Teatro de Grupo na TV PUC

Um dos projetos mais bacanas que realizei nos últimos tempos, e que cheguei a comentar aqui no Fósforo, foi o do Teatro de Grupo.

Participei das discussões iniciais, da formatação, das diversas peregrinações à Secretaria de Cultura de SP para que a verba fosse liberada. Acabei escrevendo o roteiro e dirigindo o vídeo inaugural da série, sobre o grupo Folias d’Arte, em 2010.

O grupo até mudou de nome (hoje é Galpão do Folias), mas o projeto continuou inédito. Foi apresentado à TV Cultura e a alguns patrocinadores, sem sucesso. São programas de 26 minutos, gravados em HD, prontos para exibição, mas…

Outros dois grupos foram enfocados, nessa primeira fase. O pessoal do Pombas Urbanas, lá da Zona Leste de SP, recebeu a visão carinhosa e surpreendente de Aline Sasahara. Tadeu Knudsen colocou seu talento na abordagem do Engenho Teatral. Amigos queridos, que pegaram o espírito da coisa e levaram adiante.

Por enquanto são três vídeos, mas pretende ser uma série, abordando essa vertente tão rica do teatro paulista e brasileiro. O nome Teatro de Grupo define aquele tipo de teatro que normalmente engloba criação, produção e gestão coletiva, sem estrelas ou figurões.

Várias vertentes estão aí representadas: o teatro de rua, o teatro operário, o teatro de crítica social, de sátira e deboche. Mas, acima de tudo, é teatro de invenção, fora dos padrões televisivos e longe do teatrão comercial. Há mais amor à arte do que dinheiro em jogo, certamente.

Esteja convidado a conhecer estas fascinantes experiências coletivas de criação!

Anúncios

0 Responses to “Teatro de Grupo na TV PUC”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: