Paraibuna

Sempre tive vontade de conhecer Paraibuna. A pequena cidade encravada na Serra do Mar, entre São José dos Campos e Caraguatatuba, é vista de relance por todos os que passam pela rodovia dos Tamoios a caminho das praias. Poucos se animam a desviar a rota por alguns minutos para atravessar suas pacatas ruas, à beira do rio Paraibuna.

Pois ontem matei minha vontade. Passeei sem pressa, admirei as igrejas, a balaustrada na beira do rio, as pedras centenárias do calçamento. E cheguei ao Mercado Municipal, que costuma ser o lugar mais interessante de muitas cidades, grandes ou pequenas.

Algum artesanato, panelas de ferro, colheres de pau. Tranqueiras de plástico feitas na China também, claro. Uma lojinha de queijos e doces, outra de carnes e aves, dois pequenos restaurantes de comida caseira. Sentei em deles e perguntei o que tinha: um PF, com “carne, frango, bisteca de porco ou filé de pescada”. Escolhi o último, e a moça me perguntou “prato fundo ou prato raso?”. Antes que eu fizesse besteira, ela me avisou que o raso custava cinco reais, o fundo, seis. Ah, bom! Fiquei com o raso mesmo, e sobrou arroz e feijão… comidinha simples, mas bem temperada.

Por fim, a melhor coisa do mercadinho: Uma loja com as cachaças da região, incluindo Taubaté, São José, Caraguá e até Cunha. A famosa Pé-de-Pano é uma cachaça de rolha tradicional. Tem branca, amarelinha, “envelhecida 39 anos” (!), com canela, com mel.  Fiquei com uma de cambuci, fruta rara que combina de forma divina com um boa aguardente. Levei também uma Beija-Uva (sic), para a coleção de meu amigo PauloW.

Detalhe: as coisas no Mercado de Paraibuna custam menos que na beira da estrada, onde passam os turistas que vão para o litoral. Não me arrependi, e ainda voltarei!

8 Responses to “Paraibuna”


  1. 1 paulow 16/12/2010 às 8:58 am

    UEBAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. 2 Jussara Xavier 16/12/2010 às 12:31 pm

    Gostei da descrição, rs
    Sempre eu vou no Mercado Municipal de qualquer cidade do Brasil, é o melhor lugar para se conhecer. Adorei a loja de cachaça, apesar de eu brincar que tomo cerveja, na verdade sempre opto por caipirinha.
    bjs

  3. 3 Daniel Brazil 17/12/2010 às 12:43 am

    Calma, Paulow, espere o Papai Noel chegar!
    Compartilhamos a mesma curiosdade. Ju. A melhor lembrança que tenho de cidades como BH ou Manaus são os mercados…

  4. 6 Jussara Xavier 17/12/2010 às 6:48 pm

    Voltei, você conhece o Mercadão de Madureira aqui o Rio?
    Imperdível.
    bjs

  5. 7 Daniel Brazil 17/12/2010 às 9:06 pm

    Não conheço, Ju. Vamos marcar uma visita?
    Aqui em Sampa, o meu favorito é o da Lapa. O Mercado da Cantareita é pra turista… O de Pinheiros é fraquinho, mas o de Santo Amaro tem coisas interessantes.


Deixe um comentário

