Intervalo literário

Comecei a ler o Leite Derramado, do Chico Buarque, antes desta última viagem. Terminei agora, e não resisto a fazer um comentário, antes que esqueça (sabe como é, a idade, disco rígido cheio…).

Chico escreve cada vez melhor, formalmente falando. Há trechos lindos, onde a poesia aflora. Mas o enredo nebuloso ainda é um problema. Creio que Budapeste é melhor resolvido, neste aspecto.

Não que histórias com começo-meio-e-fim sejam imprescindíveis, hoje em dia. Mas as lembranças de um velho centenário, ditadas num hospital, dão margem a facilidades literárias, como repetições, omissões, devaneios e elucubrações que não levam a lugar algum. Um truque meio besta, enfim.

Curioso é notar que o próprio Chico Buarque já havia criado, de forma esplêndida, este personagem. Na canção O Velho Francisco, gravada em 1989, um velho internado num asilo rememora, de maneira confusa (e poética) sua vida. O anônimo preto velho dos versos musicados muda de cor e se espicha em 195 páginas como o decadente Eulálio d’Assumpção, filho de senador, de família influente no Rio de Janeiro do século XX.

O primeiro diz: “Acho que fui deputado/ Acho que tudo acabou/ Quase que já não me lembro de nada/ Vida veio e me levou”.  O segundo repete, com outras palavras, o mesmo destino.

Na belíssima canção, que gosto de ouvir na voz de Renato Braz, o personagem diz que “hoje é dia de visita/ vem aí meu grande amor”. O livro abre com as seguinte palavras: “Quando eu sair daqui, vamos nos casar na fazenda de minha feliz infância, lá na raiz da serra”.  Uma origem rural comum liga os dois velhos. Ou melhor, revela que estamos na presença de um mesmo velho, doidinho e solitário: “Freqüentei palácio sem fazer feio/ vida veio e me levou”.

O Chico escritor não deveria disputar queda de braço com o Chico compositor. O criador genial cede lugar ao diluidor apenas competente.

1 Response to “Intervalo literário”



  1. 1 Perdão, musas « FÓSFORO Trackback em 08/01/2010 às 10:22 pm

Deixe um comentário

