Art-déco no sertão

Meu amigo Helion Póvoa envia um link muito interessante, de uma revista de arquitetura, meio ambiente e políticas públicas, a Vivercidades.

Geógrafo e profundamente interessado em deslocamentos humanos e seus desdobramentos culturais, me chama a atenção para uma reportagem sobre o art-déco nordestino. No final da matéria, me deparo com essa foto surpreendente, dos anos 40.

Cine Pajeú

Surpreendente pra mim, claro. Em abril deste ano estive em Afogados do Ingazeiras, na região do Pajeú, e fiquei apaixonado pelo único cinema da região, o São José. Confesso que não me lembro se me impressionou mais a arquitetura ou o fato de encontrar ainda um cinema em atividade no meio do sertão. De qualquer modo, registrei a fachada do prédio.

Cine São José

A cultura, este quase indefinível patrimônio universal dos povos, permite que construamos pontes e passagens em cenários que passam inadvertidos para muita gente. E o carioca Helion nunca imaginou que seu amigo sotero-paulistano iria encontrar na matéria francesa-pernambucana uma janela aberta na memória recente, misturada com lembranças de uma vila paulistana projetada por Flávio de Carvalho na década de 30…

Vila Flávio de Carvalho

…onde Mário Kuperman, cineasta-escritor que merece ser mais lembrado, abriu as portas, na década de 80,  para um grupo de jovens que sonhava em fazer cinema, do qual eu fazia parte.

E, como as janelas da alma são mais que duas, me lembrei também de um número da excelente revista espanhola El Paseante, também dos anos 80, onde fotografias de Anna Mariani, com texto de Caetano Veloso, retratavam casas populares nordestinas de composição geométrica absolutamente… art-déco! Um número dedicado ao Brasil, que tenho guardado em alguma caixa, sob o telhado da memória e também no sótão real, aqui em cima de onde escrevo, no Butantã.

Obrigado pela viagem, Helion!

4 Responses to “Art-déco no sertão”


  1. 1 Helion 20/11/2008 às 9:58 pm

    Daniel, incrivel o link entre a minha descoberta na rede e a sua viagem pelo sertão. O cinema de Pajeú está, me parece, bastante bem preservado por fora. Acho que a muretinha de antes sumiu.

    Eu sempre me deleitei com esses usos populares dos estilos arquitetônicos, com que nos deparamos no interior do Brasil. tenho também o hábito de fotografar, quem sabe acho alguma coisa e mando para você.

    E o engraçado é que a primeira vez em que essas fachadas me chamaram a atenção foi justamente numa bienal de São Paulo, lá pos 80, com a obra da Anna Mariani. Era uma instalação espetacular, a coisa que mais me impactou naquela Bienal. Salas grandes, iluminadas diferentemente (tarde, meio dia, manhã…) e nas paredes as fotos das fachadas, como se estivéssemos numa grande praça. E havia os textos, se não me engano de Caetnao, mas lembro especialmente de um de Ariano Suassuna que tenho anotado em algum lugar.

    O livro com essas fotos da Anna mariani foi publicado, com o nome de “Fachadas”. Deixei de comprar na época por achar caro e me arrependo até hoje. Mas um dia encontro esse livro.

    Grande abraço

    Helion

  2. 2 Daniel Brazil 20/11/2008 às 10:19 pm

    Exatamente, grande Helion! Lembro bem dessa Bienal, muito por causa do belo trabalho da Anna Mariani. O livro também foi editado em francês (Façades: Maisons Populaires du Nordeste), e ainda se encontra em sebos. Confira no link do Estante Virtual, aí do lado!
    Abraço!

  3. 3 LIA MONICA ROSSI 18/12/2008 às 11:36 am

    Prezados Helion, Daniel e outros admiradores do Art Deco:

    Convido todos para visitar nosso site http://www.art-deco-sertanejo.com, onde relato nossa “descoberta” do Art Deco no interior Nordestino ainda na década de 70, além do Projeto de Recuperaçao desenvolvido junto `a Prefeitura de Campina Grande, PB. E agora estamos escrevendo o livro, com muito mais pesquisa e muito mais material. Aguardo contatos!

    Lia Monica Rossi

  4. 4 Daniel Brazil 18/12/2008 às 3:02 pm

    Bem interessante tua pesquisa, Lia Monica. Recomendo aos interessdos no tema uma visita ao site!


Deixe um comentário

