Dia do Fotógrafo

Dezenas de mensagens me avisam, no Facebook, que hoje é Dia do Fotógrafo.

Bacana. Todo profissional merece um dia em sua homenagem. Sou fã de vários fotógrafos, de Ansel Adams a Sebastião Salgado, passando por Cartier-Bresson. Meu pai era um grande estudioso de fotografia (e bom fotógrafo também) e tive a sorte de poder crescer numa casa onde havia muitos livros e revistas sobre fotografia. Ali aprendi que há vários tipos de fotógrafos.

Fotógrafo de arquitetura. De moda. De retratos em estúdio. De natureza morta. De natureza selvagem. De guerras e conflitos. De povos e culturas. De tribos urbanas. De shows. De teatro. De cinema. Tem fotógrafo surrealista, hiper-realista, naturalista e até abstrato. Tem até fotógrafo cego!

Mas descobri que não existe Dia do Fotógrafo Amador. O cara que pega uma máquina e tenta registrar o mundo à sua volta, da melhor maneira possível, dentro de suas limitações. Que muitas vezes erra, mas também acerta. O fotógrafo amador tenta se exprimir ou entender o mundo? Até num dia cinzento de chuva ele consegue ver graça em algo em que ninguém presta atenção…

Corrente 2

0 Responses to “Dia do Fotógrafo”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: