Castañeda & Holanda

Você já ouviu falar de Castañeda? Não o mitológico escritor Carlos, nascido aqui no Juqueri, mas o Edmar, jovem músico colombiano, gênio da harpa contemporânea.

Não se preocupe, eu também não conhecia até pouquíssimo tempo. E harpa, cá entre nós, é um instrumento que só é visto em orquestras sinfônicas.

Mas na América Latina ela ocupa espaço importante dentro da música popular, em vários países. E Edmar Castañeda é um desses fenômenos que surgem muito raramente, capazes de transformar um instrumento tradicional em algo inusitado, extraindo sonoridades inéditas e criando um novo repertório.

Como faz, por exemplo, o bandolinista Hamilton de Holanda, aqui no Brasil. Outro gênio das cordas, que toca tudo num bandolim de 10 cordas porque o tradicional de 8 não é suficiente pra ele.

Bem,  imagine um encontro entre esses caras.  Isso vai acontecer no dia 16 de maio de 2010, no auditório Ibirapuera, em São Paulo. Serão sei-lá-quantas cordas soando juntas, misturando samba, jazz, cumbia, choro, world music, music without words, o escambau.

Suponho que você já conheça o Hamilton, como bom brasileiro. Então fique com um pouquinho do Edmar Castañeda, como tira gosto. Se você tinha algum preconceito contra harpas (ou colombianos), vai enterrá-lo agora:

E se você não conhece o Hamilton de Holanda, ainda dá tempo! Tem muita coisa boa no You Tube, é só digitar. Fique com esse solo heavy metal no meio de uma linda canção do Tatit, num show da Zélia Duncan, pra começar a semana.

Anúncios

0 Responses to “Castañeda & Holanda”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: