Me and Mr. Glover

 Passei o fim de semana envolvido em atividades relacionadas ao Primeiro de Maio. Como os amigos sabem, dediquei boa parte de minha vida profissional a fazer vídeos ligados aos movimentos sociais. Trabalhei em televisão, em telecursos e em várias produtoras, mas nunca perdi o vínculo com o movimento sindical.

E neste Primeiro de Maio fui incumbido de entrevistar o ator e ativista norte-americano Danny Glover. O cara é dirigente do TransAfrica Forum, e já esteve no Brasil algumas vezes. É conhecido mundialmente como o parceiro do Máquina Mortífera, mas para os brasileiros tem um significado especial sua atuação em Ensaio Sobre a Cegueira, do Fernando Meirelles.

Entrevista às 16 horas de sábado. Cheguei com a equipe às 15:20 h, preparamos luz e repassamos as perguntas. O concierge me avisou que Mr. Glover estava voltando de uma feijoada. De fato, chegou pontualmente, mas com cara de quem adorou a caipirinha.

A entrevista foi curta. Giboiando Jiboiando, com fala pausada, explicou o trabalho do TransAfrica e porque estava no Brasil nesta data. Fez questão de ser entrevistado com o boné da CUT. No dia seguinte, enfrentou bravamente a chuva no Vale do Anhangabaú, sem perder o bom humor. Uma figuraça o Mr. Glover!

7 Responses to “Me and Mr. Glover”


  1. 1 Ruggero 05/05/2011 às 11:57 pm

    Sei que é pentalhação e me perdoe, mas não seria “jiboiando”?
    Pode desconsiderar este comentário. abs

  2. 2 Daniel Brazil 06/05/2011 às 10:03 am

    Boa, Ruggero! Gibóia/jibóia é uma daquelas dúvidas que sempre me assombram. Como beringela/berinjela…

  3. 3 Jussara 06/05/2011 às 1:21 pm

    É jibóia, pode confiar trabalhei no Museu de Zoologia,rs
    Adoraria conhecer Mr Glover, acho ele um grande ator desde A Cor Purpura.
    bjs
    Jussara

  4. 4 Carolina 09/05/2011 às 5:47 pm

    e a pergunta que não queria calar, “Mr. Glover, what a @#$%&* is TRansAfrica?” foi respondida?

  5. 5 Daniel Brazil 09/05/2011 às 6:01 pm

    Foi, Carol. Claro que formulei de um jeito mais elegante, pra não causar constrangimento ao staff presente…

  6. 6 paulo carvalho 15/05/2011 às 12:20 am

    Dani, gostei da notícia e tb quis tirar minha casquinha… em 2003 ou 2004 fui convidado pela então Ministra Matilde Ribeiro para participar (pelo Ministério da Saúde) de um café da manhã com Danny Glover no Itamaraty… foi um momento muito legal! Foi só aí que descobri que ele era essa grande figura… além do ator muito bacana (não só em Maquina Mortífera, mas em outrostantos filmes… inclusive naquele do Lars von Trier [seria Manderlay?]… em que a participação dele é que fez a diferença fundamental para mim). abraços .paulo c.

  7. 7 Daniel Brazil 16/05/2011 às 10:37 am

    É Manderlay mesmo, Paulo. Café da manhã no Itamaraty? Que chique…


Deixe um comentário

