Fotografando pássaros, parte 2

Suiriri

A pedidos, coloco mais algumas aves aqui no Fósforo. São pássaros comuns, urbanos, sem nenhum lance aventureiro por trás das imagens. Apenas passeios pela USP em fins de tarde. Este aí de cima é um suiriri, o parente mais popular do popular bem-te-vi. O nome é onomatopaico, como o do primo famoso.

Bem-te-vi

Ainda não fiz uma foto legal do bem-te-vi. Foi legal pegar ele cantando, mas minha meta é pegar ele excitado (sexualmente falando). Um topetinho amarelo se ergue no alto do crânio (píleo), parece um moicano!

Quero Quero 1

O quero-quero talvez seja a ave mais conhecida da USP. Está sempre nos gramados, em campos de futebol, em aeroportos, qualquer área aberta. São sempre vistos na Praça do Relógio.  Este foi na única manhã de sábado que encarei em novembro, sob um sol escaldante.

Quero-queros

Semana passada registrei esse momento-família, também na Praça do Relógio, porém quase sem luz, finzinho de tarde, nos fundos da ECA. Havia três filhotes, e o pai me ameaçou seriamente: “Se der um passo a mais…”. Recuei, claro.

Urubu

Rá rá, pensou que ia ver só belezinhas? Tá aqui o cara mais  mal falado – injustamente – da cultura brasileira. Animal utilíssimo, a tal ponto que se não existisse a disseminação de doenças contagiosas seria multiplicada. Este não pousa na Praça do Relógio em horário de movimento, mas aparece no Morro da Coruja, lá pros lados da Física. Fiz algumas fotos, todas óbvias, e estava quase desistindo quando este urubu caminhou em minha direção. Tive de me beliscar pra ter certeza de que não estava morto…Pombão (asa-branca)

E pra terminar, em homenagem ao centenário do mestre Luiz Gonzaga, um retrato da famosa asa-branca. É uma ave migratória, só aparece aqui no verão. Quando esfria volta para o Nordeste, porque não é besta que nem a gente… Aqui elas (são quatro na foto) estão compartilhando a quirera com rolinhas, na Física. Ficou na dúvida? Então vai uma solo! É a maior pomba silvestre brasileira, também conhecida como pombão.

Pombão (asa-branca)

O livro Aves no Campus (Edusp, 2002) registra 163 aves na USP. Ainda não cheguei a 20… Nomes óbvios como sabiá-laranjeira, pardal, canário-da-terra, coleirinho, cambacica, chupim (vira-bosta), rolinha e vários beija-flores passaram pela minha frente, mas não renderam boas imagens. Incompetência pura!

8 Responses to “Fotografando pássaros, parte 2”


  1. 1 Pandora 07/12/2012 às 5:53 am

    Eu adoro pássaros, quem não? Enfim, amei o post e torço para que venha a parte 3, 4, 5, até vc completar a coleção de imagens com todos os pássaros da USP.

    • 2 Elisa Amorim 07/12/2012 às 9:54 am

      Suas fotos estão muito bonitas para quem se diz principiante, Daniel Brazil. Momentos especiais. Parabéns.

      • 3 Daniel Brazil 07/12/2012 às 9:58 am

        Principiante com uma boa máquina, Elisa. Com as compactas fotografo desde criança, claro, mas nada profissional. Fotos de viagem, de festa, essas coisas que todos fazem hoje até com celular…

    • 4 Daniel Brazil 07/12/2012 às 9:59 am

      Obrigado, Pandora! Agora vai demorar pra ter outro post, pois esgotei as melhores. Pretendo andar bem cedo nesse sábado, quem sabe…

  2. 5 Jussara 08/12/2012 às 9:12 pm

    Aqui em casa eles vivem aparecendo, tenho mata perto e uma rua arborizada, na semana passada tivemos a visita de um pequeno gavião, que obviamente esqueci o nome. Gosto desse objetivo, fotografar pássaros.
    bjs
    Jussara

    • 6 Daniel Brazil 08/12/2012 às 10:52 pm

      O Rio de Janeiro, com a maior floresta urbana do mundo, é um lugar privilegiado para ver pássaros. Dia 31 de janeiro vou aí, fotografar!

  3. 7 adelsomn gilsomn da silva nascimento 18/08/2014 às 9:10 pm

    amigo com e linda pomba asa branca epossaro muio lindo ibirataia ba

  4. 8 adelsomn gilsomn da silva nascimento 18/08/2014 às 9:15 pm

    amigo que todas pescoa prezevase a natureza e linda deus crior para nois iIBIRATAIA.BA 18 8 2014


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: