Recife Frio

Um dos filmes brasileiros mais criativos, irônicos e inteligentes dos últimos tempos está disponível na rede. Recife Frio ganhou um monte de prêmios,  e é mais uma prova de que uma boa ideia, bem desenvolvida, vale mais que muitos milhões de reais aplicados sem um conteúdo que os sustente.

O diretor Kleber Mendonça Filho enveredou por uma linha que pode ser considerada uma vertente pós-moderna do cinema mundial: o falso-documentário. Ou melhor, uma exploração consciente dos limites entre o documentário e a ficção.

O conceito não é novo. Triste Trópico, o primeiro longa de Arthur Omar, já pulava a cerca destes territórios em 1974. O cruzamento de gêneros, a realidade posta em cheque, a intromissão da ficção na vida real, tudo isso foi experimentado de várias formas, até mesmo pelo telejornais de nossa criativa mídia. Jogo de Cena, o belo filme de Eduardo Coutinho, apenas repetiu um procedimento já cometido por Gugu Liberato ao entrevistar “ao vivo” um elemento do PCC, que posteriormente soubemos que era falso.

Mas teve muita gente que acreditou. E é assim que funcionam igrejas, partidos, estados. Que é a Bíblia senão uma fascinante mistura entre realidade e ficção que até hoje intriga os estudiosos? E a Ilíada? O cavalo de Tróia existiu? E a própria Tróia? E Homero?

Bem, não é preciso questionar o mundo, as aparências, o simulacro, para curtir Recife Frio. Aproveite!

 

 

 

Anúncios

4 Responses to “Recife Frio”


  1. 1 dalila teles veras 15/06/2011 às 1:38 am

    Que ótima dica, Daniel! Aliás, considero o documentário (ou o falso documentário) o que de melhor o cinema brasileiro vem produzindo nos últimos anos.
    abraço da
    dalila

  2. 2 Daniel Brazil 17/06/2011 às 5:04 pm

    Concordo plenamente, Dalila. Há exemplos exuberantes de criatividade no documentário brasileiiro (e mundial). Não é à toa que temos hoje um dos maiores festivais do mundo no gênero, o Tudo É Verdade.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: