Sodade de Cesária…

Corria o ano de 1996. Eu trabalhava na TV Band, e dirigia uma equipe de reportagem que, entre outras coisas, fazia matérias culturais para o programa DiaDia. Certo dia, agendaram uma entrevista com Cesária Évora, num hotel de São Paulo.

Para espanto de meus colegas, dei pulos de alegria. Nem sequer conheciam aquela mulher, era algo exótico para eles. Cheguei à entrevista com um CD, que saiu devidamente autografado. Era Miss Perfumado, o primeiro lançado no Brasil, que abria com sua faixa mais célebre, Sodade.

Como não se apaixonar por aquela voz? Uma das belezas mais perfeitas que ouvira até então, complexa como um bom vinho, com algo de arcaico, algo de moderno, e um leve toque maternal, de mãe saudosa do filho. Sei lá, a beleza não tem muita explicação, ela é. Chorei na primeira vez que ouvi, e até hoje me comove.

Chocou-me, durante a entrevista, vê-la acender um cigarro. Depois fui saber que também tivera problemas com o álcool, deixando de cantar por quase uma década. Perguntada se ouvia música brasileira na ilha de Cabo Verde, ela falou que na juventude adorava ouvir… Ângela Maria!

Ouvi muitas vezes aquele disco autografado, e muitos outros. De vez em quando espio algum clipe na internet. A Diva dos Pés Descalços fez duetos com os brasileiros Marisa Monte e Caetano Veloso, o italiano Teofilo Chantre, a portuguesa Mariza e o malinês Salif Keita, a Voz Dourada da África., entre outros. Conheci as mornas e coladeiras de Cabo Verde através de sua voz límpida (e também a própria ilha, já que muitas clipes mostram a bela paisagem oceânica).

Cantou algumas vezes no Brasil. Sempre descalça, como fazia questão de  pisar no palco. Nesta semana, a saudade ficou maior…

0 Responses to “Sodade de Cesária…”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: