Tá, sei que andei ausente nos últimos dias. Aliás, desde o Natal. Ou seja, desde o ano passado. Mas, como você podem conferir aqui no blog, a quilometragem rodada em 2009 foi alta. Precisava de um descanso.
Foram 14 dias na ilha. O suficiente para brindar a chegada de 2010, rever pessoas queridas, ver muitas tartarugas no mar (elas redescobriram Ilhabela!), pegar um bronze, escorregar nas cachoeiras, pescar um peixe-galo, tocar e ouvir muita música, ler dois romances e alguns contos, tomar hectolitros de cerveja, saborear várias comidinhas.
Aliás, a casa da Travessa do Saci abrigou um inusitado festival gastronômico. Os almoços praianos de fim de tarde, às vezes no fogão à lenha, foram espetaculares. Ceviches de robalo e de salmão, cuscuz marroquino com lulas, camarão na moranga, moqueca de badejo, salada de jaca verde, pasteizinhos de algas marinhas… Tudo intercalado com pratos menos litorâneos, como lombo com espinafre e gorgonzola, frango com catupiry, vaca atolada e jiló frito no fubá, mais caipiras que caiçaras. E bem acompanhados por caipirinhas de limão siciliano, maracujá do quintal, lima-da-pérsia, caju-da-travessa-Baepi e abacaxi-do-mercado-mesmo.
E teve a noite da pizza artesanal, inventada por cada um, inaugurando o forno a lenha. Teve lua cheia, muita chuva e muita risada. Teve muito sol também, claro. Saí tão não-querendo que voltei pra São Paulo sem um monte de coisas, inclusive a máquina fotográfica. Recuperei três fotos do ano passado, só pra situar.
Bem vindos a 2010!
Maravilhoso! Deus meu, já pensou? Morar num lugar assim?!
Já pensei, Ana! Penso muito. Um dia ainda largo tudo e vou pra beira do mar… De onde vim, aliás!
Psé. Faz inveja, faz…
E volta a tempo pra lamentar São Luiz do Paraitinga, lugar de saci.
Abração de volta.
É verdade, fiquei muito triste com as notícias. Mas os sacis voltarão, e Paraitinga renascerá, tenho certeza!
Saudades!! Fiquei com água na boca com as descrições. O Marcelo e a Lêlê estão vindo para cá logo, logo. Bjs
Grandes criadores de sacis em Florianópolis! Faremos uma bela recepção para eles. Que tragam tempo bom no embornal…
Caramba, esqueci do sensacional arroz com quiabo de Adelaide, a dona da casa! E quiabo está na moda, é o hit do ano, top 10 das principais colunas gastronômicas do país. O prato mais elogiado do D.O.M., de Alex Atala, em 2009, chama-se Quiabo, quiabo, quiabo e quiabo.
Segundo a Revista Gula, “o caviar dos vegetais”. Concordo! Aquelas sementinhas explodindo nos dentes…