Rino!

Rinoceronte

Chegamos ao quarto Big Five, o grande rinoceronte branco. Ele tem algo de pré-histórico na aparência, embora seja encontrado pastando mansamente nas reservas do Sul da África. “Perigoso, perigosíssimo!”, diz o guia Stephan. Olhando para nós com placidez bovina, o bicho parece desmenti-lo. Mas lembrei que elefante a gente vê em circo, monta, brinca. O rino não permite essas intimidades.

Rinoceronte

Topamos com um casal, logo no primeiro dia de safári. Sem se incomodar com nossa presença, pastavam o capim seco do chão, como qualquer ruminante. No último dia, encontramos outro casal,  com um filhote de um ano, com o tamanho de uma anta adulta. Muito míopes, estão mais preocupados com o alimento, que está a um palmo do focinho, que com a forma vagamente indefinida de um jipe com algumas cabecinhas em cima.

Filhote rino

A maior curiosidade é que ele não é branco, e nem o rinoceronte negro é negro. Ambos são acinzentados. Uma confusão na tradução do africâner para o inglês, e deste para as outras línguas, fez “wide” virar “white”. O rinoceronte branco tem a boca larga (wide) e pasta no chão. O negro, de boca estreita e lábio superior saliente, come as folhas dos arbustos.

Rino p&b

Uma das coisas mais estúpidas da espécie humana é matar um bicho desse tamanho para usar o chifre em supostas receitas medicinais. É como o olho do boto-cor-de-rosa, na Amazônia, ou órgãos do tigre-asiático, na China. Ignorância e crueldade com os animais fazem parte da história da humanidade, em todas as latitudes.

Casal de Rinos

No final, cliquei um raríssimo rinoceronte-de-duas-cabeças, coisa que nenhum fotógrafo brasileiro registrou. Nem africano, aliás…

Rino-de-duas-cabeças

0 Responses to “Rino!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: