Aline Sasahara

 

Poucas coisas nos deixam mais felizes que o reconhecimento. Quando vemos alguém ser aplaudido por ter feito coisas boas, justas e generosas, ficamos com a impressão de que o mundo pode ser melhor, basta querer.

Esta semana, tive a alegria de ter uma grande amiga premiada. Aline Sasahara, colega de faculdade e companheira de várias jornadas, recebeu o Prêmio João Canuto 2011 de Direitos Humanos.

O trabalho pelo qual foi distinguida é dos mais doloridos: O vídeo Salve Santo Antônio! relata o sofrimento das vítimas de uma explosão numa fábrica de fogos clandestina, em Santo Antonio de Jesus, na Bahia. Um trabalho editado com lágrimas nos olhos, e que virou um instrumento político de defesa das famílias atingidas, obrigando o governo a negociar indenizações.

Aline milita em vários movimentos sociais, mas acima de tudo é uma pessoa íntegra, que não se conforma com a injustiça e a desigualdade. Multimídia de formação, escreve, dirige, roteiriza e filma, muitas vezes sozinha (mas nunca solitária). Seu tema são as pessoas. Já marchou com as mulheres, plantou com os sem-terra, ocupou com os sem-teto, trabalhou com os operários, brincou com as crianças da periferia.

Aliás, é mãe de dois filhos. Como arruma tempo pra cuidar disso tudo, não sei. Nunca a vi parada, sem fazer nada. Quando o trabalho escasseia, está fazendo projetos. É daquelas pessoas que motivam, que nos impelem a seguir em frente, sem recorrer a discursos ou manuais. Basta viver com causa.

Essa foto foi feita em Belém, durante o Fórum Social Mundial, onde trabalhamos. Estivemos várias vezes juntos, depois disso, em 2011. No meu aniversário, em agosto, ela esteve em casa com o companheiro Marcelo, curtindo o sarau do Duo Violeta. Vamos armar outra festa, só pra comemorar o prêmio. E como pretexto para juntar os amigos, claro!

2 Responses to “Aline Sasahara”


  1. 1 Telopa 05/12/2011 às 10:56 pm

    Que legal, Daniel, obrigada por divulgar. Parabéns a Aline. Me avise se souber que o documentário será apresentado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: