Copa de literatura

Uma das diversões literárias mais instigantes da blogosfera é a Copa de Literatura Brasileira, promovida desde 2007 por Lucas Murtinho. Inspirado num torneio similar criado por uma revista virtual americana, a copa não dá prêmios em dinheiro nem troféus.

O diferencial é o caráter aberto do concurso. Cada jurado lê dois romances publicados em 2009/2010 e, como um juiz esportivo, escolhe o vencedor. Todas as análises e veredictos são publicados, ou seja, o juiz tem que justificar seu voto, com direito a comentários dos leitores e dos concorrentes. Os vencedores de cada embate enfrentam outros vencedores, em eliminatórias diretas até que sobrem apenas dois, que deverão ser lidos por todos os jurados. Este ano são dezesseis romances na primeira fase.

O modelo permite discutir literatura com gosto, com paixão, colocando na balança prós e contras, comparando estilos e graus de originalidade. Me diverti muito na última edição, onde verdadeiros quebra-paus literários acabaram consagrando o romance de Carola Saavedra, Flores Azuis.

Em 2007 venceu Música Perdida, do Assis Brasil, em dura disputa com Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves. Em 2008 quem levou a Copa foi O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza. Veteranos e novatos concorrem em pé de igualdade, em categoria única. Com freqüência concorrentes de um ano são jurados no ano seguinte, e vice versa. O próprio campeão de 2007 foi juiz em 2008. Ora pedra, ora vidraça.

A Copa é um excelente instrumento de acompanhamento da literatura brasileira contemporânea. Eu mesmo li vários concorrentes, estimulado pelas discussões da torcida. E este ano promete muita coisa boa. No final ganha o leitor, pelas informações preciosas, e o escritor, pela oportunidade de ouvir opiniões e debates sobre sua obra.

O primeiro jogo rola no final de fevereiro. Vamos acompanhar?

 

2 Responses to “Copa de literatura”


  1. 1 Vânia Parreira 22/01/2011 às 11:20 pm

    Oi Daniel, que interessante esta copa!
    Vou gostar muito de acompanhar!
    Aguardo suas dicas com os endereços.

    Beijo grande, e um excelente 2011!

  2. 2 Daniel Brazil 23/01/2011 às 11:36 am

    Oi, Vânia! É só clicar no link do início do post e cair dentro.
    Dê uma exploradinha no portal, tem vários comentários sobre os anos anteriores. E, a partir de março, é só acompanhar a contenda.
    Beijo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos


%d blogueiros gostam disto: