Encontro com o Axolotl

Férias escolares, sobrinhos em visita a São Paulo. Vesti a fantasia de tio e comboiei Thais, Bruno e Luiza ao Aquário nesta segunda-feira.

Creio que metade dos tios e tias da cidade teve a mesma idéia estúpida: “Segunda feira deve estar vazio”. Havia congestionamento na rua, filas nos guichês e os corredores do aquário pareciam um formigueiro.

Sob um calor insuportável, enfrentei pirarucus, sucuris, aruanãs, mães esfalfadas, avôs suarentos, centenas de Tiaguinhos, Vanessinhas e outros nomes da moda. A temperatura ambiente devia girar em torno dos 50 graus.

Vi uma plaquinha salvadora indicando o recinto “Pólo Sul” (ainda com acento). Arrastei a sobrinhada pra lá, sob protestos, para ter uma decepção. Separados por uma parede de vidro, alguns pingüins pareciam estar confortáveis, mas no lado reservado aos humanos fazia a mesma temperatura equatorial dos outros ambientes.

sobrinhosOs grandes peixes amazônicos, os tubarões e raias, os répteis e as raposas voadoras – “os maiores morcegos do mundo” – atraíam a atenção da turba. Os sobrinhos se enfiavam no meio da massa pegajosa com uma facilidade que meu tamanho não permitia. Pra escapar do pisoteamento, fiquei perto de alguns aquários menores, com alguns sapos e salamandras que não despertavam muita atenção, a não ser comentários de nojo e desprezo.

Foi quando bati o olho no axolotl e gelei. Pela primeira vez estava em frente ao mítico animal que motivou um conto arrepiante e inesquecível de Julio Cortazar (que você pode ler aqui, em espanhol).

Fascinado, aproximei o rosto do vidro e tentei enxergar os olhos do bicho, enquanto rememorava a narrativa. Como era mesmo? De repente, lembrei do final e recuei, ressabiado. Saí meio cabreiro do lugar, espero que ninguém tenha notado. Amanhã, ao acordar, será um alívio rever meu rosto no espelho.

axolotl

Anúncios

0 Responses to “Encontro com o Axolotl”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: