Foi cá, sabe?

Amigos perguntam se sou o compositor de certo blues de protesto que está rolando pela internet. Fui ouvir, intrigado. Dei boas risadas.

Não, não fui eu. Sou Daniel Brazil, com Z, de batismo. Nome herdado dos ancestrais. Meus bisavós nasceram num país que era escrito com Z, basta conferir as cédulas e selos do século XIX. Brazil era nome de árvore, como Carvalho, Nogueira, Oliveira, Pinheiro, etc. Cristão novo, provavelmente.

Se fizesse uma canção de protesto contra o prefeito de minha cidade, seria um sambinha. Soa mais brasileiro, mais popular, menos colonizado. Mas aplaudo a moçada blueseira, concordo com cada verso. O tal prefeito levou o título de “pior da História” este ano, mas creio que foi injusto. Ele não merece um primeiro lugar, no máximo segundo. Sofri com Pitta (argh!), Maluf (bleargh!), Jânio (horror!) e até Serra (ha ha ha!), o que assinou documento de permanência e não cumpriu.

Que componham blues, sambas, valsas, raps, rocks, maracatus, toadas, modas e funks contra esse edil preconceituoso, autoritário e anti-popular. Aplaudirei todos!

2 Responses to “Foi cá, sabe?”


  1. 1 Flor 07/07/2012 às 5:32 pm

    tem uma referência clara da musica de protesto composta por Tom Zé a uns 10 anos atrás: “Se você já sabe / quem vendeu / aquela bomba pro Iraque / desembuche / eu desconfio que foi o Bush, / foi o Bush”… viva o protesto inteligente e irreverente!

  2. 2 Flor 07/07/2012 às 5:33 pm

    corrigindo: “uma referências clara à musica”


Deixe uma resposta

