Cartola e a nova ortografia

cartola

Todo o tempo que eu viver
Só me fascina você, Mangueira…

“Assim se inicia um dos belos sambas de Cartola, Fiz Por Você o Que Pude, feito em homenagem à escola da qual foi fundador. Com a riqueza de imagens que lhe é habitual, o compositor declara seu amor num samba que acabou se tornando um clássico do repertório mangueirense”.

Assim se inicia o artigo que escrevi para a Revista Música Brasileira, contando como o Novo Acordo Ortográfico veio justificar um suposto barbarismo cometido pelo grande compositor. Vai lá e dá uma espiada!

Anúncios

4 Responses to “Cartola e a nova ortografia”


  1. 1 Mario Abramo 17/02/2009 às 11:05 am

    Caro Daniel,
    Venho por meio desta primeiramente premeiar-vos pelo texto na Revista, e, segundamente, anunciar o rompimento de relações diplomáticas entre este que se vos dirige a palavra e Vossa Ilustre Magnificiência Gastronômica.
    Perpetrar um ensopadinho de taioba com camarão (com o requinte de crueldade de dill e tomilho), vá lá. Agora, alardear o cometimento aos quatro ventos, unicamente pra fazer inveja, ensejar devaneios oníricos lúbricos, proporcionando dismenorréia salivar nos incautos leitores, deve ser crime hediondo. E eu supondo q vc era amigo… pérfido, malvado, fingido…
    []s
    Mario
    PS1: tem um novo tradutor automático: http://www.nicetranslator.com, serve pra dar bastante risada. Não traduziu Mile Davis nem cool jazz, mas não acertou horn.
    PS2: sei q tem uma silepse de pessoa na primeira frase. Mas “vos” é mais forte que “lhe”. 😉

  2. 2 Daniel Brazil 17/02/2009 às 1:14 pm

    Grande Mario:

    Gosto tanto de meus amigos que só os convido quando faço um prato pela segunda vez, já devidamente experimentado. Talo de taioba foi uma experiência, assumi um risco. Eu podia até ter me envenenado (se pegasse a taioba errada, claro).
    Abraço!

  3. 3 carmen 19/02/2009 às 1:32 pm

    Como co-experimentadora (duas vogais continua com hifen, é isso?) declaro que gostei bem mais do talo que das folhas! Vá lá, talvez o camarão tenha ajudado um pouco… Mas ficou melhor que com xuxu.

  4. 4 Daniel Brazil 19/02/2009 às 2:40 pm

    Quem ler os comentários deste post sobre o Cartola não vai entender nada… Atenção: Esta conversa se refere ao post anterior, OK?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: