Vai Quem Quer, 2010

O inenarrável aconteceu. O que havia se prenunciado no ano passado se confirmou de forma cataclísmica. Ao comemorar 30 anos de existência, o bloco Vai Quem Quer extrapolou todas as previsões e inundou as ruas de Pinheiros e Vila Madalena com um tsunami de foliões.

Criado por jornalistas, universitários e farristas dos entornos da Praça Benedito Calixto, surgiu com a missão de derrubar a ditadura, que já não andava bem das pernas. Com temas políticos e satíricos, cresceu com a titânica tarefa de sair durante os 4 dias de Carnaval, caso único em São Paulo.

Não sou fundador do VQQ. Na época, participava dos primeiros passos da Bantantã. Sei que houve anos mambembes, presenciei saídas brancaleônicas, e acompanhei de dez anos para cá sua trajetória, sambando no asfalto. Um novo público afluiu, mais interessado em paqueras ao ritmo das velhas marchinhas que no samba-enredo politizado.

E, no  sábado de Carnaval deste ano, a pororoca humana bombou. Sem apoio público, sem patrocínios, sem propaganda, sem matérias na imprensa. Que mistério é esse?

Os fundadores se dividem. Há quem ache que, depois disso, “A VQQ acabou”. Há quem veja nesse inchaço algo inexorável, destino histórico. O negócio é relaxar e gozar…

Só acompanhei a saída no primeiro dia. Fiquei até 2 horas da manhã, pulando quilômetros de ruas escuras e mal cuidadas (porra, Kassab!), o que me custou uma torção no tornozelo.

Foi bom reencontrar os amigos. Foi bom sentir novamente saudade da insubstituível Thaís, grande festeira e foliã. Mas fui para Campos do Jordão com uma pontinha de preocupação. Será que o VQQ vai virar um mega-bloco? Estarão os fundadores preparados para lidar com as massas? Fim de ciclo ou apogeu?

(Um fundador e sua herdeira: Sergio e Lira Alli. )

Anúncios

1 Response to “Vai Quem Quer, 2010”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: