Encontro no Engenho Teatral

Sexta feira passada participei de uma mostra de vídeos sobre teatro, realizados pela VIATV. São três programas ainda inéditos, enfocando os grupos Pombas Urbanas, Engenho Teatral e Folias D’Arte. Os vídeos fazem parte de uma série em formato televisivo, e foram dirigidos respectivamente por Aline Sasahara, Tadeu Knudsen e Daniel Brazil.

São grupos que driblam as fórmulas do teatro comercial, que ousam, que experimentam, e que marcam seu trabalho pela gestão, criação e produção coletiva dos espetáculos. Todos estão na estrada há mais de uma década, e são um capítulo essencial do teatro paulista.

                Só na Capital, existem mais de 40 experiências ativas do que podemos chamar de Teatro de Grupo. Se expandirmos para o litoral e o interior, o número cresce. O que move esses artistas? Não é o dinheiro, certamente. É o engajamento na função social da arte, na relação com a comunidade, na pesquisa estética, no questionamento dos valores do mundo.  A vontade de dizer algo de forma diferente.

                Fiquei feliz por ver ali reunidos representantes dos três grupos e também da Brava Companhia, lá do Campo Limpo. A participação entusiasmada da professora Iná Camargo aqueceu o debate. Gente muito especial, que revela verdadeira paixão pelo que faz. E a hospitalidade do Moreira, da Iraci e do pessoal do Engenho merece ser registrada. As comidinhas e bebidinhas estavam ótimas. Que mais encontros como esse se realizem!

Anúncios

0 Responses to “Encontro no Engenho Teatral”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: