Intolerância religiosa

Um de meu blogs literários preferidos é o Todoprosa. Sérgio Rodrigues, além de escrever muito bem, sabe usar a dose certa de ironia, temperando com acerto as notas e comentários que publica.

Andava o blog meio morno, com poucos participantes na caixa de comentários, quando Sérgio postou anteontem (29/03), um pequeno texto sobre o livro de Philip Pullman, The good man Jesus and the scoundrel Christ. O autor faz uma distinção entre “o bom homem Jesus e o canalha Cristo”, fazendo uma interpretação pessoal de alguns episódios bíblicos. Sérgio traduz um trecho, publicado no The Guardian, onde a Virgem Maria recebe a visita de um anjo e fica grávida. Exatamente como sugerem a Bíblia e centenas de intérpretes através dos séculos (pintores, poetas, cronistas e exegetas). O que Pullman inventou foi um diálogo entre o anjo e Maria, com algumas entrelinhas e subentendidos. Aparentemente, nada do que outros ficcionistas, como José Saramago, não houvessem feito antes.

Mas foi o que bastou para que o Todoprosa bombasse, em plena Semana Santa. Dezenas de mensagens iradas, raivosas e prepotentes. A clássica arrogância fanática que se traduz como “eu sou dono da verdade, e quem pensa diferente deve ser condenado”.  Dezenas de comentários, de gente que nunca apareceu por lá pra falar de Literatura, assunto do blog.

E como escrevem mal! Tem neguinho que afirma conhecer profundamente a Bíblia, defende o original em aramaico, jura que Deus assinou aquilo (sério!), e escreve gato com “J” e sapato com “C”, como diz aquela música do Gordurinha.

Dá a impressão de que há uma brigada de vigilantes cristãos rondando a Internet, procurando os assuntos Religião, Bíblia, Jesus ou Maria. E soltam seus impropérios sem a menor noção de onde estão. Discutir religião num site religioso, vá lá. Deve ser bom, pra quem gosta. Mas entrar xingando num blog literário? Que fala de ficção? Que faz exercícios de imaginação, não de fé?  Os Torquemadas pigmeus não tem senso de noção…

É comum ver esse tipo de gente se horrorizar com os xiitas, os sunitas, os judeus, os adeptos do candomblé, os seguidores do Santo Daime, os “de outra religião”. Será que não enxergam o próprio arbítrio? Em nome de um cristianismo exclusivista e discriminador, atacam violentamente qualquer reinterpretação de seus mitos. São os donos da verdade absoluta. Cegos de tanta luz, acabam defendendo as trevas.

Não sou religioso, mas nunca me preocupei em atacar religiões. Quer acreditar no grande Deus Gambá, problema seu. Só não me chateie tentando me catequizar. Sou capaz de me emocionar na frente de uma Pietá, ouvindo uma missa, um canto afro ou a oração de um mulá. Acho algumas igrejas lindas, assim como templos budistas, mesquitas ou minaretes. Porque diabos (ironia!) um religioso não pode admirar uma obra atéia?

Vivendo num país de maioria cristã, me preocupo cada vez mais com a intolerância manifestada por esses fanáticos da internet. Se vivesse no Iraque, certamente estaria brigando contra os aiatolás. Vivendo no Brasil, combaterei sempre este espírito cristão vingativo, persecutório e anti-cristão (ironia!) que é contra a liberdade de criação, de pensamento, de opinião.

Se o livro de Pulmann é bom ou ruim, isso deve ser avaliado pelos seus méritos literários. Mesmo porque, pelo trecho traduzido pelo Sergio Rodrigues, ele não alterou essencialmente nenhum fato descrito na Bíblia. O anjo foi lá pra aquilo, em vez do José. Não é poético?

Anúncios

4 Responses to “Intolerância religiosa”


  1. 1 Dosansil 03/04/2010 às 12:34 am

    Fiquei bastante contente ao ler este artigo e descobrir que na internet existem pessoas tão lúcidas como você! É um deleite ler uma argumentação tão bem construída, uma defesa tão veemente dos méritos literários, da liberdade poética. Precisamos unir toda nossa força argumentativa contra aqueles que querem vedar a criatividade alheia com seus dogmas milenares. Forte abraço!

  2. 2 Daniel Brazil 03/04/2010 às 1:51 pm

    Obrigado, Diego. Gostei do teu blog, vá em frente!

  3. 3 Arnaldo Ribeiro 17/01/2011 às 4:32 pm

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  4. 4 Arnaldo Ribeiro 11/02/2015 às 3:37 pm

    DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
    (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:

    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:

    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão: (AP..21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber; a segunda morte:

    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

    PAUSA PARA UM ALERTA GERAL
    (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO: Agora, porém, cumpre-me alertar à todos os povos que: Caso a mídia mundial à partir do Brasil, persista em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU me calarei! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QIERO COM O QIE É MEU?

    Arnaldo ou Israel


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: