Santa Katrina

Joinville

Dói o coração ver as imagens do dilúvio em Santa Catarina, principalmente Joinville e Itajaí, cidades onde estive em 2008. Às cenas de destruição, surpresa e dor dos primeiros dias, somam-se agora as de desespero, fome e saque em supermercados. Começam as acusações de praxe entre políticos, no momento em que deveriam unir esforços.

Para a oposição, a culpa é de Lula, claro. Não duvido que a revista (In)Veja faça matéria de capa acusando Brasília de todos os males causados aos catarinenses. A falta de seriedade e o denuncismo vazio do decadente semanário, infelizmente, mais contribuem para a confusão geral do que para esclarecer qualquer coisa.

Há poucos dias falei aqui de Itajaí, antes da tragédia. Mostro agora uma imagem de Joinville, esparramada à beira da baía da Babitonga. É fácil notar que esta planície à beira dágua, cortada por rios, pode ser facilmente invadida pelas águas. Não entendo de engenharia, mas os governos locais deveriam procurar soluções “holandesas”, não? Os chamados Países Baixos tem vasto know-how no assunto, e desde que me conheço por gente ouço falar do problema das enchentes em Santa Catarina. Que tal – todos os governos! – investirem nisso antes que passe a se chamar Santa Katrina?

2 Responses to “Santa Katrina”


  1. 1 É Criacuervos, baralho !! 29/11/2008 às 2:25 pm

    Dói mesmo e toda a oposição vai se reunir pra falar mal do governo. Eu, como todo brasileiro incauto, achava Santa Catarina um exemplo, depois eu descobri que eles não têm saneamento básico algum e níveis educacionais baixos em relação às cidades de São Paulo !! Ou seja o Brasil é o Brasil, não é a Holanda !!

  2. 2 Daniel Brazil 29/11/2008 às 3:18 pm

    É isso aí, Criacuervos. Mas se existem modelos bem sucedidos no mundo, nada mais lógico que copiá-los ou adaptá-los, certo?
    Abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos


%d blogueiros gostam disto: