admirável, Idalina! Continuarei divulgando, em todos os lugares.

  5. 5 Eunicy Peixoto Leal 04/06/2012 às 12:55 pm

    fui a um evento em 2004, em joinville e conheci justa trama adorei, sou costureira e gostaria de ter mais contato com vocês, me afastei um pouco do forum de economia solidária e acabei perdendo o contato, moro em normandia, municipio do Estado de Roraima e gostaria tambem de ter o contato da terezinha uma moça que trabalha com vocês em Itajai por favor entre em contato comigo, beijos, Eunicy


  1. 1 Santa Katrina « FÓSFORO Trackback em 26/11/2008 às 3:46 pm
  2. 2 FSM, parte 2 « FÓSFORO Trackback em 04/02/2009 às 11:06 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: