Comer bem em Ilhabela

Quase todos os dias faço meu próprio almoço, aqui na ilha. É uma pausa necessária do trabalho de escrita, e posso fazer minhas experiências culinárias sem passar vexame na frente de testemunhas.  Ontem mesmo fiz um quibe de peixe que não deu liga. Comi porque eu sabia o que era, mas uma  pessoa normal não encararia aquela coisa esfarelada.

Felizmente o Rosemar (Rosê, para os amigos) abriu em novembro o seu restaurante. Espaço Integral, onde ficava o antigo India Bali, da dona Dalva (que ainda está lá). No Perequê, em frente ao colégio São João, ao lado da capela de São João Batista.

Esta moça costuma ficar no muro durante todo o verão, é fácil reconhecê-la.

O restaurante é vegetariano, e o mestre Rosê é simplesmente genial. Tortas, quibes, saladas incríveis, muitos grãos, sucos inventivos. Hoje mesmo tomei um de carambola com gengibre que era o bicho! Há duas semanas, a feijoada de sábado foi de arrasar. Só perdeu para a moqueca de jaca verde de domingo, que fez todo mundo implorar pela receita.

Pra completar, o lugar é um oásis. Aberto, ventilado, com vista para o mar, poucas mesas, sem aperto. O serviço do Antonio Carlos, um brasileiro com cara e jeito de indiano, sempre vestido de branco, é simpático, e sempre encerra com um namastê! O prato do dia custa 15 reais, sai mais barato que ir no quilo mais próximo.

Ainda vou arriscar fazer em casa aquela moqueca de jaca. Segundo o Rosê, não tem jeito de ficar ruim. E ele me segredou, na saída:

– Com um pouquinho de carne seca desfiada por cima, deve ficar maravilhosa!

Rosê, sei que você não pode servir desse jeito no Espaço Integral, mas vou experimentar. Depois te conto!

10 Responses to “Comer bem em Ilhabela”


  1. 1 Penélope Martins 23/12/2010 às 5:59 pm

    bem… a moqueca de jaca eu não sei, mas o meu pesto já contou boas histórias… e posso mandar a receita pra você. Beijo, bom Natal e um 2011 bem temperado!

  2. 2 Daniel Brazil 23/12/2010 às 6:26 pm

    Menina, se tu comer o antepasto de jaca verde que eu faço não vai acreditar! Uns dizem que parece palmito, outros arriscam broto de bambu, e tem até quem ache que é coração de alcachofra!
    Pesto? Oba!

  3. 3 Penélope Martins 24/12/2010 às 10:30 am

    tá bom… eu aceito o antepasto e faço o penne ao pesto! ah… de sobremesa, talvez caia bem sorvete com calda de gengibre. e a toalha branca, já está na mesa?

  4. 4 Zelia de Miranda Correa 30/12/2010 às 1:07 pm

    A feijoada do Rose, eu já tive o prazer de comer…e vou contar uma coisa: ficou gravado na minha memória gustativa para sempre, também experimentei a lasagna de banana, uma delícia.
    Morei em Ilhabela e hoje estou em Mato Grosso do Sul, e uma das saudades que tenho da Ilha, se chama Rose…já estou na torcida pelo sucesso do restaurante e fiquei com água na boca…brevemente estarei por aí para experimentar as delícias do gran chef…Toni, obrigada por nos repassar essa bela notícia.

  5. 5 Daniela Wahba 30/12/2010 às 11:30 pm

    Que coisa maravilhosa um lugar charmoso com cultura e delícias pra gente se recarregar! Vou pra aí no fim que vem. Bjs

  6. 7 pity 11/03/2011 às 4:21 pm

    arrasouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu meninos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. 8 abilio e helena 25/03/2011 às 11:27 am

    ola rose, bom dia

    parabens pela casa e o espaço que você faz parte

    foi com alegria e ficamos felizes por essa conquista

    que seja duradoura e a realização de seus ideais de beleza,

    energia e padrão estético.

    um grande, bem grande abraço meu e de helena

    felicidades e que a vida lhe sorria

    abilio

  8. 9 Elisangelis Souza 27/03/2011 às 2:56 am

    To morrendo de saudades!!!!

    Comida vegetariana de primeira qualidade, impecável!

    Beijos a toda equipe maravilhosa do Espaço Integral

    Sucesso

    Elis

  9. 10 Andrea Rochlus 08/03/2015 às 2:59 pm

    Passei la pra conhecer e esta fechado, alguem sabe pra onde se mudou?


Deixe um comentário

