Outra praia

Minha praia

Parece uma praia comum, pequena, até simpática. Para mim, é muito mais: é a praia de minha infância. Ali aprendi a nadar, pescar, furar ondas. Vi muito cardume de tainha passando próximos aos rochedos, seguidas por um enorme cação que surgia não sei de onde, toda vez que as tainhas eram atacadas por bombas. Sim, pescavam com bombas, naquela época. A molecada, nas ondas, saía das águas aos berros, gritando “cação, cação!”, e o bicho chegava até a beira dágua, mostrando seu corpo enorme através de cada onda. Teria uns três metros talvez, maior que um homem certamente. Nunca atacou ninguém, que eu saiba. Se contentava com as tainhas que boiavam, emborcadas, pelo efeito das bombas.

prainha

Ali vivi até os dez anos, quando vim para São Paulo. Mesmo sendo filho e neto de paulistas, odiei a mudança. Pouco tempo depois, a casa onde morei foi demolida, e no lugar construíram hotéis e condomínios.

As poucas vezes em que regressei a Salvador, quando passava pela  Avenida Pres. Vargas, perto do Morro do Cristo, virava o rosto ou fechava os olhos. O contorno dos morros, a mata, a Casa de Pedra onde morei, permaneciam vívidos na memória. Era como se a visão da realidade fosse apagar tudo, impondo sua abjeta modernidade.

PlacaHá dois anos, participei de um congresso em Salvador. Quando vi a reserva do hotel, tremi. Iria ficar hospedado no monstro que desfigurou minha paisagem. Suspirei fundo e encarei. “Deixe de ser criança. As coisas mudam!”

Cheguei à noite. Na manhã seguinte, muito cedo, abri a janela e vi a pequena praia sob minha janela. Intacta. Os mesmos rochedos, agora menores. A ponta de onde mergulhava, quando a maré estava cheia. Onde pescava budiões, corró-corrós e carapiaçavas.

Caminhei até a praia, me enchi de coragem e virei de costas para o mar. Quando abri os olhos, um certo mundo acabou. Para sempre.

Praia


Anúncios

2 Responses to “Outra praia”


  1. 2 Daniel Brazil 21/12/2008 às 6:02 pm

    É lindo, mas dói…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: