Carnaval no Mamanguá

Faz dez dias que não escrevo aqui, meio por preguiça, meio por ressaca do Carnaval. Pelo segundo ano consecutivo não pulei na Vai Quem Quer, gloriosa banda paulistana que cresce a cada ano. Teimosamente, fui a Paraty resolver um problema com o sol, que não deu as caras no réveillon e no Carnaval do ano passado. E dessa vez ele entregou os pontos, compareceu com toda sua majestade.

O Saco do Mamanguá, um dos trechos mais belos do litoral brasileiro, fica a 40 minutos de barco de Paraty Mirim. Não tem luz elétrica nem telefone, não pega celular. Geladeira a gás, chuveiro aquecido a placa solar. E uma paisagem que deixa qualquer um sem fôlego. Até a turma do Crepúsculo, que filmou ali o final do último episódio. Claro que não assisti, me contaram. A casa onde se hospedaram é apontada pelos barqueiros, virou ponto turístico. É esse telhado aí, na foto abaixo.

A foto foi feira do Pão de Açúcar, o pico mais alto do Mamanguá, também conhecido por Mama. Escalamos no domingo.Visual inebriante, pernas doendo no dia seguinte. Dá pra esquecer uma paisagem dessas?

Olha só o visual do quarto onde dormi. Acordar cedo, abrir a janela e ver essa paisagem desperta uma estranha vontade de nunca mais voltar para São Paulo…

Mas acabei voltando. E decidido a cair fora de Sampa assim que for possível. Convenhamos: Metrópole é uma ideia que não deu certo na história da humanidade. Tá tudo errado! Lembro-me de ter assistido um encontro internacional de urbanistas, na Eco-92, onde os caras demonstraram que a cidade ideal, com todos os benefícios (universidade, estádio, opções de lazer, transporte público de qualidade, etc.) teria 300 mil habitantes. Esse monstro onde vivo tem 12 milhões! Não pode dar certo…

1 Response to “Carnaval no Mamanguá”


  1. 1 Erotildes Vittoria 21/12/2012 às 11:53 am

    Demais essas fotos..compartilhei.. obrigada pela permissão..


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: