O mistério das cantoras

A tentação do diabo

A teoria mais aceita do surgimento da música especula que tenha nascido da imitação do canto dos pássaros. Imagine um descabelado homem das cavernas tentando transformar seus grunhidos em melodia e você vai desconfiar que o processo deva ter sido longo e penoso. Principalmente para sua paciente esposa, que provavelmente embalava o bebê com sons mais intuitivos e aconchegantes.

Alguns milhares de anos depois, logo que dominou os rudimentos da coisa, o homem destinou sua nova habilidade para as funções rituais, místicas, de comunicação com o outro mundo, o espiritual. Enquanto a mulher tratava de ensinar a prole cantarolando as sílabas, ensaiando as primeiras cirandas e canções de ninar, os sacerdotes tratavam de dominar as formas ditas superiores de música, seu ensino e registro formal. Esta divisão estendeu-se por muitos séculos, atravessou a Antiguidade, dominou a Idade Média e chegou até o século XX, representada pelos grandes compositores, maestros e instrumentistas que construíram a tradição erudita da música ocidental, com raríssimas exceções do sexo oposto.

A música laica era o espaço permitido às vozes femininas, e as canções de colheita, de festa ou de trabalho, de dor ou de alegria, assim como as citadas cirandas e canções de ninar, acabaram dominadas pelo registro mais agudo da voz humana. Cá entre nós, muito mais próximo do canto dos pássaros do que as tentativas daquele primeiro troglodita.

Mas um dia o homem inventou o fonógrafo e o rádio, e descobriu que podia ganhar dinheiro vendendo música à distância. Só não previu que estas invenções, destinadas a levar a música para dentro do lar, estavam colocando no território feminino todo o arsenal de truques necessário para que elas assumissem de vez a ponta da grande corrida musical.

É por isso que temos muito mais cantoras que cantores no mundo. Entendeu, Joãozinho?

Anúncios

5 Responses to “O mistério das cantoras”


  1. 1 rose m prado 12/02/2009 às 12:59 am

    Boa noite

    LI seu post …muito bom e pertinente.

    Questiono se nas décadas de 20, 30,,,etc , século passado…havia cantores homens. Acho que sim. Lembro que na minha infância, década de 60, na tv só dava cantor, tanto quanto cantora quero dizer.
    Mas eles soltavam a voz, era aquele canto possante.
    Com a bossa nova ( q já existia mas ainda reduzida a pequeno público), a Jovem Guarda ( era até cafona o vozeirão), o pop, o rock ( tirando o estilo Fred Mercury)…etc etc…a voz do homem se calou.
    Cantam os que têm o toque mais feminino. Falei bobagem? Não sei. Foi de orelha.

  2. 2 Daniel Brazil 12/02/2009 às 1:12 am

    É isso, Rose. Mulheres cantam “de orelha”. De origem. De nascença. Homens modernos tem vergonha de imitar os pássaros.

  3. 3 Flor 17/02/2009 às 5:56 pm

    Ué, 80% das bandas pop/rock que conheço possuem vocais masculinos. Dá a impressão que as cantoras se arriscam mais em carreira solo, mas homens-chicos-caetanos-miltons-melodias-lenines-gils-tons-zés estão aí pra provar que é só impressão.

  4. 4 Daniel Brazil 17/02/2009 às 6:12 pm

    Todos os que você citou são compositores-que-cantam. Por questão de mercado, inclusive. Só-compositor ganha pouco, e o público gosta de ouvir quem faz as músicas, mesmo que cante mal (Tom Jobim ou Francis Hime, como exemplo).
    Raro é o homem-cantor, o rouxinol. Ney Matogrosso, Emílio Santiago… E um monte de bregas ou sertanejos, correndo em outra faixa, onde o sinal se inverte: mulher tem pouca chance. Curioso, não?

  5. 5 Estéfane Mello 10/09/2009 às 3:12 pm

    Eu quero alguns nomes do contores e contoras famosos para mim fazer um trabalho de escola!
    Obrigada
    Estéfane grata!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: