Voto Distrital

Há muito tempo não leio a (in)Veja, aquela decadente revista semanal que se especializou em deturpar e distorcer a realidade brasileira. Quando esbarro com uma, no consultório da dentista, me surpreendo que ainda exista gente com algum bom senso que leia ou anuncie naquilo.

Esta semana, um amigo me enviou cópia de um artigo da malfadada publicação, fazendo uma defesa do voto distrital. A “reporcagem” elenca, de forma involuntariamente caricata, uma série de prós que mostrariam a enorme vantagem do sistema. Sobre os contras, nenhuma palavra…

Não é, de fato, uma matéria isenta, mas uma defesa de posição. Um panfleto que começa de um jeito estúpido, que me fez ter um ataque de riso. Argumentam, como maior mérito do sistema, que se as últimas eleições fossem pelo voto distrital, o PT teria eleito no mínimo 15 deputados a menos. Claro, a revista sabidamente assume posição contra o PT (enquanto recebe milhões em assinaturas do governo tucano de SP. Coincidência, né?).

 Não sou filiado ao PT, não participo de suas discussões. Mas não passa pela minha cabeça que, se as regras do jogo fossem outras nas últimas eleições, o PT – ou qualquer outro partido – não teria se preparado, refeito estratégias, indicado nomes nos “distritos”, feito campanha direcionada ao novo formato. Ninguém entra em campo pra disputar uma partida de rúgbi tendo estudado apenas as regras do futebol, certo?

Mas a revista passa candidamente essa “informação”. Usando cálculos confusos, diz que o time do PT confundiria cesta com rede, trave de futebol com o H do rúgbi. É por causa de chutes como esse que o hebdomanário da Abril vêm perdendo influência, respeitabilidade e leitores. Não é, definitivamente, uma revista confiável. Nem sequer inteligente, ao soltar uma batatada como essa em chamada de capa.

Quer saber quais os outros itens da “defesa do voto distrital”? Leia aqui, com prós e contras, como deve ser feito em jornalismo sério, e tire suas conclusões.

Anúncios

3 Responses to “Voto Distrital”


  1. 1 Lutercio 18/06/2013 às 11:47 pm

    A pagina nao carrega… quais são os contras do voto distrital? As desvantagens são maiores q as vantagens?

    • 2 Daniel Brazil 07/07/2013 às 11:56 pm

      Realmente, a página expirou ou foi retirada. Alinhava vários argumentos prós e contra. O melhor é fazer uma boa pesquisa para ter uma avaliação correta. Há vantagens e desvantagens, claro, mas ainda suspeito que seria pior. O voto distrital misto, com parte dos parlamentares eleitos de forma proporcional, pode ser considerado.


  1. 1 Voto Distrital « FÓSFORO | iComentários Trackback em 15/10/2011 às 9:04 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: