Eu estive aqui, parte 5

João Buraqueiro 2

São Roque de Minas (MG) é um dos lugares mais fantásticos do Brasil. Ao pé da Serra da Canastra, ali fica a entrada do Parque Nacional onde ficam as nascentes do Rio São Francisco. É espantosa a quantidade de pássaros da região, o que a torna um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza. A pequena cidade quase faliu quando a última agência bancária fechou, nos anos 90. Mas uma cooperativa local assumiu o papel de financiadora, alavancou a economia e transformou a vida dos moradores. Fui a uma escola rural onde todos os alunos tinha computador. Gratuito, com acesso pelo servidor da cooperativa. Entre tantas coisas inesquecíveis, o café da manhã com bolo quentinho e leite tirado na hora, oferecido pelo João Buraqueiro, quando fomos filmar na roça. E o queijo, então? Sem essa de produto pasteurizado, o verdadeiro canastra é outra coisa!

Daniela

Conheci a Daniela em Tombos de Minas, quando fazia um trabalho sobre  cooperativas rurais. Mesmo lutando contra todas as dificuldades, estava feliz no dia em que fui entrevistá-la. Acabara de se tornar proprietária de meia vaca! Explicando melhor: comprou uma vaca em sociedade com uma amiga, e iria se tornar fornecedora de leite da cooperativa da região. Aliás, o nome Tombos se deve à grande quantidade de cachoeiras do município. Lugar muito belo, que vale a pena conhecer!

Canavial 1

Não é fácil a vida de canavieiro. A jornada começa às 4 h da manhã, e às 7 h o calor já é abrasador. Por volta de 10 horas almoçam, e encerram a labuta às 14 horas. Ninguém aguenta mais que isso, o ar fica irrespirável de tão seco. Voltam para o engenho, alguns ainda cuidam da horta ou do gado antes do anoitecer. Ficar acordado após 22 h, só se for dia de festa e véspera de feriado… Acompanhei por alguns dias a vida desses brasileiros, na Zona da Mata pernambucana, participando de outra filmagem. Dá pra entender a famosa frase de Euclides da Cunha: O  sertanejo é, antes de tudo, um forte.

Menino na Chuva

A chuva, no Nordeste, é recebida como uma benção. Estava no Vale do Pajeú, na cidade de Tabira (PE), quando desabou um toró. O que para alguns é aborrecimento ou até sofrimento, para outros pode ser motivo de alegria. Como a desse menino que aproveitou a água que jorrava de uma calha para se refrescar, no meio da rua. Fiquei morrendo de vontade de fazer o mesmo…

Mercado Picos 6

Já publiquei esta foto aqui no Fósforo, há alguns anos. Gosto muito dela. Foi feita no mercado de Picos (PI), e me passa a ideia de que momentos de felicidade são fundamentais para enfrentar as agruras do dia a dia, mesmo nas situações mais difíceis. Estive lá em 2008, hoje os retratados devem ser adolescentes e enfrentam a barra de viver. Espero que tenham motivos para manter o sorriso, mesmo sem um fotógrafo por perto…

Concluindo (por hora) esta pequena digressão, devo fazer uma homenagem ao fotógrafo que me inspirou: João Roberto Ripper. Assisti uma pequena palestra deste grande brasileiro, onde mostrou  fotos e falou um pouco de seu trabalho.  Conhecedor do Brasil profundo, colocou sua arte a serviço dos mais vulneráveis e desamparados, percorrendo sertões, favelas e caatingas. Para cada foto ele tem uma história, plena de humanidade. Não são modelos,  mas pessoas. Com relatos, medos, dores e alegrias. Entre outros pontos que o diferenciam da grande maioria, Ripper só publica fotos com autorização do fotografado. Submete à aprovação, e se a pessoa não gostou, destrói. Um princípio ético que parte do diálogo como princípio de tudo.

0 Responses to “Eu estive aqui, parte 5”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: