A poesia de Neuza Pinheiro

Terminei de ler Pele & Osso, livro de poesias de Neuza  Pinheiro. Terminei? Acho que não vou terminar nunca! Está na minha cabeceira, e ali terá sua morada por muito tempo.

                Leio e releio com deslumbre e inveja (da boa, que reconhece o talento maior). Haicais concisos e profundos, imagens vertiginosas, poemas pedindo para serem cantados, sem abrirem mão de ser poesia de fino lavor. Neuza, que tem uma história de envolvimento com música e com vanguarda, mostra aqui todos os matizes de sua face literária.

                Há algum tempo, quando lançou o CD Olodango, chamei a atenção para sua poética “lunar”. Pele & Osso me obriga a uma correção: Neuza não é melancólica, romântica ou apenas um satélite. Ora brinca de ser tudo isso, ora faísca como estrela de primeira grandeza. Tem luz própria, e revela seus segredos, “bebendo sangue de aurora”. Era lua nova, agora é lua cheia, plena.

                Neuza Pinheiro brilhou como intérprete de Arrigo Barnabé, em Sabor de Veneno, no Festival da TV Tupi, em 1979. Depois de Olodango e Pele & Osso, entra no rol das inventoras, enredando-nos de forma definitiva em sua teia de palavras. “Música na caixa de vidrilho/ em estado permanente de estribilho”.

                A cantora/escritora refrata o sentido das palavras, dardejando o silêncio da leitura com ciscos luminosos. Aqui parece concretista, na página seguinte soa drummondiana, ali ecoa Clarice, acolá é quase pop. Lua branca, soma de todas as cores. “Quem precisa de tanta clareza/ numa só manhã?”.

Nós precisamos desses “pássaros miúdos na concha do ouvido”. São essenciais, como pele e osso, e dispensam a gordura das palavras desnecessárias. Neuza sabe quanto vale um verso.

Anúncios

2 Responses to “A poesia de Neuza Pinheiro”


  1. 1 neuza pinheiro 20/12/2011 às 2:47 pm

    Daniel Brazil, raras vezes eu me comovi assim.
    Muito grata.

  2. 2 Fernanda Feitosa 14/03/2013 às 5:11 pm

    Otima critica Neuza concerteza e uma otima poetiza


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: