Os dez sambas mais bonitos

Outro dia conversava com dois colegas, mais jovens que eu. Falávamos de música  brasileira, e o papo derivou para o samba, que eles acham meio quadrado, careta, etc. Em cinco minutos, percebi que se tratava de desinformação. Ou falta de formação. O conhecimento de samba da dupla era superficial, embora conhecessem tudo de rock.  Comecei a citar um e outro, lembrei alguns versos clássicos, e me surpreendi com o argumento:

– Ah, isso eu conheço, acho lindo, mas não é samba!

– Ué, por que não?

– O Cazuza cantava isso! (Ou a Cássia Eller, o Caetano, ou alguma cantora moderninha).

Achei a lógica meio estapafúrdia, mas interessante. Passamos a discutir o papel da mídia na difusão de valores  autênticos, a cultura brasileira, o colonialismo cultural. Eram formados em comunicação, portanto alfabetizados. E aí derivamos para as novas mídias, a internet, o Youtube. Eles alegaram que essas coisas não se encontram com facilidade. Voltei pra casa intrigado, e liguei o computador. Fiz uma lista apressada dos dez melhores sambas de todos os tempos (poderiam ser vinte, trinta…) e em menos de 30 minutos, vi que nove estavam na rede, em diversas versões.

Enviei para eles, numa ordem aleatória. Gostaram. Creio que abri uma porta. No mínimo, para futuros bate-papos. E olhe que não coloquei nenhuma Bossa Nova, que no fundo, no fundo, são sambinhas!

1) Paulinho e Marisa Monte cantam Para Ver as Meninas, com Rafael Rabello.

2) A Flor e o Espinho, na voz do próprio autor, Nelson Cavaquinho.

3) Luz Negra, também do Nelson Cavaquinho. Não tem jeito, sou fã do cara! Aqui, na versão sugerida pelos camaradinhas:

4) Um samba que adoro, de Fernando Lobo, imortalizado por Caetano Veloso nos anos 60. Escolhi aqui a versão de Maysa, intensa cantora que também merece ser mais conhecida.

5) Ninguém ousa discutir Cartola. O duro é escolher a mais bela de suas canções… Cartola é Deus, e Paulinho seu único profeta.

6) Pressentimento é um samba maravilhoso. Escolhi uma versão com o autor, Elton Medeiros, acompanhado por uma sambista de responsa.

Quem quer ouvir uma versão mais moderna de Pressentimento, pode experimentar a maravilhosa Roberta Sá. Recomendo!

7) Aqui arrisquei algo menos óbvio. Este samba de Synval Silva, motorista de Carmen Miranda, é perfeito.  Ná Ozzetti fez uma linda versão nos anos 80. O Youtube me ofereceu o prêmio de ouvir com Célia, uma das maiores cantoras dessa país. É um slide-show meio tosco, onde aparece até uma imagem de Jackson do Pandeiro (?). Feche os olhos e ouça a música!

8) Como? Não tem Chico Buarque?!? Tem, claro. Outra escolha difícil, entre muitas obras primas. Um samba nada menos que maravilhoso, na voz do autor.

9) Aqui cheguei no único furo do Youtube. Procurei um samba do Baden Powell, gênio absoluto. Não encontrei “Voltei”, com letra do Paulo César Pinheiro. No lugar deste, vai outro da dupla, Refém da Solidão. Só pra chatear, com a divina Elizeth:

10) Fiquei tão emocionado ao encontrar Baden que resolvi bisar, desta vez em parceria com Vinicius. Apelo, outra prima obra:

Como eu temia, dez é pouco. Aguarde a lista dos vinte, com Geraldo Pereira, Wilson Batista, Noel Rosa, Vanzolini, João Nogueira, Mauro Duarte, Dorival Caymmi, Lupiscínio e mais uns bambas. E vinte será pouco!

Anúncios

17 Responses to “Os dez sambas mais bonitos”


  1. 1 Lucas Petry Bender 19/02/2012 às 12:23 pm

    Caramba, acham o samba quadrado…?! Eu diria que coisa mais redonda nesse mundo não há. Grande lista, alguns eu não conhecia. Não custa lembrar que a Flor e o Espinho é uma parceria de Nelson com Guilherme de Brito. Eles cantam juntos aqui: http://www.youtube.com/watch?v=UVLCugJ2jUY&feature=related

    • 2 Daniel Brazil 22/02/2012 às 10:39 pm

      Boa lembrança, Lucas! Guilherme de Brito é fundamental na história de Nelson Cavaquinho, o parceiro número um, disparado!

  2. 3 Julio Xavier 16/04/2012 às 12:24 pm

    O QUE??????????? HERESIA!!!! HERESIA!!!!! VADE RETRO APÓSTATA MALIGNO!!!!! Cadê o Noel???????? Ok, eu sei, listas são sempre complicadas….. mas essa foi imperdoável. Comece a se preocupar com sua segurança. Não ande sozinho à noite na rua. Cuidado com becos….. nós, os Noelistas, estamos de olho em você.

  3. 4 Daniel Brazil 16/04/2012 às 12:38 pm

    Estará certamente entre os 20, Julio! Dependendo do meu estado de humor, sobe para os “Dez Mais”. A lista é flutuante…

  4. 5 André Coelho 16/09/2013 às 10:27 am

    Verdade, Noel de fora é heresia, Júlio vc tem razão, listas são listas e todos temos alguma (nem que seja na memória), senti falta de “Amigo é pra essas coisas”, “Naquela Mesa”, “Dança da Solidão”, “Agoniza mas não morre”…; realmente caro Daniel, 20, 30, 100, ainda serão poucos, e fiquei muito feliz de ver Paulinho Pinheiro, e Hermínio Bello de Carvalho presentes no seu player, tão gênios, tão fundamentais, e tão pouco conhecidos…!!!

  5. 6 Filipe 25/10/2013 às 8:37 pm

    Uma enorme falha!Não tem o maior sambista de todos.

    ONDE ESTA NOEL ROSA!!!!!

  6. 8 Alyson Soares 03/12/2013 às 3:53 pm

    Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar…

  7. 9 Leonardo Lima 09/12/2013 às 5:22 pm

    Juízo Final de Nelson Cavaquinho com certeza é uma das melhores

  8. 10 José Clodover 23/02/2014 às 1:09 pm

    Caramba!
    É complicado tratar de gosto.
    O mais importante é mostrar as novas gerações a riqueza do samba.
    Particularmente sou muito eclético, mas qualidade acima de tudo.
    Parabéns!

  9. 11 Denilson 18/03/2014 às 9:43 pm

    Olha que maravilhoso este top 10… e claro que quando se trata de samba seria necessário pelo menos um top 100 e ainda ficaria muita coisa boa de fora…. Pra ser sincero da para fazer um Top10 com cada artista que você sitou nesta lista… mas me emocionei foi com elizeth e Baden… mas tem um pecado imperdoável nesta lista… CADE NOEL ROSA???? IMPOSSIVEL ELE NÃO ESTAR EM UM TOP 10.. existem muitos nomes no samba mais tem 2 que estão um patamar acima… Cartola e Noel! … e só para fazer um comentarii sobre o motivo que o levou a criar esse top 10… a juventude não conhece de samba pq confunde com esses pagodes… e pior e ter que ler o tiaguinho ex exalta dizer que MUDOU A HISTÓRIA DO SAMBA! Axo que ele nem sabeno que e samba de verdade!

  10. 12 Anthony Freire 28/04/2015 às 11:36 pm

    isso sim é samba de verdade, tem muitos grupos que fala de sambas e não sabe o que diz

  11. 13 Guilherme Moreira 22/05/2015 às 3:54 pm

    Faltou muita coisa, mas é uma lista barra pesada de escolher.

    De qualquer forma, valeu pela lista, rende um bom começo pra uma nova playlist.

  12. 14 Rhamom Menezes 22/09/2015 às 6:19 pm

    Não me atrevo a dizer se faltou algum. Mas se pudesse sugerir algo, diria que que faltou o Wilson Baptista! ^^

  13. 15 Gus 08/10/2015 às 5:50 pm

    Cadê o CANDEIA???

  14. 16 Diego Martins Dutra 15/06/2016 às 12:19 am

    O Noel nem precisa de ir pra nenhuma lista porque ele é o me de todos !!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. 17 Eduardo 16/04/2017 às 1:52 pm

    Faltou o Mestre Benito Di Paula com a Belíssima Retalhos de Cetim.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: