O subsídio da alface

Pela enésima vez, assisto a um telejornal e ouço o apresentador pronunciar subzídio. Este z dói no meu ouvido, há muitos anos. É um barbarismo transmitido há gerações pelo rádio e TV. Milhões de brasileiros falam assim.

Inventei uma frase que gosto de repetir, quando alguém insiste em subzidiar na minha frente. “Obzerve: falar subzídio é abzurdo!” Em geral, funciona. Quem ouve isso não esquece mais a forma correta.

Ou esquece? Talvez essas coisas estejam gravadas no cérebro de maneira indelével. Do mesmo jeito que o alface, por exemplo. Desde criança acho esquisito quem considera a delicada alface como um vegetal masculino. Se é ponto pacífico que só existe alface crespa, alface roxa, alface lisa, alface romana, por que raios quando surge sem adjetivos tem de ser chamada de o alface?

É cultural, claro. Tradição familiar, independente de educação formal. Conheço universitários bem formados que sempre falaram subzídio e o alface, porque ouviram assim dentro de casa, da mãe, da avó. É um processo tão inconsciente que ficam surpresos quando lhes chamo a atenção. Assim como fiquei, certo dia, quando me observaram que eu pronunciava certa palavra de forma errada. E eu já era bem grandinho, saído da escola. Mas, por um curioso atalho mental, não só passei a falar da forma correta como esqueci completamente qual palavra era…

3 Responses to “O subsídio da alface”


  1. 1 Charô 11/12/2008 às 8:30 pm

    Rindo. Isso é um abZurdo mesmo!

  2. 2 Helion 11/12/2008 às 11:21 pm

    Daniel, já devo ter agredido teus ouvidos algumas vezes. Porque eu sempre falei subZídio. Desculpa, viu? Vou tentar decorar sua frase.

    abração,

    Helion

  3. 3 Daniel Brazil 12/12/2008 às 3:45 pm

    Você foi ensinado por dezenas, centenas de repórteres, jornalistas e apresentadores de rádio e TV, por toda a vida. Foi nesta década que a Globo passou a amestrar melhor o pessoal do Jornal Nacional…


Deixe um comentário

