Encontro nacional de blogueiros progressistas

Rolou ontem a festa de abertura do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em São Paulo. Muita gente boa. Alguns se conhecendo pela primeira vez, outros já notórios cidadãos da blogosfera.

Estavam lá o Azenha, Luis Nassif, Rodrigo Viana, Renato Rovai, Eduardo Guimarães, Miro Borges, Conceição Lemes, Leandro Fortes, Cloaca News (o cara existe!) e mais uma centena de pessoas, de vários estados, que fazem a verdadeira mídia independente neste país. Discretamente, este Fósforo esteve presente, triste por não poder participar dos dois dias de debates que se iniciam hoje, sábado. As inscrições superaram as expectativas, e se esgotaram. A previsão era de 200, bateu nos 350 interessados, a cem pilas por cabeça. O brasileiro aqui deixou para a última hora…

O evento foi animado por uma excelente roda de samba e choro, com o próprio Nassif no bandolim, e mais Roberta Valente, João Macacão, Tachinha, João Poleto, John Berman e as cantoras Anaí Rosa e Carmen Queiroz. Tudo transmitido pela rede Brasil Atual, via internet (claro).

Quer saber mais? Cansou da velha mídia, manipulada e encharcada de preconceitos? Acha que a verdadeira democracia pede uma nova maneira de se comunicar? Acompanhe os debates do Encontro, visite os blogueiros citados acima, e procure conhecer o pessoal da Altercom, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e do Movimento dos Sem Mídia.

Não se iluda pensando que são todos do mesmo partido. Respeito à diversidade é palavra de ordem. Vozes dissonantes, filiações distintas, focos variados. Mas o consenso em alguns princípios: Pela democratização dos meios de comunicação, contra qualquer tipo de censura, contra a pena de morte, a favor do ensino público, gratuito e de qualidade, pela ampliação universal da banda larga, controle social da mídia.

Controle?!? Essa palavra te assusta? Ué, você nasceu, cresceu e vive sob uma mídia controlada por meia dúzia de famílias poderosas deste país, mancomunada com interesses políticos dos governos de plantão. Nunca se assustou com isso? Que tal poder opinar, em foros adequados e representativos, sobre o real papel da imprensa, da comunicação de interesse público?

Vejo este Encontro como um grande passo nessa direção. Vamos acompanhar os desdobramentos.

(a foto deste post é do Vi o Mundo).

Anúncios

4 Responses to “Encontro nacional de blogueiros progressistas”


  1. 1 Roberta Valente 23/08/2010 às 11:57 am

    Muito legal, Dani. Isso aí. beijo grande

  2. 2 Daniel Brazil 23/08/2010 às 1:06 pm

    Legal mesmo foi te rever, e te ouvir tocar!

  3. 3 Hugo Brasil 31/08/2010 às 11:31 pm

    Que porra é blogueiro progressista?

    Qual a definição disso?

  4. 4 Daniel Brazil 01/09/2010 às 1:54 pm

    Está lá, no antepenúltimo parágrafo. Aquelas linhas gerais definem o que é este grupo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: