Cinema 3D

cinema-3d

O cinema 3D não é invenção nova. Nos anos 50 a indústria do entretenimento já vendia a maravilhosa sensação ver imagens em três dimensões.

Na verdade, todo dia vemos o mundo assim, e às vezes não tem nada de maravilhoso. O barato do cinema 3D é mostrar de forma “realista” coisas das quais dificilmente nos aproximaríamos, como foguetes espaciais, cobras venenosas ou super-heróis de desenho animado.

Há pouco foi inaugurada a maior sala de projeção 3D de  São Paulo, com tecnologia Imax. O filme de estréia é um documentário sobre o fundo do mar, com direito a tubarões, medusas e arraias gigantes quase encostando em nosso nariz.

O resultado técnico é visualmente bem feito, mas o filme… Uma trilha sonora excessiva, com direito a ruídos que jamais ouvi em meus mergulhos no mundo silencioso ( apud Jacques Costeau). Ouriços sendo mastigados com sons de ossos quebrados, mariscos que gritam quando são atacados, clima de filme de terror acompanhando um polvo traçando um caranguejo. Se fosse um homem comendo um caranguejo, faria sentido uma trilha como aquela?

Pra completar, o filme é dublado. Entendo que deve ser quase impossível colocar legendas em um filme 3D, mas o texto deveria passar por uma revisão, principalmente para um documentário que quer ser “educativo”.

Logo no início o locutor solta um “badéjo” que nunca ouvi em lugar nenhum do Brasil (embora o Houaiss registre a ortoépia). Pobre badejo…

O famoso peixe-lua, um dos maiores dos oceanos, não foi identificado pelos tradutores. Ficaram no nome científico, Mola mola, o que resultou em peixe-mola. Devem ter achado engraçado, e não se deram ao trabalho de pesquisar.

O pior fica com um camarão cujas mandíbulas tem a “velocidade de uma bala de revólver”. Como é que é?

Biólogos vão odiar. Mas as imagens são lindas, e valem o sacrifício de usar aqueles óculos pesados e incômodos, que deixam sua testa e nariz marcados na saída.

Anúncios

2 Responses to “Cinema 3D”


  1. 1 Charô 16/02/2009 às 9:16 am

    Então deve valer o sacrifício de ver Coraline também…

  2. 2 Daniel Brazil 16/02/2009 às 11:28 am

    Espero que sim. E torço para que a dublagem seja mais cuidadosa…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: