Ginger Rogers, 100 anos

Ginger Rogers faria 100 anos no dia 16 de julho. Aos poucos, com toda a admiração que temos pelo internet e às mídias digitais, o século XXI vai cobrindo de esquecimento alguns personagens marcantes do século anterior. Ginger Rogers vai ser sempre lembrada como a mais constante parceira de Fred Astaire. Este é mais cultuado, citado, imitado. Não sou grande conhecedor dos musicais da era dourada do cinema americano, mas sempre me embatuquei com algumas questões.

Tá, Fred era leve, criativo, elegante. Até cantava, e bem. Mas – reparem – Ginger fazia todos os movimentos que ele, montada num salto alto e em vestidos que, muitas vezes, mais atrapalhavam que ajudavam. O cabelo podia cair na cara num rodopio, mas ela sempre estava lá, no final, sorridente e igual a ele.

Igual? Nunca foram tratados assim, nem por homens nem por mulheres. Todos idolatram Astaire, e no máximo admitem que Ginger foi uma boa acompanhante. Claro, não tinhas as pernas de Cyd Charisse… mas quem tinha? Comparar uma mulher com uma deusa é cruel. Ginger era quase comum, a mulher que poderia ser a balconista da loja de sapatos, a florista, a caixa de supermercado. Nunca foi uma vamp, uma conquistadora, mas apenas a moça que gostava de dançar. Sem a beleza de Rita Hayworth, sem a voz de Judy Garland.

Hoje acordei disposto a consertar algumas injustiças desse mundo. Já que não posso lutar contra todas, vou começar por esta: Ginger Rogers dançava bem pra burro! Parem de falar de Fred Astaire! Querem saber? Gene Kelly era muito melhor!

Confesso que escrevi isso pensando em minha mãe, que adorava Fred Astaire. Claro que, no fundo,  ela queria ser… Ginger Rogers!

Anúncios

2 Responses to “Ginger Rogers, 100 anos”


  1. 1 Jussara 23/07/2011 às 4:12 pm

    Como dizem por aí, ela fazia tudo que ele fazia, em cima de um salto sete e para trás, pois ele estava a maior parte do tempo de frente para a câmara.
    Viva Ginger!
    bjs

  2. 2 Daniel Brazil 23/07/2011 às 8:17 pm

    Não é?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: