Um Galeano de domingo

Não costumo postar aqui textos quem não sejam de minha autoria. Mas este, do escritor uruguaio Eduardo Galeano,  bateu forte. Eu, que guardo boas lembranças de Montevidéu, aplaudo a perspicácia do cisplatino.

OS ÍNDIOS ERAM CEGOS?
Quando eu estava na escola, a professora nos explicou que Vasco Núñez de Balboa tinha sido o primeiro homem a ver os dois oceanos, a ver os dois mares de uma só vez, o Pacífico e o Atlântico, de uma montanha no Panamá. O primeiro homem.

Eu levantei e a mão e disse: – Senhorita, senhorita…
– Sim?
– Os índios eram cegos?
– Fora!
Foi minha primeira expulsão.

Quem foram os primeiros a nomear o milho, a batata, o tomate, o chocolate, as montanhas e os rios da América?
Hernán Cortez? Francisco Pizarro?
Os que viviam ali eram mudos?
Os peregrinos do My Flower escutaram Deus, que dizia que a América era a terra prometida.
Os que viviam ali eram surdos?
Depois, os netos daqueles peregrinos do norte se apoderaram do nome e de todas as demais coisas. Agora, americanos são eles; nós, que vivemos nas outras Américas, o que somos?

0 Responses to “Um Galeano de domingo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

