Piauí em Sampa

Ontem tive o prazer de visitar a feira Piauí Sampa 2011, no shopping Eldorado. Apesar de minha aversão a estes “currais iluminados” de consumo, desta vez valeu a pena. Primeiro, porque a exposição está linda, com belo e variado artesanato, comidinhas, compotas, mel, a cerâmica maravilhosa da Serra da Capivara e de Poty, as jóias de  Pedro II, os discos levados pelo batalhador Dalmir Gomes, fundador da Cooperativa dos Profissionais da Música do Piauí. O SEBRAE e as outras entidades envolvidas no projeto marcam um belo tento com esta mostra sobre a cultura de um estado que é tão pouco conhecido aqui no Sul do país.

      Porém o motivo maior de minha visita foi reencontrar pessoas queridas, como a escritora e editora Dalila Teles Veras. O pretexto era o lançamento do livro de receitas piauienses Alquimia do Sabor, de Senhorinha Veras. Organizado por Luzia Teles Veras, a Maninha da Alpharrabio, o livro traz receitas numa linguagem simples e saborosa. Fui direto à receita de capote, que está num encarte especial, onde se ensina até como criar capotinhos! As ilustrações de Constança Lucas valorizam ainda mais o volume, que vai ganhar lugar de destaque na prateleira de minha cozinha. Quemsabe um dia eu faço um capote como o que comi em Picos!

     Capote , aliás, que me foi apresentado por Mercês, do Sebrae, a quem tive o prazer de reencontrar na Piauí Sampa. Trocamos um abraço e relembramos histórias de gravações na caatinga, com os apicultores e os beneficiadores de castanha de caju. A Graça, também do Sebrae, fez questão de me dar um “agrado”, gesto típico de piauiense: uma cestinha de palha com amostras de mel do sertão. Coisa pra guardar na lembrança por muito tempo. Pra completar, a amiga virtual Penélope se materializou e conversamos um tempão.

      A expo fica até domingo, dia 14/08. Recomendo, pra quem gosta de cultura brasileira e de ver, provar e ouvir coisas bonitas!

Anúncios

8 Responses to “Piauí em Sampa”


  1. 1 Penélope 10/08/2011 às 2:49 pm

    A feira estava ótima e o encontro com os amigos mais ainda. Simpatia.

    Aliás, olhar e admirar as jóias de Pedro II, rendeu um comentário sobre a admiração pelos bicnhinhos de asas que eu já tinha comentado aqui em https://danbrazil.wordpress.com/2011/01/24/a-sombra-do-pterodactilo/

  2. 2 Daniel Brazil 10/08/2011 às 4:09 pm

    Aliás, lindas jóias. As opalas azuladas de Pedro II são famosas, e o design das peças é bem original. Tinha até “bichinhos de asas”, como diz a Penélope!

  3. 3 Aecio Barros 03/09/2011 às 1:02 pm

    Falou de Picos, quase comem o fígado do Daniel.
    Dá uma força e não aparece ninguém para tecer um comentário….ainda ficam bravos quando são chamados de reacionários.
    Eta povinho B.

    • 4 Daniel Brazil 03/09/2011 às 1:13 pm

      Grande Aecio, temo pela tua integridade física, a partir de agora…
      Mas a observação é muito pertinente. Obrigado!

  4. 5 Luis Mário 14/09/2011 às 3:36 pm

    Quando você for nos designar de “gentinha” coloca a foto do Aécio e de sua familia pra ilustrar melhor seus comentários pejorativos e descriminatórios… (pega no orkut, ele tem uma fisionomia igual a sua, gay)

    Falando mais sério agora: tome cuidado quando você vir uma pessoa com uma lâmpada fluorescente nas ruas, cuidado pra não levar nenhum garotão modelo do interior pra dentro de casa e cuidado com os “Skinhead”.


  1. 1 Piauí em Sampa « FÓSFORO | iComentários Trackback em 10/08/2011 às 3:43 pm
  2. 2 Maria Madalena dos Anzóis Pereira « FÓSFORO Trackback em 14/08/2011 às 8:13 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: