Nelson Cavaquinho

O cara. O maior gênio da música popular brasileira. O mais lírico, o mais louco, o mais tétrico, o mais macunaímico, o mais visionário. Nelson Cavaquinho. E este documentário do Leon Hirszman é o mais impressionante já feito sobre qualquer compositor brasileiro. Sem discurso, sem falação, só imagens e o som daquele violão de cordas de aço. E  aquela voz única, de dobradiça enferrujada. Com pouquíssimos recursos, o espectador-ouvinte termina sabendo quem era, como vivia, e o que cantava o menestrel do morro da Mangueira.

Esta é a versão recuperada do documentário de 1969. Obrigado, Petrobras, por aplicar recursos em coisas assim! Robert Johnson morreu triste por não ter um filme como esse retratando sua vida. Ambos fariam 100 anos em 2011. Ou não.

Parte 1:

Parte 2:

Tanta pobreza e tanta beleza!

(PS: descobri que este filme estava no YouTube graças a um toque do Kiko Dinucci. Valeu, cumpadi!)

Anúncios

2 Responses to “Nelson Cavaquinho”


  1. 1 dalila teles veras 26/04/2011 às 8:06 pm

    Olá, caro Daniel
    Sempre grata pelas (boas) dicas sobre preciosidades ocultas, como esta. Gostei muito – sempre imaginei o Nelson (talvez pelo romantismo de suas músicas) uma figura bastante diversa desta, tão verdadeira, tão impossivelmente real, como diria o poeta. Quantos destes macunaímicos seres em terras brasilis andarão ocultados em escaninhos insuspeitados? Desocultação já! (de preferência com esse tipo de “dinheiros”, de renúncia fiscal ou de empresas estatais, muitas vezes gasto em causas suspeitas).
    abraço da leitora
    dalila

  2. 2 Daniel Brazil 27/04/2011 às 2:27 pm

    Imagino que artistas como Lupiscínio, Jackson do Pandeiro, Geraldo Pereira, Luiz Gonzaga, Zé Keti, Isaurinha, Wilson Batista e tantos outros devem ter imagens perdidas por aí.
    De fato, Nelson Cavaquinho é “impossivelmente real”, Dalila!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: