Elefantes na savana

Como vocês sabem, a meta de todo safári é encontrar os Big Five. E o mais big de todos é o elefante, claro. Enquanto rodávamos na savana ressecada do Kapama, na África do Sul, calculei que só iríamos encontrar o bicho na beira de algum rio. Palpite errado.

Elefante na savana

Um barulho de galhos sendo quebrados fez o jipe estacar. No meio da galharia seca, um vulto. Depois outro, e mais outro. Nos dois lados da estrada, um bando de elefantes derrubava árvores, arrebentava galhos, descascava troncos. Fazem isso para comer as raízes, mais macias e suculentas. Mastigam também os galhos mais tenros, e com isso destroem boa parte da floresta.

Terceiro safári

Lembre-se disso quando estiver andando na savana e topar com troncos descascados e árvores derrubadas recentemente. Eles estarão por perto.

Terceiro safári

O grande encontro mesmo se deu no Chobe Park, em Botswana, alguns dias depois. A maior reserva do mundo, com 70 mil elefantes, é um cenário deslumbrante.

Barco e elefantes

Do outro lado do rio Chobe está a Namíbia, e passamos pertinho, de barco. Fotografei, senti a brisa, mas tecnicamente não posso dizer que pisei na Namíbia. Pena…

Elefantes

Na lancha não assusta muito. Andar no meio da manada dá certo friozinho na espinha. Parecem pacíficos, mas se ficarem nervosos podem tombar o jipe com facilidade. Vá brincar com um bicho desses!

Jipe e elefante

(As três primeiras fotos, no Kapama, são da Carmen, feitas no finzinho da tarde. Nada como uma máquina automática boa! A minha, em modo manual, só funcionou bem em pleno sol. Mas ainda vou aprender!)

3 Responses to “Elefantes na savana”


  1. 1 Jussara 10/10/2013 às 8:09 pm

    Só hoje consegui vir aqui, adorei as descrições da viagem até aqui. Tenho muita vontade de ir a África, já até fiz um roteiro pelos paises que falam portugues, risos
    beijos


  1. 1 Navegando no Zambeze | FÓSFORO Trackback em 24/10/2013 às 10:07 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: