Cap. 5 – Picos, a cidade do mel

Não se animem com o doce título. Picos (PI), é uma das cidades mais feias do mundo. Cheguei ao Piauí disposto a mudar uma opinião formada em 2006, quando atravessei o Estado e odiei. Sinto, picoenses, mas não mudei de idéia.

A primeira surpresa é o número de motociclistas nas ruas. Picos é a cidade com maior números de motos per capita do Brasil. Claro que ninguém anda com capacete nem tira habilitação. Fiscalização não existe. Ocorrem 3 ou 4 mortes por semana em acidentes. Famílias inteiras aposentaram o jegue, e vão às compras, à feira, ao cabelereiro, ao forró, ao raio que o parta, de moto. Não há dúvida, o Nordeste está mudando!

O prato típico é… adivinhem? Bode assado, claro. Felizmente alguns projetos de piscicultura deram certo, e encontramos um restaurante que servia umas tilápias bem razoáveis. Tucunaré “tem, mas acabou”, no dois dias em que fomos lá tomar umas brejas.

As chuvas de abril transformaram a paisagem rural, pintando os morros de verde e enchendo os baixios de água. Tivemos de cancelar duas cidades que estavam em nosso roteiro por estarem isoladas. Estas carnaúbas, na beira da estrada, não se lembram de terem ficado tanto tempo com os pés dentro dágua. Estavam todas resfriadas.

Mas nosso foco era a Casa Apis, ambicioso entreposto de mel que envolve várias cooperativas do Piauí e Ceará. Ali inspecionam, padronizam, corrigem e embalam mel em grandes quantidades. Como tem abelha no semi-árido! Só para os EUA a Casa exportou 6 toneladas em 2007. E a maior parte vai para o sul do país, meu chapa. Pode crer, há algo de piauiense dentro de você! Assim como o sal de Mossoró (RN), mas isso é outra história.

Já tentou filmar abelhas com uma câmera profissional de 13 kg, monitor e cabos? Lá nos informaram que as bichinhas ficam nervosas com as cores preta e vermelha (por isso o traje de apicultor é sempre branco). Bem, alguém mande a Sony ou a JVC fabricar uma câmera que não seja preta. Esquadrilhas se lançavam contra a lente com furor kamikase. E vestir aquelas roupas, numa temperatura de 38 graus, foi uma espécie de purgatório. Escapei da gravação, mas fotografei os bravos camaradas (e tomei uma bela ferroada).

E como fazem no tempo da seca? Migrações de abelhas. Neguinho cobre as colméias, num fim de tarde, com telas. Coloca todas em cima de um caminhão, também coberto com uma tela, e parte para o Maranhão, onde tem a florada X na beira do Parnaíba. Três meses depois migra para o Ceará, onde a florada Y vai começar. Aluga terras, cantos de fazenda, para colocar suas abelhas. E retorna para o Piauí quando começam as chuvas, no começo do ano. Mais de 600 km rodados, pra garantir a produção. Filmamos uma dessas migratórias, ou melhor, a partida de uma. O caminhão inteiro zumbe assustadoramente. Duvido que algum guarda rodoviário ouse inspecionar a carga!

Migratória

Na última vez que cruzei o sertão piauiense, há quase 3 anos,me deparei na beira da estrada com uma assombração chamada cobra voadora, que o borracheiro matou com uma chave de roda. Desta vez, encontrei essa fofurinha, que media mais de um palmo de envergadura. Adeus, Piauí!

158 Responses to “Cap. 5 – Picos, a cidade do mel”


  1. 1 Jádson Barros Neves 21/06/2008 às 12:24 pm

    Olá, Daniel!
    Acho essa produção de mel exportada para os EUA muito baixa, só 6 toneladas. Aqui em Guaraí, sozinho, meu irmão consegue 5 toneladas todos os anos e agora vai exportar para os Emirados Árabes. Não seriam 6 mil toneladas?
    Grande abraço.
    Jádson

  2. 2 Daniel Brazil 21/06/2008 às 3:00 pm

    É isso mesmo, caro Jadson. A Casa Apis foi formada há dois anos, e em tão pouco tempo chegar ao padrão de exportação é uma vitória, para eles. Pretendem dobrar a quantidade este ano, além de abrir as portas da União Européia. Mas o grande consumidor é mesmo o mercado interno.

  3. 3 Daniel Brazil 02/08/2008 às 1:25 pm

    Duas pessoas passaram por aqui esta semana, acrescentando mais um defeito aos piauienses: a falta de educação. ALiás, todos os picoenses com quem convivi foram cordiais e bem humorados. Parace que só os que escrevem para este blog demonstram rancor e burrice, além da evidente baixa escolaridade.
    Coitados, devem achar Picos linda! Quem mora em São Paulo sabe que mora numa cidade feia, e costuma ter o espírito crítico bem desenvolvido. Viajem, crianças, conheçam o mundo, deixem de ser bairristas no pior sentido da palavra. O Piauí tem algumas coisas belas, mas certamente não estão em Picos, sinto muito. Prefiro Sete Cidades!

  4. 4 Alguém 02/08/2008 às 5:44 pm

    Caro Daniel,

    Não entendo por que você só deixa no blog os comentários ao seu favor, seja um pouco democrata e aceite a opinião dos outros.
    Você não é o dono da razão e principalemente quando se trata de pessoas defendendo sua cidade, seu bairro, seu estado seja ele bonito ou não. O que importa se o povo gosta de bode? Já ouviu falar em culinária regional?
    Na índia por exemplo, eles preferem comer cobras e no entanto n deixam de ser pessoas civilizadas.
    Agora vc vir ofender uma cidade onde o povo lhe acolheu com tanto carinho e em troca você faz iso?!
    Faça me o favor né!!!!

  5. 5 Daniel Brazil 02/08/2008 às 6:18 pm

    Prezado Alguém:

    Posso não ser dono da verdade, mas sou dono deste blog. Escolho o que escrevo, e me dou o direito a emitir minhas opiniões, idiotas ou não, sobre qualquer coisa, pessoa ou lugar.
    Se você tivesse o bom senso de espiar outros posts, veria que publico várias opiniões discordantes da minha. O que não há – nem vai haver! – são ofensas pessoais, xingamentos grosseiros, e desvios de comportamento (um dos sujeitos disse que gostaria de dormir com a minha mãe. Detesto necrofilia, mas se ele -será você? – quiser, posso dar o endereço do cemitério onde ela repousa).
    Sobre bode, posso garantir que foi meu prato principal durante o mês que passei pelo sertão. Se você não leu os outros posts, deveria ter lido. Um mau leitor nunca tira boas conclusões.
    Sou fã de culinária regional, aliás. Fui o único da equipe que comeu buchada de bode, que mastigou bode por quase 20 dias seguidos, sem apelar pro hamburguer. E até elogiei rasgadamente o capote aí do Piaui, releia.
    Fala sério: De todas as cidades que conheceu você saiu dizendo que é linda? Ou você é mentiroso ou candidato a alguma coisa!

  6. 6 Tarciso Coelho 02/08/2008 às 8:23 pm

    Que mentira! Na verdade Picos é cidade modelo e seus morros e colinas são lindos conforme bem os define o poeta Manoel da Costa Moura no Hino de Picos. E o povo Piauiense é tão povo quanto o resto do povo do mundo. Portanto merece respeito. Nos respeite sujeito…

  7. 7 Daniel Brazil 02/08/2008 às 9:00 pm

    Valeu, Tarciso, legal tua informação. Na verdade, Manoel da Costa Moura nunca poderia dizer o contrário na letra de um hino, certo? Letras de hino não são exatamente um retrato fiel de um país, cidade ou time de futebol, mas um elogio descarado de suas qualidades, escondendo os defeitos.
    Quanto ao povo brasileiro, do qual fazemos parte, tem qualidades e defeitos, não acha? Esconder os defeitos ajuda em alguma coisa?
    De resto, onde está a tal “mentira” com que v. começou tua mensagem?
    Podemos combinar o seguinte: Eu acho certa mulher feia, você acha bonita. Nunca vou te chamar de “mentiroso” por isso, apenas temos opiniões diferentes.

  8. 8 Eliane 03/08/2008 às 12:38 pm

    Você é dono deste blog mas o acesso é público. E por ser público, acessa quem quiser. Eu só entrei neste blog porque um amigo me enviou. Se eu soubesse que o dono tinha um pensamento tão pobre, tão sem personalidade… (até tirou meu pequeno comentário… ha ha ha) não teria nem entrado. Tenha cuidado com o que fala e escreve, pois é ruim só para você, se é que gosta mesmo é de ser antipático… Se você fosse uma pessoa inteligente, não seria tão grosseiro em escrever o que escreveu, pois o povo aqui, pode ser pobre, mas tem sensibilidade, tem alma, e acima de tudo, educação.

  9. 9 Daniel Brazil 03/08/2008 às 2:58 pm

    Mais ou menos, Eliane. Os que conheci ao vivo são educados, mas os que escrevem na Internet, infelizmente, não demonstram isso.
    Mas não é um problema só dos picoenses, tenho certeza. É da raça humana.

    • 10 nadi 10/08/2010 às 1:24 am

      caro daniel ainda bem q vc reconhece q esse é um ploblema da raça humana pois vc se enquadra na msm…. picos pode é não ser uma cidade pefeita concordo com vc mais tenho certeza q não é a pior do brazil. tenho certeza q a população de picos mostra a todos que passam por aqui muito respeito pelos seu visitantes, mais acho que vc não sabe o siguinificado da palavra. não sou de picos mais estudo aqui e gosto daqui porque as pessoas tem uma forma muito especial de acolher os que vem de fora…

    • 11 Aline 29/10/2011 às 1:01 am

      caro Daniel, você não passa de uma pessoa pobre de espírito, sem raça definida e sem educação, se você não gosta e nem admira o povo picoense, não vá mais lá, pois o povo hospitaleiro e EDUCADO daquela cidade não merece o desprazer de conhecer uma pessoa tão insignificante como você, já se olhou no espelho meu caro? parece que não, no mínimo você levou um fora de alguém da cidade de Picos e ficou frustado, mais também com essa cara horrorosa que você tem e essa educação fina não fica difícil saber o motivo, beijos que Deus te dê em dobro tudo que você deseja pro próximo ah e se quiser responder com suas palavras chulas pode responder, pois provavelmente não vou ver a resposta fica com ela pra você é presente do povo PICOENSE.

      • 12 Daniel Brazil 29/10/2011 às 1:45 pm

        Menina, aprenda a escrever direito, antes de chamar alguém de “sem educação”. Educação se aprende inclusive na escola, estudando muito e prestando atenção no que os outros dizem ou escrevem.
        Você parece ter déficit de leitura, pois não entendeu o que escrevi. E isso se reflete em tua escrita, infelizmente. Numa frase sou “sem educação”, na seguinte tenho uma “educação fina”… Decida-se!
        Sou “sem raça definida”, na sua opinião? Gostaria de saber qual é a tua, pois pertenço à raça humana. Algum preconceito contra a mistura? Eu adoro, confesso.
        Convivi, fiz amigos e elogiei o povo hospitaleiro de Picos (leia neste post: https://danbrazil.wordpress.com/2011/08/10/piaui-em-sampa/)
        Tenho boas amigas em Picos, que recebo em São Paulo com afeto. Só gente sem um pingo de auto-crítica escreve reclamando (e ofendendo, sem me conhecer)..

      • 13 Aécio Luís de Barros 11/11/2011 às 3:34 pm

        Ainda nessa Daniel?
        Eta Picos prá render confusão, povo irado!
        Imagina se eu que moro aqui falar o que acho kkkkkkk!!!
        porque o que o Daniel viu, não arranha nem a superfície, apenas a pontinha do iceberg!
        kkkkk
        Vamu Nessa!!!

      • 14 Daniel Brazil 11/11/2011 às 3:57 pm

        Pois , Acio, estou curioso pra ver at onde vai isso… De qualquer modo, continuo achando que tem mais gente boa que ruim por essas bandas. Felizmente!

      • 15 Aline 29/10/2011 às 6:59 pm

        você se faz de besta mesmo, quando disse “educação fina ” me referi a falta dela, eu fui irônica com você e se você tivesse um pouco de inteligência teria entendido o que eu escrevi, agora tchau, pois tenho mais o que fazer meu caro “dono da verdade” kkkkkkkkk.

  10. 16 Eliane 03/08/2008 às 6:16 pm

    Você, por exemplo, pode até ser um cara legal pessoalmente, mas no seu blog, é um cara mal educado, bossal, antipático e de muito mau gosto. Ah! mudando de assunto, agora mesmo vou ali tomar umas cervejinhas bem geladas, quer ir comigo?

  11. 17 Daniel Brazil 03/08/2008 às 8:33 pm

    Ainda bem que muita gente passa por aqui e tem opinião diferente, Eliane, senão eu iria ficar sem dormir por tua causa.
    Se eu não estivesse a mais de 2000 km, talvez aceitasse. Quando vier a São Paulo, avise, e retribuirei o convite.

  12. 18 Leal costa 04/08/2008 às 11:24 am

    As críticas são aceitas, mas da maneira que você nos descreveu é de tamanha discriminação para com o povo nordestino e principalmente piauiense, então não são e nunca serão aceitas. Claro que concordamos com a sua maneira de ver o belo como descreve em “Eu acho certa mulher feia, você acha bonita” , mas você foi muito baixo e ingênuo como todo tolo “sulista” que apareceu por essas bandas que conseguiu se impressionar com gatos, dizer que comeu bode todos os dias, foi porque você procurou, pois eu aqui não os procuro, você conseguiu se impressionar com motocicletas, imagino se você visse a frota de bicicletas da China, você fala mal de buchada como se fosse uma coisa horrível, mas paga o maior mico quando admira a culinária chinesa, ou come um sushi…Então caríssimo pederasta, não tente manter uma postura de “liberdade de expressão”, pois isso é rascismo e é uma pena que não esteja mais próximo, gostaria de ler em seu Blogg falar mal das cadeias de Picos.

  13. 19 Bofe 04/08/2008 às 5:00 pm

    Um baianinho metido a paulista é o que tu é, e ainda fica falando em capote, buchada e gatinhos e se acha um intelectual. Tu não tem condições de ser nem cinegrafista de filmes pornô.

  14. 20 Daniel Brazil 04/08/2008 às 6:27 pm

    Vou deixar os comentários acima como exemplo da fina educação do povinho de Picos. O tal de Leal não sabe nem o que é racismo, coitado. Talvez o melhor exemplo seja a sua expressão “como todo tolo sulista”. Querendo me ofender, afende a todos os sulistas…
    Além de escrever mal, o cara não sabe ler direito. “Fala mal de buchada”, ha ha ha!
    O outro, que se esconde atrás de um pseudônimo, parece não gostar de baianos, pois fala “baianinho” como se fosse uma ofensa. Cuidado que o Leal vai te denunciar por racismo, Bofinho, e aí você conta pra nós como são as cadeias de Picos.
    E ainda ofende a laboriosa categoria de cinegrafistas de filmes pornô, vejam só!
    Como diria Torquato:
    “Aqui é o fim do mundo, aqui é o fim do mundo…”

  15. 21 Daniel Brazil 05/08/2008 às 11:00 am

    Um pederasta e uma Cobra voadora.

    Essa história se passou comigo em Picos(PI), quando vi de perto uma Cobra Voadora, uma berração da natureza nordestina, mas graças ao meu bom Deus, estava lá uma aranha, lembrei de minha amigas de Sampa, elas vivem colocando-as para brigar…

    Mas o que mais me impressionou foi os jumentos, isso mesmo, que nós aqui do sul, principalmente os metidos a bestas chamados de Jegue, aqueles bem-dotados, gente!! É o que eu mais adorei naquela cidazinha feiosa, cheia de gatos, cheia de motocicletas pelas ruas que fiz questão de parar cada uma e saber se os motocicletas tinham habilitação, mas voltando ao assunto dos jumentos.

    Tive o prazer de conhecer a expressão nativa: “baixa-da-égua”, mas tive que participar da brincadeira para acreditar que aquilo tudo era capaz de preencher uma égua, Gente!!! Eu adorei os jeguinhos picoenses, bem-dotados e carinhosos, ao contrário daquele povinho, e logo declamei aos ventos, os versos de Torquato :

    “…confesso
    Minha culpa, meu pecado
    Meu sonho desesperado
    Meu bem guardado segredo
    Minha aflição…

    Gente!!! Eu me assustei quando vi aquela coisa horrível chamada de “Buchada”, Eco!! Mas adorei aqueles monumentos negros que parecem verdadeiras pérolas negras que cresciam à medida que eu acariciava…(Ah, jumentinhos).

    Mais tarde eu continuo essa história horrível e prazerosa.

  16. 22 Daniel Brazil 05/08/2008 às 12:31 pm

    Eh, pessoalzinho covarde. Além de se esconderem atrás de pseudônimos, agora escrevem textos como o acima, usando falsamente o meu nome. Cada vez mais se revela o caráter do povinho de Picos!
    E aí, Eliane, é isso que você chama de bom gosto? Ficou quieto, Leal? Tem gente aqui sujando a reputação dos picoenses…

  17. 23 Daniel Brazil 05/08/2008 às 12:39 pm

    Aliás, Leal (devo te chamar pelo verdadeiro nome, Luis?), uma das maravilhas da ignorância é que você escreve com três pseudônimos, mas no mesmo local, com o mesmo IP… Ou você não sabe o que é IP?

  18. 24 Leal Costa 05/08/2008 às 1:37 pm

    Claro, trabalho com isso, se eu tivesse medo do que escrevo não passaria meu e-mail pessoal. Tô em treinamento mas volto logo.

  19. 25 Cledinaldo 29/08/2008 às 2:48 am

    Algumas expressões tiram-lhe o direito de xingar ou posicionar-se sobre qualquer coisa alheia a ti, do tipo: “povinho”…
    Fico triste com afirmações como estas. Conheço muitos lugares do Nordeste e Sudeste, principalmente e sempre achei peculiaridades, mas nunca somente defeitos. Sempre enxergo a beleza e o lado bom das coisas e procuro apontá-las. Mas nem todos somos assim. Existe a cultura do feio e bonito, do ruim e do bom, do inteligente e do burro; nesses casos sempre se sobressaem as coisas feias, ruins e burras. Não convém direcionar o erro ao fato de sermos humanos, mas sim ao fato de negarmos isso. Seja por medo ou incapacidade. E vc não conhece Picos tão bem pra afirmar o que aqui postou. Eu sim conheço o passado e o presente; sei contar o que poucos ouviram e vejo o que muitos não vêem. Infelizmente a minoria da população entederia essas minhas palavras, mas posso dizer que tem haver com uma coisa medíocre, insana e irreal chamada evolução. Querendo conversar mais vc tem meu e-mail. Veja além do que seus olhos podem ver. Seja feliz!

  20. 26 Daniel Brazil 29/08/2008 às 8:15 pm

    Cledinaldo, o mundo não é feito de especialistas. Se apenas fosse permitida a palavra para quem conhece profundamente um assunto, provavelmente falaríamos sozinhos, não acha?

    Se você visitar a minha cidade natal, mesmo que seja por uma hora, e sair com uma impressão, não terei motivos para te desmentir. Será tua impressão, a imagem que teus olhos captaram, com o filtro de teu conhecimento e sensibilidade. Se achá-la feia, é porque assim te pareceu. E isso provavelmente não mudará a minha opinião sobre ela.

    Se você seguir teu conselho (“veja além do que seus olhos podem ver”), verá que não falei só de coisas ruins sobre Picos. Aliás, o assunto principal do post é a apicultura, atividade admirável. E, convenhamos, me esforcei para fazer fotos que mostrassem aspectos bonitos.

    Desconfio que, em cinco dias, estive em lugares que poucos picoenses estiveram. Não é mérito, mas circunstância.

  21. 27 Polyanna Bacelar 03/09/2008 às 11:41 pm

    Bom, é uma pena que “alguns” são incapazes de enchergar a beleza do ser humano e da vida! Incapazes de perceberem a beleza dos morros de Picos,do clima característico, da cultura, dos animais e a peculiaridade da vegetação mesclada entre cerrado(na foto aparecem coqueiros alagados, diga-se de passagem característica típica do cerrado) e caatinga. Bióloga de carteirinha, ja viajei por vários lugares dentre eles São Paulo (não tenho nada contra)… mas quando estava lá senti muita falta do calor humano do povo nordestino, do tempero delicioso sendo bode ou não, do céu azul e do sol nascendo e se pondo belíssimo (coisas que em São Paulo não tem). E outra coisa do blog que não tem sentido, pra que te interessa se os picoenses andam de moto sem habilitação? com certeza voce deve ser um sujeitinho cheio de documentos vencidos, contas atrasadas e ainda se importa com a vida alheia…. faça sua parte meu caro, viva sua vida intensamente e aproveite as oportunidades que voce tem de conhecer outras regiões, cultura, culinária e pessoas. Dê valor ao que realmente tem valor!!!

  22. 28 Daniel Brazil 04/09/2008 às 12:40 pm

    Você faz juz ao nome, Polyanna. Aliás, me interesso por tudo o que é humano, principalmente a vida. Até dos motociclistas!

    • 29 mirian 20/12/2011 às 12:09 am

      sabe o que eu acho disso tudo?você mora em são paulo,quantas pessoas ja morreram em inchentes,assaltos,estrupos,em desabamentos e etc.no piaui acontece isso tambem,olha pras favelas de são paulo quanta miseria,no piaui tambem tem.Então estamos quitis nada é perfeito tudo tem seu lado bom e ruim.não o conheço por isso não vou falar da sua pessoa,só qui você deveria falar de forma diferente sem ofender o nordeste .

      • 30 Daniel Brazil 20/12/2011 às 9:33 am

        Miriam, não deixo de apontar os defeitos de São Paulo, uma das metrópoles mais feias do mundo. Se nada é perfeito, porque se incomodar se eu acho Picos feia? Muita gente deve achar também, ué…
        Achar que Picos é o Nordeste é muita pretensão. Há lugares lindíssimos na região, que eu adoro. Não há uma linha sequer em que eu tenha “ofendido o Nordeste”, como você diz. Leia com mais atenção!

  23. 31 gessyka leonidas 06/09/2008 às 5:08 pm

    como Picosense realista admito q nossa cidade n é das mais bonitas do mundo;
    a topografia da cidade n ajuda.. agente precisa de planejamento urbano urgente, e falta politico pra isso…
    sim a nossa cidade tem muitas motos e por ironia meu pai vive disso ^^.. e a tendencia é q o numero de motos aumente…
    o que acontece é q o povo da cidade n tem dinheiro o suficiente pra comprar carros, tah, até tem quem tenha, mas Picos é uma das cidades com renda mais mal distribuída que já vi!
    os acidentes são consequencia.. e em são paulo n são menos n..
    a fiscalização.. olha tem melhorado muuito! estamos com o nosso prefeito q menos roubou até hj! e vc veio num ano q a nossa cidade tah boazinha,viu?

    agora, agente n tem culpa se as pessoas q lhe acompanharam n tiveram a competencia d escolher um lugar legal pra sair. Não falando q tem muitas opções, mas temos lugares agradáveis e de qualidade..
    passando por aqui d novo n se esqueça d antes d falar.. conhecer realmente

    agente espera melhorar com o tempo.. é assim q acontece com tudo
    VIU A VANTAGEM DE TER GOVERNADOR DO PT?
    hahah
    as estradas prestam.. ceará q num tem tah esperando a verba ahaha (e pediu antes q o pi) a política é mesmo um grande negocio..
    e n pense q em São paulo ia ser diferente se aí n estivessem as pessoas mais poderosas do pais

    e mais, a cidade só muda qnd as pessoas pararem de vender seus votos por 50 reais d ajuda num óculos (como to vendo uma pessoa de minha familia -distante- fazer.. muito infeliz)
    publicar sua opinião n é errado,
    discordar n é errado
    chingar os outros é errado
    responder educadamente é glorioso
    admitir é aplaudível
    sentir saudads é dispensável

    te chamo pra visitar Picos qnd eu me tornar prefeita..( e antes de vc pensar q isso tudo foi uma propaganda .. eu tenho 15 anos, e tenho muuita coisa pra fazer antes, daqui pra lá esse blog nem existe mais) isso se vc ainda tiver vivo é claro.. (acidente de carro tbm mata- e aqui n falo c ignorancia)

    saudações
    GML

  24. 32 Daniel Brazil 06/09/2008 às 5:23 pm

    Talvez eu esteja morando em Picos quando você se candidatar, Gessyka. Conte com meu voto!
    Aliás, moro em São Paulo e sei que é uma cidade muito feia (o que não a impede de ter algumas coisas bonitas, claro). Sou um “picoense realista” perdido aqui neste inferno congestionado, barulhento e poluído.

  25. 33 Jean Pierre 30/09/2008 às 2:12 am

    Olá,
    Acho muito sincero seu relato, realmente Picos-PI não é linda, ou nem mesmo “bonitinha”. Já estive em Picos e é realmente muito precária !
    Mas em vez de ficar-mos discutindo se é bonita ou feia, se o povo é educado ou não, será que podemos nós “blogueiros” unir-mos e exigirmos aos nossos governantes que levem estrutura de desenvolvimento até Picos-PI e que acabem com a corrupção.
    Pois o dinheiro federal deve ir porém só deve chegar a metade ! Se chegar !
    Sejamos coerentes e ao invés de discursoes banais, tentemos ser mais específicos e diretos com nossos problemas. Pois Picos-PI tbm é um problema meu !
    Apesar de morar em Sergipe, Pico-PI faz parte do “MEU BRASIL”.
    E realmente a educação é muito precária no Norte-Nordeste, com certeza uma questão política.Onde nós brasileiros devemos “exigir” p/ os nossos irmãos picoenses ,e brasileiros também, mais educação, saúde, desenvolvimento e condições de vida digna, pois é dever do Estado !
    Aí sim !
    Não teremos mais piauienses, sergipanos, maranhenses, cariocas ou paulistas mal educados.
    E dever nosso exigir-mos, o que é nosso por direito !
    Parabenizo pelo seu trabalho, e desejo-lhe boa sorte nas proximas incursões.
    Talvez vc poderia aproveitar e fazer também uma matéria sobre a falsificação do mel. Ao qual é muito prejudicial à saude !
    Boa sorte !

  26. 34 Daniel Brazil 30/09/2008 às 5:52 pm

    É isso aí, Jean Pierre! Tenho escrito pouco por aqui, por estar envolvido numa campanha para melhorar uma cidade do interior de São Paulo. Acredito mesmo que é possível ajudar a minha aldeia (seja lá ela qual for) elegendo as melhores pessoas para governá-la, cobrando e propondo soluções.
    Vale pra Picos, Rio de Janeiro ou Mandioquinha da Serra.

  27. 35 Maria 03/11/2008 às 3:48 pm

    Você é um idiota, que não consegue ver nada além do seu umbigo. Quando for visitar outro lugar, trate de respeitar a cultura dos outros, porque as bobagens que você escreve na internet podem te dar muita dor de cabeça e no bolso.

  28. 36 Daniel Brazil 03/11/2008 às 5:45 pm

    Ah, que gracinha! Além de burrinha, escreve mal e não consegue entender o que lê (achar uma cidade feia é desrespeitar a “cultura dos outros”? Ha ha ha ha!). E ainda se mete a fazer ameaças. Só falta pedir a volta da censura, tadinha!

  29. 37 jaci 11/12/2008 às 7:20 pm

    olha…faz bem pra o seu ego achar que você tem um alto nível de criticidade,não é?rsrs…pois eu fico triste por você.seus relatos são de uma pessoa frustrada que se esconde atrás de opiniões afiadas e provocadoras…quer ibope né?gostei de você…percebo que você é muito frágil…analisando seus relatos, conheci um pouco da sua personalidade…ah…e pense numa cidade que tá crescendo positivamente,venha nos visitar de novo…cara e quando vier,vê se não morre de tanto comer bode,viu…vc gostou mesmo,mas esqueceu de olhar as outras páginas do cardápio!um xeroO…um feliz natal e um maravilhoso ano novo…cheio de visitações no seu blogzinho.

  30. 38 Daniel Brazil 11/12/2008 às 7:46 pm

    Releia com atenção, doutora. Está escrito que comi o melhor capote de minha vida, que fui num restaurante de peixe, e que PROVEI buchada de bode em Picos.
    Sabe, alguém que não consegue ler direito um texto se meter a analista de alguém através de texto, só pode estar brincando… Sinceramente, não tenho a pretensão de tentar adivinhar tua personalidade através de um texto tão pobre. Mas feliz Natal também, e faça como eu sempre faço no Ano Novo: saio de minha feia São Paulo e vou para uma linda praia!

  31. 39 Eu... 08/01/2009 às 1:40 am

    Saber escrever é uma arte… Infelizmente nem todos têm esse dom…
    mas expressar sua indignação ( de forma correta ou não) todos sabem.
    Não julgue ninguém por não saber escrever corretamente, são apenas pessoas comuns que defendem seu lugar de origem com unhas e dentes quando alguém vem lá de fora e expressa sua opinião tão diferente da nossa.

    assuma que pegou pesado, não por achar a cidade feia, mas por falar da forma que você falou do nosso povo.

    Queria muito ler aqui sobre algo positivo que encontrou em Picos (sei que você encontrou).

    Um bj e Feliz ano novo!!!

  32. 40 Daniel Brazil 08/01/2009 às 2:09 am

    EU: (Nunca escrevi para eu, mas vou tentar…)
    Basta ver a resposta anterior para detectar coisas positivas. Leia também o post seguinte, que fala de quando cheguei no Ceará. É só elogio para a terra de Torquato, camarada!
    Mas veja como são as coisas: Moro em São Paulo há mais de 40 anos, sempre falei mal de São Paulo (que é feia, suja, barulhenta, preconceituosa, poluída, etc.) e todos os paulistanos concordam comigo. Passei em Picos 5 dias de minha vida, achei uma cidade feinha (menos que São Paulo, pelo tamanho), e nunca fui tão xingado.
    Ou o pessoal de São Paulo é muito bonzinho – o que não é verdade – ou o pessoal de Picos é muito provinciano – o que deve ser verdade! -.

  33. 41 EDILMAR LEÃO 23/01/2009 às 5:42 pm

    EXPORTAÇÃO DE MEL
    Números revelam desempenho do setor no Piauí e no Brasil
    Publicado em 02.12.2008 – 15:09:15

    Números revelam desempenho do setor no Piauí e no Brasil
    Redação
    redacao@riachaonet.com.br

    O Piauí ficou em sétimo lugar nas exportações de mel em outubro deste ano. A informação foi divulgada pela Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí.

    As quantidades de mel comercializadas pelo Brasil alcançaram 14,99 mil toneladas, alta de 35,8% de janeiro a outubro deste ano, o que contabiliza uma receita de US$ 35,48 milhões neste ano, quase 100% de crescimento em relação a 2007.

    As informações são da Secretaria de Comércio Exterior, Secex; órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

    “Alguns fatores contribuíram para esse crescimento nas exportações de mel, como a conquista do mercado norte-americano pelo mel produzido no Brasil, o fim do embargo do produto na Europa e as oscilações no valor do dólar”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

    Os Estados Unidos e a Alemanha foram os principais destinos das exportações brasileiras de mel em outubro. Os EUA compraram 69% do total de mel comercializado. Em seguida, vem a Alemanha responsável por 24% do total do mel exportado.

    Outra boa notícia para quem trabalha no setor foi a divulgação das empresas que mais exportam no Brasil. A Casa Apis, maior central de negócios do setor apícola do Piauí, ocupa a 23ª posição no ranking.

    “Isso já é reflexo do que vem sendo executado não somente pelo Sebrae, mas pelos apicultores e por todos os parceiros que integram a Casa Apis. Esse resultado é um estímulo para continuar todo um trabalho em favor do desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura no Piauí”, afirma Holanda.

    CASA APIS

    A Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, é resultado de uma grande parceria que foi costurada há mais de três anos por diversas entidades públicas e organizações não-governamentais como Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Governo do Piauí, Federação das Entidades Apícolas do Piauí, Feapi; Rede Unitrabalho, Unisol Brasil, das prefeituras de 42 municípios envolvidos no projeto, além de cooperativas de apicultores do Piauí (Campil, Cooapi, Comapi, Coopix, Coodevarpi, Coabel e Compai) e do Ceará (Cooperanecta e Cooapis-Cariri). A Casa Apis reúne cerca de 1.500 apicultores dos Estados do Piauí e do Ceará.

    SEBRAE-PI

  34. 42 jr. 28/01/2009 às 5:54 am

    o blog é seu…vc o incendeia como quer…
    mas o que importa é que para nós,Picos é um bom lugar pra se viver feliz!
    um abraço amigo…apareça por aqui mais vezes!

  35. 43 Daniel Brazil 28/01/2009 às 9:59 am

    Boa política, Jr. Feliz é aquele que consegue viver bem no espaço que o rodeia. Confesso que em São Paulo, onde moro, isso é bem difícil…

  36. 44 Aryclene 04/05/2009 às 12:52 am

    Oi Daniel. Olha, não li todos os comentários por que, admito, fiquei com preguiça, mas sou picoense e fiquei meio encabulada com algumas críticas suas… concordo que Picos é meio feinha, mas tá melhorando, quando foi que vc foi lá pela última vez? Muita coisa tem mudado! O povo é meio grosso sim, vc é q deu sorte de só encontrar gente boa, mas em que lugar do mundo não é assim também??? E quanto aos gatos, o que foi que vc falou sobre eles??? Olha que eu amo gatos e vou me chatear se não gostar do que vou ler… rsrsrs, brincadeira, mas o que eu queria saber mesmo é o que vc tirou de bom dessa sua viagem? Atualmente moro em Teresina, mas sempre que posso vou a Picos rever minha família, curtir aquele vento delicioso nos restaurantes no alto do morro e comer o bode assado mais barato e gostoso que vc vai encontrar por aí, eu também detesto buchada, mas o sarapatel é bem melhor, acredite! Se voltar a Picos espero que possa reformular sua opinião! (e, segredinho.. eu também odiei São Paulo…rsrsrs). Abraço…

  37. 45 Daniel Brazil 05/05/2009 às 2:26 am

    Estive em Picos em 2008, Aryclene. Já conhecia, só de passagem, em 2005. É feinha mesmo. Tipo zona Leste de São Paulo. Ou zona Norte do Rio de Janeiro.
    Achei incríveis os gatos que moram no cemitério. Tirei fotos muito legais dos felinos, dormindo sobre os túmulos.
    Sabe que não desprezei a buchada? Gosto rústico, mas interessante. Gostei mesmo foi do capote.
    Não achei o povo mais grosso que a média brasileira, ao vivo. Já os que comentaram esse post foram os campeões da grosseria deste blog. Você é uma das raras exceções. volte sempre!

  38. 46 Gilmar 25/05/2009 às 2:01 pm

    Bom dia!!
    Que pobreza!! Ao procurar fotos de Picos na internet, entrei nesse blog e fiquei assustado com a pobreza dos comentários, principalmente os feitos pelo dono do blog. Achei que estava lendo comentários feito por um adolescente, mas em certo momento li que mora em S. Paulo há uns 40 anos, foi então que tive a certeza que o blogueiro é pobre intelectualmente falando..Até entenderia se fosse um adolescente…. “Povinho” que expressão mais infeliz para ser dirigida a um povo maravilhoso como é o povo brasileiro… De muito mal gosto seus comentários…

  39. 47 Daniel Brazil 25/05/2009 às 5:40 pm

    Mais um sem autocrítica… Ou “alto crítica”, já que escreve “mal gosto”.
    Fala sério, Gilmar, você não consegue admitir que um homem crescido possa não gostar de tua terra? Acho tão normal que gente de fora não goste de São Paulo, qual é o problema?

  40. 48 Gilmar 25/05/2009 às 10:38 pm

    Vc tem todo o direito de não gostar, porém deve ter bom senso na hora de expressar. Usou palavras CHULAS, o que mostra a pobreza intelecto.. Não sou de Picos, sou natural de uma cidade que tem apenas 10 mil hab., e me orgulho da minha origem. Já vc não parece ter orgulho de nada…Tenha uma boa noite e uma ótima reflexão…

  41. 49 Daniel Brazil 26/05/2009 às 1:31 am

    Você infelizmente não sabe o que significa a palavra CHULA, Gilmar. O tamanho da cidade não tem nada a ver com o tamanho das pessoas que ali nascem.

  42. 50 Gilmar 26/05/2009 às 11:33 am

    chula
    chu.la
    sf (de chulo) Folc 1 Dança e música popular acompanhada a sanfona ou violão. 2 Canção maliciosa de negros ou gente inferior

    Se não entendeu o sentido da palavra, realmente tenho razão no que falei anteriormente…Para um bom entendedor, meia palavra basta… Acho que não é o seu caso…Sinto muito.
    Tenha um bom dia…..

  43. 51 Gilmar 26/05/2009 às 11:36 am

    Ah!! Realmente o tamanho da cidade não tem haver com o tamanho das pessoas que nela nascem, pois se assim fosse, vc não era tão pequeno. Desculpe mas não poderia deixar passar essa.rsrsrsr

  44. 52 Daniel Brazil 26/05/2009 às 3:11 pm

    Aprenda a ler o dicionário corretamente, Gilmar. Quando você escreve “palavra chula”, o segundo vocábulo é adjetivo. Não adianta se socorrer no substantivo “chula”, que é outra coisa…
    E não nasci em São Paulo, apenas moro aqui, o que prova que você chuta muito e acerta pouco!

  45. 53 Gilmar 26/05/2009 às 6:22 pm

    Não mude o foco da troca de mensagens…Não me interessa de onde vc é, somente questionei a maneira arrogante como se expressou, mas como já vi que é igual a uma mula quando empaca, vou finalizar sugerindo que ao expor suas impressões não seja tão duro e amargo, pois raramente as impressões refletem a verdade. Isto vai lhe fazer bem, pois fará amizades e não desafetos por onde for. Pense nisso…

  46. 54 Daniel Brazil 26/05/2009 às 8:39 pm

    Gilmar, você não tem o que fazer não? Se não gosta do que escrevo, suma. Você não é obrigado a vir aqui.
    Meu foco continua o mesmo: você é mais um que não aceitou uma crítica à tua cidade, chuta argumentos fraquíssimos e ainda é metido a dar lição de moral.
    Vá construir algo de útil, rapaz! Lute pra que essa merda de cidade fique melhor, eleja representantes mais capazes, movimente teus vizinhos, se engaje em algum movimento de cidadania. Observe o que outras cidades têm de melhor e tente implantar aí. E estude um pouco de Arquitetura, Urbanismo e Estética, se quiser discutir beleza urbana como gente grande.
    Ah, e quando vier a São Paulo, siga o próprio conselho: seja “mole e docinho”, se isso te fizer bem.

  47. 55 Gilmar 26/05/2009 às 9:49 pm

    Lamento decepciona-lo Mister Amargura, Mas eu moro em S. Paulo, mas nem por isso sou prepotente com tal…Tenho pena de vc, deve ser um solitário que descarrega seu desequilibrio nos outros, mesmo assim te desejo uma boa noite…rsrsrs

  48. 56 Gilmar 26/05/2009 às 9:52 pm

    Tá nervosa?? Cuidado com o coração, pois na sua idade um AVC pode causar um estrago…rsrsrsrs

  49. 57 Daniel Brazil 26/05/2009 às 11:15 pm

    Em qualquer idade um AVC faz estrago, tolinho… E chutou errado de novo. A falta de argumentos fica evidente no comportamento infantil de não defender o ponto de vista inicial, mas passar a fazer pirracinha. Gente tosca é tão previsível!

  50. 58 Gilmar 26/05/2009 às 11:30 pm

    Estou divulgando o seu blog nos sites de Picos, acho que eles vão te mandar muitos comentários agradáveis. “Tolinho”?? Isso é coisa de Biba!!!!Estou começando a gostar das suas respostas!!!! Boa Noite.

  51. 59 georgia 26/08/2009 às 4:51 am

    Vou te falar, somente uma pessoa sem ética e moral pra falar tamanha insanidade como essa. Quer dizer que se você num gosta de um determinado lugar ou pessoa é necessário você ridiculerizar de tal maneira? Você nunca ouviu falar de culturas diferentes?Amado num é porque você num gosta do lugar ou da gente que nela habita, que se faz necessário você tecer tais comentários.Pense nisso faça uma auto analise de sua critícas. Bom dia , fica com Deus, JESUS TE AMA!

  52. 60 Daniel Brazil 26/08/2009 às 1:53 pm

    Como você é tolinha, Georgia! Classifica alguém de “sem ética e moral”, palavras das quais demonstra desconhecer o significado, só porque achou tua cidade feia? Vá estudar um pouco mais, vai te fazer bem… Conheça o mundo, outras cidades, povos e culturas. Te dou todo o direito de gostar mais de umas que de outras, tá bom?

  53. 61 Luiz Carlos 04/09/2009 às 7:44 pm

    Boa tarde, não conheço esta cidade de Picos, mais conheço uma pessoa de deste municipio, ela falou muito bem dela, eu fiquei curioso e pretendo no final dos meus estudos ir juntamente com minha esposa e filhos passear em Picos… ja temos ate amigos la é o meu professor R.Leal…

  54. 62 Daniel Brazil 04/09/2009 às 7:57 pm

    Encontrar amigos sempre vale a pena, Luiz Carlos!

  55. 63 regi santana 08/09/2009 às 2:00 pm

    Presado “Daniel Brazil” Agora sei porque um cidadão metido a paulista como vc fala mas de uma cidade como picos, e vou enumerar os motivos abaixo.

    1º)”ORGULHO CIRCUNSTANCIAL”;
    2º) Força do hábito;
    3º) Crenças enfiadas goela abaixo, leia-se pessoas que aceitam tudo sem questionar;
    4º)Pirraça;
    5º) Bairrismo, mas daí caí no orgulho circunstancial;
    6º) Moda;
    7º) Falta de assunto; Deveria ta sem assunto para seu blog ai resolveu meter o pal que é mais facil né.
    8º) Mania de criticar; se tivesse em bora bora ou no caribe ainda ia achar uma coisa pra criticar.
    9º) Superficialidade;
    10º) Preconceito;
    11º) Cobiça;
    12º) Todas as respostas anteriores combinadas.

    Amigo fica na boa, No dia que aqui tiver mcdonalds , bobs, china in box, dik cobra epetinho de escorpiao ai te aviso pra vim nos visitar novamente.
    que sabe sua opiniao sobre nossa cidade num mude…hehehhe

  56. 64 Daniel Brazil 08/09/2009 às 4:53 pm

    Seus chutes foram todos pra fora, Regi. Alguns sairam pela lateral, de tão tortos.
    Convido você a ler outros posts, sobre outras cidades. Verá que falo bem de algumas, mal de outras, e da maioria cito coisas boas e ruins. Assim é a vida, meu caro.
    Como falei de Picos, aliás. É óbvio que não escrevi este post só pra falar mal, o que teria sido muito fácil. Fiquei 5 dias na cidade, na minha última visita, para conhecer um grande projeto de apicultura, que só mereceu elogios.
    E, creia, prefiro uma buchada de bode que um sanduba do Mcdonalds!

    Aliás, este post acaba de bater um recorde: em 2 anos e meio de existência deste blog, é o campeão em comentários mal-educados, insultuosos e mal escritos. Talvez Picos se orgulhe disso. Talvez algumas cabeças pensantes da cidade se envergonhem… Quem sabe?

  57. 65 Itamar Silva 20/11/2009 às 1:25 pm

    Caro Amigo Daniel,

    Neste exato momento conclui a leitura de todos os comentários sobre a cidade de Picos-Pi, encontrei este blog casualmente. Sou da Cidade de Piripiri-Pi.
    Sobre à apicultura de Picos, desejamos que a mesma tenha um crescimento, certamente ajudará ao povo da cidade e região.
    O direito de achar a cidade feia ou bonita cabe a qualquer cidadão, o que não cabe a nenhum cidadão esclarecido é usar palavras do tipo “povinho, merda”, etc.
    Atualmente moro em outro estado que não é São Paulo, embora tenha morado 08 anos na capital Paulista e quase quatro no interior. Sou como muitos Nordestinos que infelizmente tive que abandonar o meu querido Estado, a procura de um futuro melhor, por não ter uma oportunidade na minha terra. Vemos veementemente na mídia campanhas sobre banir o preconceito, o que na verdade ainda existe muito neste País, como nordestino presenciei muito em São Paulo, bem como em vários outros lugares deste querido Brasil. Os comentários neste, é reflexo de um povo tão marginalizados pela mídia e massacrado pela política e indústria da fome, que interressa uma minoria. Todos são Povos, independentes de sua Etnia e portanto, mereçem respeito- Um abraço, desculpe sair do foco.
    – Itamar- Goiânia-Go

  58. 66 Daniel Brazil 20/11/2009 às 4:57 pm

    Está dentro do foco, Itamar!
    Nasci na Bahia e vim pra São Paulo com 10 anos de idade. Senti o preconceito na pele, muitas vezes. E aí está a diferença: Pré-conceito é coisa preconcebida, opinião sem conhecimento, aversão irracional.
    Outra coisa é conhecer lugares, pessoas e costumes, e emitir opiniões a respeito. É conceito, não preconceito. Louvo com prazer a belezas da terra onde nasci, mas aponto o dedo para as feiúras e misérias com o mesmo espírito crítico.
    Repare que no post não fiz nenhuma menção negativa ao povo piauiense. Você pegou uma resposta que dei para um indivíduo que resolveu me ofender. Mal humorado ,certamente. Mas certos tipos não entendem nuances, não captam detalhes. Aí temos de usar linguagem mais crua, direta. Se neguinho só entende ofensa (é a forma como se manifestou), quem sabe então entenda o que quis dizer: Há muito o que fazer pra melhorar a sua (ou a minha) cidade. Mas não é tapando os olhos para os defeitos que iremos melhorar, certo?

    (PS: Usei a palavra “neguinho” hoje, dia de Zumbi, de forma absolutamente baiana, se é que você me entende.)

    Abraço sincero,

  59. 67 Gilmar Rocha 22/11/2009 às 1:40 pm

    Bom dia Daniel!!
    Estou de volta!! Estão te detonando nos comentários… Não posso negar que fiquei um pouco feliz, pois acho que você merece…Parece que você continua amargo. Isso é típico de pessoas frustradas e infelizes. É o seu caso?? Já detonou outra cidade? Ou está se comportando como uma pessoa educada?? Fala que os Picoenses são grossos, mas você ganha de todos. Você deve ser um “VELHO” com mentalidade de “ADOLESCENTE”. Deixe um pouco de amor entrar nesse coração contaminado pela PREPOTÊNCIA….

  60. 68 Daniel Brazil 22/11/2009 às 4:05 pm

    Não sei quem é você, Gilmar, mas parece odiar velhos e adolescentes (usa estas palavras como se fosse ofensa, pobre apedeuta).
    Deixe de ser preguiçoso, e verifique com os próprios olhos. Falei bem de cidades mais bonitas e civilizadas que a tua, em outros posts. Mas não desanime, ainda acredito que Picos pode melhorar muito.
    E já que anda cheio de amor pra dar, porque não vai se tratar, antes que seja tarde?

    • 69 Gilmar Rocha 23/11/2009 às 2:05 pm

      Eu, apedeuta?? Pode ser…. Mas a maior ignorância parte de quem a ignora. Me ilumine com sua sapiência Mister Cultura…Não tenho nada contra Velhos e Adolecentes, muito pelo contrário… Ódio é um sentimento que não faz parte da minha vida, ao contrário de você, que parece ser muito prepotente e rancorozo…Já disse que não sou de Picos. Tenha um bom dia…

  61. 70 Daniel Brazil 23/11/2009 às 4:28 pm

    Ah, bom! Não tinha percebido que a frase “parece um VELHO com mentalidade de ADOLESCENTE” era um elogio. Obrigado!
    Você escreve com certa dificuldade, noto pelos erros de ortografia, mas não costumo implicar com isso. Fico mais decepcionado com a pobreza de argumentos…

  62. 71 Gilmar Rocha 24/11/2009 às 4:06 pm

    Rsrsrs… Realmente não era um elogio, mas também não tinha conotação de ódio, apenas tentei dizer que você é uma pessoa de uma certa idade, mas pelos comentários e pela forma como aceita as provocações parece adolescente. Desculpe a indiscrição, mas qual a sua profissão?? Desculpe! não foi ignorância, foi descuido mesmo…Retificando….ADOLESCENTE….Boa Tarde….

  63. 72 Daniel Brazil 24/11/2009 às 6:46 pm

    Quando criei este blog, Gilmar, optei por não deixar ninguém sem resposta (já me arrependi algumas vezes disso, claro).
    Trabalho com cinema e video, roteiro e direção.

  64. 73 Gilmar Rocha 25/11/2009 às 12:24 pm

    Entendo. O arrependimento faz parte, mas não desista de deixar ninguém sem resposta, porque se não, vai ficar sem graça… Imagino que deve ser chato quando encontra uma pessoa chata como eu, que gosta de provocar. Gosto disso. Aprendemos com isso. Eu por exemplo já aprendi algumas coisas com vc. Confesso que não sabia o que era apedeuta. Tive que consultar o dicionário entre outras coisas…Vou parar de provocar você… Deve ter coisas mais importantes a fazer. Que bom que o cinema nacional está voltando aos bons tempos.. Vc deve ter bastante trabalho… Um bom dia.

  65. 74 Daniel Brazil 25/11/2009 às 2:19 pm

    Ora, ora, a conversa retoma os trilhos da civilidade! É fato que aprendi algumas coisas com os comentários a este post, também. Assim como a minha passagem por Picos me fez valorizar o esforço e as iniciativas de um grupo de batalhadores.
    Bola pra frente, Gilmar! qualquer hora a gente toma uma cerveja por aí, em algum ponto desse Brasilzão esparramado pelo mapa.

  66. 75 Gilmar Rocha 26/11/2009 às 3:18 pm

    Daniel, normalmente não me comporto da forma que me comportei nos comentários.. É que achei que você ficou bravo com o meu comentário, então continuei provocando.. Gosto de um debate… mas é apenas isso… Ah!! Quem sabe não rola essa cerveja… Boa tarde e desculpas pela chatice.

  67. 76 Daniel Brazil 27/11/2009 às 11:32 am

    Ambos saímos do comportamento habitual, Gilmar. Mérito de Picos, cidade que desperta emoções contraditórias!

  68. 77 jackson rodrigues 14/02/2010 às 1:05 am

    olha embora as resposta e a sua descrição um tanto pessimista saiba que o piauí lhe acolhera muito bem em uma próxima visita e desta vez não tente encontrar apenas os locais desagradáveis de uma cidade e sim a positividade que há nela.detalhe:o que importa nem sempre é o lugar onde se está e sim com quem se está,então da próxima vez tente arranjar um guia turístico melhor.tá
    há e concordo em partes com o gilmar rocha.

  69. 78 Daniel Brazil 14/02/2010 às 7:47 pm

    Você tem razão, Jackson. As pessoas certas são essenciais.
    Mas, creia, os picoenses que conheci me levaram para os melhores lugares, o melhor restaurante, a vista mais bonita. Fotografei e publiquei o melhor que vi. Não tentei encontrar “lugares desagradáveis”, não faria sentido viajar só pra isso!
    Engraçado, quase ninguém leu o post seguinte, onde conto que senti saudades do Piauí…

  70. 79 Daniel Brazil 19/02/2010 às 2:28 pm

    Prezado Aécio Barros:
    Apaguei teu comentário ofensivo. Se as músicas de tua bandinha têm o mesmo nível, devem cheirar mal. A amostra no My Space é horrível…
    Aliás, se você gosta mesmo de Picos, por que canta em inglês? Cante as belezas de tua terra, rapaz! Escreva letras que falem das coisas do Piauí, em vez de copiar (mal) bandas britânicas.

  71. 80 SCAFFA 23/02/2010 às 11:05 pm

    CARA, QUANTA BABAQUICE, QUANTA IDIOTICE, O MAL NÃO ENTRA, MAS SAI PELA BOCA!, E ESTA MAL TE CONSUMIRÁ POR GERAÇÕES E GERAÇÕES……………SERÁ O RESPONSÁVEL SIRETO PELAS DESGRAÇAS QUE PROVOCARÁS AOS TEUS DESCENDENTES POR TERES UMA ALMA, ESPÍRITO E BOCA TÃO IMUNDA….

    VAI TOMAR BANHO DE SAL GROSSO MULEQUE, QUE PRAGA DE BAIANO É BEM AMARRADA, E SABES QUE FALO A VERDADE!

    TÁ AMARRADO E VAI SE FERRAR! E CONSEQUENTEMENTE….
    VEJO QUE COMEÇA A SE DESCULPAR DOS ORGULHOSOS PICOENSES, PORÉM ISSO NÃO TE LIVRARÁ DO QUE TE ESTÁ RESERVADO!

    CONTINUE ASSIM, SAIRÁS VENCEDOR NAS TREVAS….

  72. 81 Daniel Brazil 23/02/2010 às 11:31 pm

    Xi, Scaffa, espero que tua praga não seja verdade, porque também sou baiano. Tudo que falei sobre Picos, para o bem e para o mal, era pra durar 5 minutos, não a eternidade que você pragueja…

  73. 82 Scaffa 24/02/2010 às 2:36 am

    Duvido que tú seja Baiano Daniel, Baiano Burro Nasceu Morto!
    Conhece esse antigo ditado da minha amada JEQUIÉ, espero que não faça a mesma chacota da minha cidade especialmente pelo nome exótico, mas de você espero tudo…
    Menos gentileza, simpatia, educação…pelo que lé possui um vasto conhecimento geral, o que não se traduz em sabedoria e cultura…
    atingiste a tecnologia, e o conhecimento, queimando a etapa fundamental da sabedoria…nem a popular você externa traços…
    falei e disse!

  74. 83 Daniel Brazil 24/02/2010 às 6:10 pm

    Não me parece que você seja apto a dar conselhos em “gentileza, simpatia, educação”, Scaffa.
    Conheço este ditado desde a infância. Título de um sucesso de Gordurinha, meu conterrâneo.

  75. 84 Paulo Vilela ( não sou o da novela da Globo) 26/05/2010 às 8:17 pm

    Oi querido Daniel,

    Pensou que tinha terminado? Rerere. Como rendeu, heim!?
    Num liga, não! Essas reações são porque agente leva tanta paulada na vida que aprende a viver na defensiva, tá?
    Sou mineiro de nascimento e brasiliense pelas circunstâncias e adoro Minas e Brasília, com todos os seus defeitos.
    Entendo você. O Brasil é mesmo um país muito mal tratado.
    Querendo saber sobre Picos, encontrei seu artigo. Eu estava meio chateado e me alegrei. Ri dos comentários e do seu humor.
    Acho que não vou poder ler a sua resposta, mas quero te dizer que te achei muito interessante e o seu Blog também.
    Estive no Piauí no ano passado e achei, talvez, o lugar mais intrigante que já visitei. Muito interessante até pelo lado negativo.
    Não conheço Picos, mas pretendo, se tiver oportunidade e quero me divertir e conhecer gente interessante.
    Ei, amigos dos comentários, parem de se referir a homossexualidade como defeito e ofensa! Feio e triste isso.
    Um grande abraço pra você, Daniel e pra todos.

  76. 85 Daniel Brazil 26/05/2010 às 9:37 pm

    É, Paulo, rendeu mesmo. Este é o post mais comentado em quase três anos de blog. O que pode sugerir, para alguns, que falar mal dá muito mais ibope que falar bem de algum lugar…
    Mas como prefiro qualidade que quantidade, não me interessei muito em repetir a dose. E olha que passei por muito lugar feio e medíocre nesse mundo!
    Intrigante é uma boa palavra pra definir o Piauí. Ainda quero conhecer o Delta ou as Sete Cidades. Quanto à obsessão dos piauienses pela homossexualidade, o Velho Austríaco da Psicologia explica.

    Abraço,

  77. 86 irvaldo lima picos pi 28/06/2010 às 10:50 am

    Daniel,li todos os comentários sobre minha fantástica Picos no ponto de vista de Povo acolhedor e cultura peculiar,porêm gostaria de lhe sugerir com todo respeito e admiração aos blogueiros(revistamaisfoco.com.br)que fizesse um pedido de desculpas por alguns deslizes,o reconhecimento de um deslise talvez seja a maior qualidade de um ser humano,e ela se multiplica quando vem de um profissional da mídia.

  78. 87 Daniel Brazil 28/06/2010 às 10:42 pm

    Aqui no blog somos todos amadores, Irvaldo, no bom sentido. Ninguém ganha nada pra escrever ou comentar. Fala o que sente, com o coração.
    Não creio ter cometido deslizes, ao falar de Picos. Expressei o que senti. Outros também expressaram (sobre minha pessoa, mesmo sem me conhecer). O fato de ter achado Picos feia (como acho São Paulo, Mairiporã, Governador Valadares, Mossoró, Marabá, Brasília, Teixeira de Freitas ou Canoas) deveria ser aceito pelas pessoas como de fato é: apenas uma opinião estética!
    Infelizmente, o baixo nível de certos “blogueiros” fez com que minha opinião sobre o povo de Picos piorasse. Quando passei uns dias na cidade, minha impressão foi bem melhor…
    Mas gente como você, nota-se, é do bem e da paz. Abraço!

  79. 88 Maria Eliza 03/07/2010 às 1:22 am

    Ola, passei por este blog e quase morro de rir dos comentarios.. E muito engracado ver que pessoas discutem por bobagem. Pessoal, bora arrumar coisa pra fazer e finalmente parar com essa revolta! Lembrem-se que espalhar suas perolas pra porco e a maior das idiotices, por isso, fiquem com suas opinioes p vcs. Pensem como alienigenas mas ajam como terraquios! O que vcs ganham tentando impor opinioes? Sejam mais inteligentes, ou menos burros, por favor. Fica aqui minha indignacao, mesmo nao servindo tbm pra p. nenhuma!! Vao rezar ou vao a um psicologo, pro bem de todos e a felicidade geral na nacao. Bjos e nao me liguem!

  80. 90 Daniel Brazil 06/07/2010 às 11:00 pm

    Errou, Girlan. Tente outra vez!

  81. 91 ozael costa 07/07/2010 às 10:36 pm

    rapaz respeito sua opiniao
    mais nao concorda em vc querer baixar a auto-estima de um povo
    que ja sofre mutio com o currupicao dos nossos governantes
    retire oq ue disse de picos e do piaui
    eu sou piauiense com muito rogulho
    la tem muits maravilhas com sete cidades praia de atalaia.delta do parnaiba e muito mais
    vc precisa conecer amigo

  82. 92 Daniel Brazil 07/07/2010 às 11:14 pm

    Obrigado pela discordância respeitosa, Ozael. Provavelmente você não teve saco pra ler todas os mais de oitenta comentários, o que é compreensível. Diversas vezes apontei coisas positivas do Piauí, fiz questão de colocar fotos bonitas (será que repararam nisso? Seria facílimo colocar fotos feias) e falei de coisas boas, como a cooperativa dos apicultores.
    Não dá pra retirar nada do que escrevi, Ozael, pelo simples fato de que também aponto, falo, critico os defeitos da cidade onde moro (São Paulo). Por que iria retirar que acho Sampa uma cidade poluída, preconceituosa, excludente, elitista e, principalmente, feia? Ela é, mas todo paulistano com um pouquinho de auto-crítica sabe disso. E luta pra melhorar!
    Abraço sincero.

  83. 93 Natalia 14/07/2010 às 12:56 am

    rapaz..moro em picos faz anos e realmente concordo..o cidadezinha feia..em relação as motos..com o tempo a gente acostuma..
    a parte boa daqui é por ñ ser muito grande, o q dá uma certa tranquilidade q as maiores ñ tem mais..e se vc achou 38 graus calor venha aqui em outubro..o recorde é 47 😉

  84. 94 Daniel Brazil 14/07/2010 às 12:19 pm

    É, Natalia, peguei um mês de abril, pós-chuvas, mais ameno. Mas passei por aí outra vez em que o termômetro bateu nos 40. É um calor seco, mais suportável que a fornalha amazônica.
    Manaus parece uma sauna úmida, o tempo todo, mas o recorde de calor que peguei foi em Marabá, no sul do Pará. A sucursal do inferno! Em comparação, Picos é agradável.

  85. 95 Aécio Luis de Barros 04/08/2010 às 3:27 pm

    Natális, ledo engano, informar que o record é 47, só se for na sombra…porquê já tive a oportunidade de registrar por mais de uma vez, no trevo de entrada para o “GRANDE CENTRO DA CIDADE” e deu 51 graus, mas a sensação térmica por causa do vento quente que vem dos quatro lado onde tem asfalto nos faz crer que estamos a uns 70 graus, me sentindo um churrasco pronto prá ser devorado, veja este endereço na UOL http://citybrazil.uol.com.br/pi/picos/index.php, VEJA NAS FOTOS, LOGO ABAIXO, A ÚLTIMA FOTO TEM REGISTRO DO QUE FALO….
    Então em 28 de maio de 2009, quebramos o teu hipotético record e em 03 de junho de 2009, quebrando todos os recordes senão do mundo pelo menos do brasil, 51 graus centígrados…e vem mais chumbo quente por aí, estudos alertam pelas alteração climéticas em picos para os pr[oximos 5 anos, o morro da mariana deve começar a jorrar lava de vulcão e o processo de deserti~ficação já está bem avançado…..e ninguém tá nem aí…

  86. 96 Aécio Luis de Barros 04/08/2010 às 3:44 pm

    E pro daniel, quando passar por aqui, avisa antes, você por aki é celebridade….e vai no site da SARAIVA, procura o novo CD da ERIKA MARTINS, Ex Penélope e Atualmente na MTV, o álbum intitulado Curriculum, onde tem gravações dela com Raimundos, Paralamas, Biquini Cavadão, Arnaldo Antunes..resumindo:
    Érika gravou uma faixa inédita para esta compilação. “Curriculum” reúne pela primeira vez os principais sucesso da banda Penélope e também todas participações especiais de Érika em discos dos amigos Raimundos, Herbert Vianna, Biquíni Cavadão, Autoramas etc, além de trazer as participações especiais de Wanderléa, Samuel Rosa (Skank) e Arnaldo Antunes em seus discos. Há gravações solo de Érika em projetos em homenagem aos Beatles e, por fim, sua novíssima gravação para “Waiting For My Song” e…esqueceram e mencionar…Ela gravou Deveras dA dândi, QUE É DE PICOS e da qual participei desde a fase embrionário até adoecer e passar a bola pros mais novos da família, a música pe de uma sobrinha Cinthia, e está no nosso CD Através do Espelho, outra Erica, a Amaral está gravando CD de pop rock e incluirá 20 vezes da DÂNDI TAMBÉM, compra lá o cd e ajuda nóis a ganhar alguns royalties….e quem sabe você visita o site da banda e também no Myspace e descobro que aqui tem uma Banda que é muito injustiçada no cenário Pop Nacional…
    Dá uma força aí vai?
    http://www.myspace.com/dandibrazil
    http://www.bandadandi.com.br
    Escuta com atenção, recomendo Alice, Duvidas, Sem Você, enfim TODAS…

  87. 98 Aécio Luis de Barros 04/08/2010 às 3:49 pm

    sim, Ele não mencional, mas em Deveras que faz dueto com a Érika é o meu irmão caçula TED, tá no youtube, e quem faz a bateria é o MARCELO BONFÁ ex Lehião Urbana!
    Tamos bons de padrinhos e pésssimo de reconhecimento…..

  88. 99 Daniel Brazil 04/08/2010 às 10:50 pm

    Vou procurar ouvir, Aécio!

  89. 100 Lorena martins 21/08/2010 às 1:43 am

    As críticas são bem vindas,podem ser construtivas.Só não concordo quando vc generaliza.O nosso povo piauiense é igual aos outros , cada um na sua diversidade.Pobreza não é defeito, e essa gente sofre as mesmas desigualdes sociais do restante do país.Culturais,políticos e sociais,apesar de menos favoresidos e pertencermos ao um estado consideravelmente pobre,temos os nossos valores.Nós picoenses,piauienses e nordestinos temos o orgulho da raça,povo trabalhador, de coragem para enfrentar a vida,os desafios.Não temos medo de correr atrás de nossos sonhos, Mas sem perder o amor pelo próximo,conhecemos nossos vizinhos e temos respeito pelas pessoas,pelos mais velhos.Povo de crenças,sotaques e comidas típicas diferentes,que talvez não exista em lugar nenhum.Eu também não gosto de buchada de bode,mas tem outras pratos típicos maravilhosos,depende muito de quem faz!
    Apesar de ser filha de pais analfabetos, tenho duas formaturas,assim como meus irmãos.Falo isso por que esse conceito do nordeste,de que é burro,ingnorante e etc…está ficando no passado.A medida em que o índice de desenvolvimento humano aumenta, cresce a conciência das pessoas na hora da escolha certa ,seja ela, na política ou em qualquer outra decisão na vida.
    Sei que vai demorar muito para ser extinto esse preconceito,almejo que essa realidade mude.
    Adoro viajar,e conheço muitos lugares lindos, mas não me vejo longe da minha terra,dizem que é a água doce, outros que é o calor,bem não sei ao certo.Por isso te convido a ver Picos de outra óptica, lembre-se das obras de artes, para entendermos melhor é preciso ser visto várias vezes,quem sabe vc mude de idéia!Somos só gente boa ,que nasceu em lugar atrasado!
    Grande Abraço!!!

  90. 101 Daniel Brazil 21/08/2010 às 11:16 pm

    Lorena, agradeço a tua gentileza de escrever de forma tão ponderada e educada. É um prazer dialogar com uma piauiense gentil, como tive oportunidade de fazer várias vezes quando passei por aí.
    Não entendi quando você disse que generalizei. Elogiei vários aspectos, ressaltei que vi um projeto lindo de cooperativa… que raio de generalização eu fiz?
    E quem disse que eu não gostei de buchada de bode? Não escrevi isso em lugar nenhum. Provei, gostei, e repetirei quando voltar. E ainda elogiei o inesquecível capote que comi em Picos. É engraçado como quem me acusa de não enxergar as coisas boas não enxerga as coisas boas que escrevi…
    Mas gostei de teu comentário, Lorena. Mostra boa vontade em estabelecer um diálogo, e demonstra amor pela terra, pela tua gente. Só exagera um pouquinho quando diz “o orgulho da raça, povo trabalhador, de coragem para enfrentar a vida,os desafios”. Nenhum povo é assim, idealizado. Nem o meu, nem o teu, nem o de Obama, Berlusconi ou Sarkozy. Tem gente ruim, tem gente boa, tem trabalhador e tem vagabundo, tem honesto e desonesto. Em Paris, em São Paulo, em Picos. O importante é a vontade de melhorar!

    Beijo!

  91. 102 Aécio Luis de Barros 29/08/2010 às 4:20 pm

    Daniel, conheç os Picos em: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Picos#Geografia
    é uma versão tupiniquim da Wikipedia, vais dar risada por um mês….

  92. 103 Daniel Brazil 01/09/2010 às 9:37 pm

    Que crueldade…

    • 104 frann 04/10/2014 às 7:49 pm

      Frann…
      Meu deus ! nunca vi alguém tão baixo, no pior sentido da palavra, quem es tú, para falar de edução? um prepotente , mal AMADO, que no minimo se acha o todo poderoso, velho ranzinza , vc é que é uma espécie de gentinha…tem sorte de falar mal do povo picoense, estando longe , porque se fosse homem o suficiente , falaria na cara sua biba velha.

  93. 105 José Lima 14/09/2010 às 4:06 pm

    Vez ou outra acontece isso: aparece alguém de fora, que passa por aqui, que é bem recebido( muito), e sai emitindo pareceres que degradam a imagem do Piauí. É sempre assim. Sempre gera esses comentários inflamados. Daniel, não digo, de forma alguma, que cometeu algum crime. É patente que Picos não é a última coca-cola do sertão, mas, reflita, não foi educado de sua parte. Pelo menos àquelas pessoas que te receberam com cordialidade e até afeto, deves desculpas. Reflita. Volte sempre.

  94. 106 Daniel Brazil 14/09/2010 às 7:04 pm

    Prezado José Lima:
    Fui até mal recebido em alguns lugares, mas evitei comentar isso, porque gente mal educada tem em todo lugar. Preferi citar os que me receberam bem.
    Você conhece São Paulo? Se você disser que é “bonita”, por educação, deve ter algum problema. Não se trata de um problema de educação, mas de sinceridade.

  95. 107 Paula 20/11/2010 às 9:59 pm

    Não vejo a hora de conhecer Picos PI.

  96. 108 donizete lopes ribeiro 15/03/2011 às 4:37 pm

    conhecí picos em janeiro de 2011, fui bem acolhido na cidade, ja visitei outras cidades e nem sempre há essa boa recepção, conhecí pessoas que até me ofereceu poso e a noite saímos para um restaurante e pude saborear os bons pratos da região.Problemas há em toda cidade, mas se o povo é feliz e proporciona essa felicidade aos visitantes, faz com que agente volte.
    Eu pretendo retornar e quem sabe um dia até morar.
    Gostei dessa cidade da cultura do povo. ao dono desse blog recomendo conhecer outras cidades neste neste brasil, nem sempre as nossas conclusões são positivas , mas jamais podemos falar de um povo seja por sua cultura e ou vida social.
    se vir a curitiba num dia de tempereatura abaixo de 0, se eu for nordestino claro não volto nunca mais, morar então nem pensar, poís não estarei acostumado a tanto frio, mas d]se vir no verão vou adorar se não tiver enchentes devido as fortes chuvas da época.

  97. 109 Daniel Brazil 15/03/2011 às 5:18 pm

    Estava indo bem, Donizete, até que resolveu dar conselhos meio bobinhos. “Jamais podemos falar de um povo seja por sua cultura oue ou vida social” é uma besteira sem tamanho.
    É o mesmo que dizer “jamais podemos falar bem de um povo”. Concorda que é uma censura absurda?
    Todos podem e devem emitir suas opiniões com franqueza. Falei coisas boas e ruins de Picos e de muitas outras cidades que conheci. Uns gostaram, outros não, certo? Assim é a vida. ninguém é obrigado a gostar do que escrevo.

    PS: Só respondi porque você fez o centésimo comentário a este post. Marca considerável. Outros lugares que visitei e elogiei não obtiveram um décimo deste índice. Neguinho gosta mais de escrever pra pixar do que pra elogiar…

    • 110 Aecio Luis de Barros 16/03/2011 às 7:24 pm

      PS: Só respondi porque você fez o centésimo comentário a este post. Marca considerável. Outros lugares que visitei e elogiei não obtiveram um décimo deste índice. Neguinho gosta mais de escrever pra pixar do que pra elogiar…

      Vamos pro Guiness Book (Apesar de não haver Guiné por aqui) – Guiné aqui é o mesmo que Galinha Da Angola, ou na liguagem mais pop TÔ FRACO! que é isso que parece que o Guiné fala quando canta, Yahoo!
      Somos bons em algo!

      PS: Responde eu tomem….

  98. 111 Daniel Brazil 16/03/2011 às 11:41 pm

    Guiness Book está longe, mas é o recorde deste Fósforo.
    Bons em algo? Em muito coisa, principalmente no Capote, o melhor que comi na vida.
    Capote = Guiné = Tô Fraco = Angola, certo? O melhor bicho de pena do mundo. Não tem faisão que se compare…

    • 112 Aecio Barros 17/03/2011 às 7:50 pm

      Sei que o guiness tá longe que a peste, foi só um trocadilho com Guiné = Capote = Tô Fraco…
      Noutra coisa somos muito bons, Deu até no jornal Nacional, Somo capeões estaduais de multa (e irreponsabilidades) no trânsito.
      VEJAM PICOS NO JORNAL NACIONAL E MORRAM DE INVEJA:
      Aqui pode tudo, desde que esteja armado com sua moto ou seu automóvel…Todas as imprudências cometidas em zona urbana é EM PICOS, auqela ponte já passou muita água por baixo e muito cadáver por cima!

      E Tem mais: A ùnica cidade do mundo que tem feriado prá inaugurar uma …imaginem…ESCADA ROLANTE!

  99. 114 Daniel Brazil 17/03/2011 às 9:28 pm

    Obrigado pelos links, Aecio! Até hoje tem gente me xingando porque eu observei que quase todo mundo andava sem capacete em Picos. É lamentável que isso vire reportagem da Globo.
    Será que protestaram também contra a Globo? É difícil contestar imagens. Mas… eles não enxergam a realidade?
    Inaugurar escada rolante já é parte do folclore, é pra rir. O vídeo é bem engraçado.

  100. 115 Aécio Luís de Barros 26/03/2011 às 1:23 pm

    Aecio Luis de Barros
    Sou do Piauí (mas não espalha) a piada é velha, foi inventada pelos próprios Piauienses…mas na forma que foi colocada…

    Pra dizer a verdade, não achei tão engraçado… achei curta e arrogante. tinha que ter mais conteúdo e um contexto que pudesse ser incluída…

    Eu sei, pode ser chocante, mas existe civilização e coca-cola zero naquela bosta!

    Quando eu subo alguma favela carioca, tudo fica tão “PIAUÍ”…. Na pratica, o cu-do-mundo está por toda parte do Brasil (ele é o próprio) o resto são apenas os sinais das hemorróidas inflamadas.

    Não sei se de 2000 pra cá muita coisa mudou, mas o fato é que, desde 2007 (data que dei uma banana pra Teresina e saí fora), estas minhas ferias de novembro na “capital do sol e da luz do governador => espalha bandidos <=" até que foram divertidas.

  101. 118 D. Rocha 22/05/2011 às 12:35 am

    Você realmente é muito sem cultura.
    Você??? Roteirista, diretor de TV. Você é um belo FDPuta.

  102. 119 Daniel Brazil 22/05/2011 às 3:01 pm

    Você parece desconhecer a diferença entre cultura e educação, D. Rocha…

  103. 120 antonio mariano cavalcante de araujo 18/06/2011 às 10:53 am

    odeio pessoas que tem preconceito com o povo nordestino, os nordestinos são pessoas trabalhadoras e dignas. sou de são raimundo nonato, fiz um estagio na casa apis, e conheci grandes amigos, fui bem recebido, por isso só que falar agradecendo o povo de picos, pessoas do sul e sudeste pra vir passear aqui pra depois sair falando do nosso nordeste é melhor ficar por ai mesmo.

  104. 121 Daniel Brazil 18/06/2011 às 3:06 pm

    Mariano, eu também nasci no Nordeste. Luto pra melhorar as condições de vida deste povo, faço trabalhos que visam aumentar a qualidade de vida. Falta auto-crítica em tua mensagem, e um pouquinho de entendimento de texto.
    Eu também fui bem recebido pelas pessoas de Picos. Nunca escondi isso, elogiei abertamente a Casa Apis.. Mas não sou cego, nem tenho a opinião comprada por ninguém.
    Deixa de ser burro, rapaz! Quando vier ao Rio, a Londres, a Paris ou a São Paulo, pode falar mal de tudo que você não gostou. Seja honesto, antes de tudo, e não puxa-saco.

  105. 122 Luis Mário 14/09/2011 às 12:22 pm

    Dan, cuidado pra você não ser mais um pederasta nas estatísticas do “Brasil Urgente” ou “Balanço Geral”. Veja com que “bofes” se relaciona…

    Ei, tem saudades dos “jumentos bem-dotados de Picos”?

    Três anos se passaram:

    No cemitério de Picos continuam os gatinhos ainda…O que fazem para não juntarem gatos nos Cemitérios de tua cidade? Os gatos daí são mais educados do que os gatos daqui?

    O número de motos aumentou e inclusive fizeram uma campanha de trânsito pesado aqui e o pessoal tá usando agora o capacete, por que você pediu…

    Tivemos até um ganhador de R$ 1.000.000,00 na “Loto Fácil”…

    Chegou o ITAU…

    Tivemos até outro picoense sendo convocado para Seleção Brasileira de Futebol, o Rômulo, jogador do Vasco.

    Quando é que vem aqui Picos? Quando vier, post no seu blog, faremos uma festa pra você…

  106. 125 erielton 17/09/2011 às 4:35 pm

    seu blog é o mais idiota que eu ja vi na minha vida
    picos é uma boa cidade e se naum gosta fodasse seu gay safado
    moror aqui desde que nasci e nuam pretendo sair daqui tao cedo entao quero mais é que vc MORRA!!!

  107. 126 erielton 17/09/2011 às 4:40 pm

    alem de tudo mentirozo crie vergonha seu gay

  108. 127 erielton 17/09/2011 às 5:04 pm

    gay gay gay gay gay gay gay gay gay gay gay gay gay gay

  109. 128 Daniel Brazil 18/09/2011 às 10:00 pm

    O cara, além de ser meio analfabeto, acha que ofende alguém chamando de gay… Coitado! Dá pra ver bem qual é a obsessão dele, a idéia fixa.

  110. 131 erielton 19/09/2011 às 4:07 pm

    que coisa feia que não sabe de nada e fica falando o que quer só porque não tem nada melhor pra fazer quer saber de uma coisa se você não gosta de Picos então porque veio se você não gostou eu quero mais é que você se foda ,pois só porque você não gostou não lhe obriga a ficar humilhando a cidade viu
    ate tenho coragem de lhe pedir desculpas pelo chingamento mais você também não precisava ter humilhado a cidade deste jeito só porque você não gostou entendeu. ate porque moro aqui desde que nasci então por favor se for possível exclua esta pagina que humilha picos se não quiser que eu espalhe para a imprensa e todo o brasil inclusive a policia fique sabendo disso !!!

  111. 132 Daniel Brazil 19/09/2011 às 4:29 pm

    Pobrezinho… A polícia vai dar muita risada, ao ver tua reclamação.
    Achei Picos uma cidade feia, assim como acho feia a cidade onde moro (São Paulo). Já disse isso muitas vezes, escrevi em vários lugares, falo em bares, em reuniões, em qualquer lugar.
    Nunca – repare bem, nunca! – vi um paulista se ofender, me xingar, querer partir pra briga por causa de minha opinião. No máximo, discorda. E ouço com atenção a defesa dos aspectos bonitos da cidade. Ou seja, é conversa de gente civilizada. Parece que você não sabe o que é isso, Erielton.
    Aliás, você não escreve do jeito que quer, mas do jeito que consegue…

    Não preciso tirar o blog da rede, mas tiro você quando quiser do meu blog, sabia? No entanto, vou deixar aqui teus comentários, pra que outras pessoas, inclusive picoenses sérios, vejam o que é falta de argumento (e de educação).

  112. 133 erielton 26/09/2011 às 11:01 pm

    se é assim que você quer então faça afinal o blog não é meu mesmo então só queria te dizer que se você acha a cidade de picos feia o problema ão é meu pois não preciso de sua opinião me entendeu mais confesso que escrevo isto pode se dizer que de graça pois você não é capaz de intender isso mesmo seu BOSTA!!!!!

  113. 134 Daniel Brazil 26/09/2011 às 11:18 pm

    Quanto mais escreve, mais revela o baixo nível… Vai estudar um pouco, rapaz!

  114. 135 mirian 20/12/2011 às 12:19 am

    que confusão!achei sim vc preconceituoso pq vc não falou das belezas tambem,la tem lugares lindos e tem seus ruins ,moro em são paulo q tem favelas orriveis e nem por isso deixo de falar das suas belezas.abraços!!!!!!!!!

    • 136 Daniel Brazil 20/12/2011 às 9:27 am

      Moça, leia mais. Mostrei fotos bonitas, reparou? Falei da excelência do mel, e elogiei também no post seguinte. Mas, sinceramente, vi pouca beleza. E isso não é crime…

  115. 137 edilson fornasier 19/03/2012 às 3:54 pm

    mas que cara abobado esse…..

  116. 138 thanderboltster@gmail.com 03/04/2012 às 11:34 am

    tu É UM ZE MANE MESMO OTARIO, TUA CIDADE DEVE SER DE PRIMEIRA NE? FAZ UM FAVOR VA PRA PUTA Q TI PARIU….. QUALQUER COISA ME PROCURE EM BRASILIA, AGENTE DA POLICIA FEDERAL PINHEIRO, W3 SUL..

  117. 140 thanderboltster@gmail.com 03/04/2012 às 12:16 pm

    82209755

  118. 141 Hermanny 29/04/2012 às 7:27 pm

    Picos pode não ser a cidade mais bonita do piauí, mas é uma das que mais cresce no Estado. . . e continua desenvolvendo. Visitei picos esse mês, e tive uma imagem positiva.

    O povo é acolhedor, tem muita gente boa lá, MULHERES LINDAS (inclusive foi outro ponto interessante que encontrei hehe).. vi duas Universidades lá bem projetadas! Na verdade o que não gostei mesmo foi do Calor kkkkkk

    Conheci a “Gameleira dos Rodrigues” com seus Morros, Grutas, Olho d’água. . subi no Morro do Caititu onde tive uma bela paisagem com direito a Arco Iris e tudo, por um momento achei que estava em outro país rsrsrs

    Gostei mesmo, Recomendo!!! E prometi voltar, mas dessa vez vou levar uma câmera melhor pra registrar de forma digna essa beleza natural dos povoados ao redor da cidade.

  119. 142 orientadora social 19/08/2012 às 9:29 pm

    Como é engraçado… Vc critica a cidade de Picos, agride verbalmente os piauienses e nem percebe q o único arrogante, no momento é vc. kkkkk! Não sou piauiense, mas moro em Picos e tudo d bom q sou atualmente devo ao Estado do Piauí. ê se olha para si e aprende com seus próprios erros q devem ser muitos. Cuidado com o q diz, vc poderia ser processado pela forma q se expressou. ok?

    • 143 Daniel Brazil 19/08/2012 às 11:15 pm

      “Agride verbalmente os piauienses” é uma acusação sem noção, anônima covarde. Pode rever os 100 diálogos anteriores, e não verá um palavrão, uma agressão gratuita. Você me parece semi-alfabetizada, pois não entende o que digo, e ainda confunde Picos com o estado do Piauí (que eu admiro). “Ser processado”? Ha ha ha, vá estudar um pouquinho!

  120. 144 orientadora social 19/08/2012 às 9:31 pm

    Correção: ê, digo: Veja

  121. 146 DOUGLAS NUNES 02/11/2012 às 11:17 pm

    Você, roterista e diretor de tv e contista nas horas vagas? E no resto de suas horas o que faz? Inventar o que escrever para publicar? Pra mim voce é um mísero idiota. Pela sua foto, sua cara e seu nome demonstram ser alguma coisa: Daniel Brasil.
    Com tanto preconceito, com tantos ataques às pessoas, cidades e lugares voce não deve conseguir muita coisa não. Eu gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente, pena que quando vier a Picos (acredito que jamais virá, espero que não) se faça apresentar para nos conhecer pessoalmente. Esdrúxulo roteirista.
    Vir a Picos, comer bem, ser bem recebido, ir às festas, conversar amigavelmente, conhecer pessoas diferentes, beber tranquilamente, dormir bem em bons hotéis e depois sair falando mal do povo que tão bem acolheu, é no mínimo COVARDIA!

    • 147 Daniel Brazil 03/11/2012 às 10:37 am

      Douglas, você tem evidentes problemas de compreensão de leitura. Enxerga preconceito onde não existe, e inventa coisas que obviamente não escrevi, como “sair falando mal do povo que tão bem acolheu” (sic).
      O principal motivo de minha segunda passagem por Picos foi registrar o empenho e a iniciativa de um grupo de batalhadores, e para eles só reservei elogios. O pior cego é aquele que não quer ver…

  122. 148 DOUGLAS NUNES 02/11/2012 às 11:49 pm

    Acredito que um jornalista, Ah! Desculpe-me, voce não é jornalista, pelo menos não menciona isso. Mas é um roteirista, deve escrever bem, já que menciona que os que aqui escrevem, não sabem escrever. Mas o Daniel Brasil sabe, Opa! é com “z”, Brasil com “z”, é um estrangeiro, talvez e é por isso que menospreza tanto o nordeste, falando das cidades que visita.
    Imagino aqui como deve ficar o seu “chefe” na Revista Música Brasileira, de cabelo em pé devido criar tanto inimizade com os leitores. Nordestino também lê, sabia?
    Por falar em revista, procurei enviar uma mensagem na revista e não consegui… Como é que se faz, hem?
    Tenha certeza, sr. Daniel Brazil, quase todas as cidades do Piauí e também do NE., são iguais, vivem em função de seu próprio desenvolvimento e veja que muitas cidades, inclusive a sua, receberam nordestinos, mormente do Piauí, para trabalharem e desenvolverem as cidades do sul e buscam agora, desenvolverem as suas próprias cidades e de repente aparece quem, quem? O Daniel Brazil! O que vai salvar a Pátria, o crítico, o sabe tudo, o grande salvador da Pátria.
    Ora, deixe que nós sabemos nos desenvolver, deixa o nordestino encontrar o seu motivo de crescimento e de progresso, deixe-nos, não precisamos de pregas iguais a você. Pra nós é você é simplesmente um embuste, um branquelo a menos no nosso meio.

  123. 149 Daniel Brazil 03/11/2012 às 11:01 am

    Vou ser obrigado a te dar uma aulinha, para corrigir os diversos “chutes” sem direção de tua mensagem.
    O país Brasil foi batizado com Z, e manteve esta grafia até o final do ´seculo XIX. As cédulas, documentos e registros do tempo do Império são todos com Z. Minha família é daquele tempo, não tem imigrantes no século XX. A origem do nome, aliás, vem de uma árvore, como Carvalho, Oliveira, ou Pinheiro.
    Segundo, nasci na Bahia. Para muita gente do Sudeste do país, sou um nordestino. Que diferença faz? Para mim, nenhuma. Me sinto tão brasileiro quanto alguém que nasceu em Macapá, em Florianópolis ou em Picos.
    Não tenho “chefe” na Revista Música Brasileira, só amigos. Aliás,não tenho chefe em lugar nenhum… E a RMB somente publica artigos e colaborações, não cartas de leitores, por decisão dos criadores.
    Por fim, confesso que da quase meia centena de cidades nordestinas que conheço – e não incluo na lista aquelas que apenas cruzei, sem parar – já vi de tudo. Coisas lindas, coisas feias, muita pobreza, muita riqueza, pessoas geniais e pessoas medíocres. Não compartilho das críticas preconceituosas, e nem da visão bairrista e edulcorada de alguns cidadãos.
    Quer um conselho? Viaje mais, conheça outros povos, estados e até países. E aprenda e enxergar as cidades como elas são: com qualidades e defeitos. E umas mais bonitas que outras, porque a vida é feita de diferenças. Picos é feia, na minha opinião. São Paulo, a cidade onde vivo, também. E daí? Tem quem goste!
    Você provavelmente não teve paciência de ler os mais de cem comentários a este post. Teria visto que o preconceito, as ofensas, a arrogância, a falta de educação de certos picoenses superou qualquer limite de civilidade. Chega a ser risível tentar censurar quem dá uma opinião sincera sobre a “tua” cidade. Legal mesmo é mentir, né? Dizer que achou linda, civilizada e educada! Procure outro disposto a fazer este papel!

  124. 150 DOUGLAS NUNES 04/11/2012 às 10:48 am

    Terei o maior prazer de recebê-lo para as aulinhas, venha pessoalmente. Seja verdadeiro como parecer ser… Saía ás ruas de sua cidade e vá falando a verdade para cada pessoa que cruza com você: “-Voce é bonito! Voce não, você é feio, Nossa, mas como você é horrível!” Duvido que consiga caminhar 10 passos. Mas como os poltrões se escondem por detrás de algo… à distância das pessoas, quando se encontra protegido por uma telinha, por exemplo, pode falar a vontade! Poderia ter ido à emissora de tv de Picos numa entrevista e dizer isso pra todo mundo ouvir… Todo mundo que interessava ouvir, a população picoense e piauiense.
    Enriqueci o seu texto com o meu 149º Comentário, mas não o farei mais, pois sem dúvida o Brazil deve comentar com os amigos: “Rapaz, os meus textos publicados são bem vistos e comentados. Tenho um texto que tem quase 150 comentários e bla, bla, bla.”
    Adeus, medíocre brazil.

  125. 151 Daniel Brazil 04/11/2012 às 11:05 pm

    Já vai tarde…

    • 152 Daniel Brazil 04/11/2012 às 11:08 pm

      Comparar comentários estéticos sobre uma cidade com comentários sobre a aparência de uma pessoa é de uma pobreza de argumentação que nem dá pra continuar. Adeus, inteligente Douglas!

  126. 153 leila 22/01/2013 às 1:30 pm

    poxa que pena que Picos seja assim, tenho muita vontade de passar as férias ali, moro em Belém e sempre passo de onibus por ali no mês de fevereiro quando vou para Salvador e e fico deslumbrada com as paisagem maravilhosas que vejo, mais infelizmente o descaso público faz parte do nosso Brasil, espero que um dia isso possa mudar !!!

    • 154 Daniel Brazil 22/01/2013 às 1:49 pm

      Leila, sempre há o que ver. Embora a cidade em si não tenha muitos atrativos, a região tem uma beleza própria. O por do sol, o céu à noite, os cajueiros em flor… As flores da caatinga, na época das chuvas, ficam muito bonitas. E em Picos comi o melhor capote (galinha-de-angola) de minha vida, Vale a pena experimentar!

  127. 155 Chuck 28/12/2014 às 10:37 am

    Quem não se sente não se considera!

    Nunca vi um povo “tão sensível” como o povo de Picos, toda vez que leio algo sobre os problemas da região logo vem um defensor ofendido dar explicações. O problema é que os argumentos são sempre baseados em bairrismo ou regionalismos, como se todos odiassem Picos, procurem analisar as críticas e procurar nelas o que realmente é verídico, ao falso não se dá importância visto que não se sustentará por muito tempo, já ao real valorizem, se apropriem das críticas para melhorarem.

    Uma coisa é fato todos os problemas sociais enfrentados no País parecem ser mais contundentes no Maranhão e no Piauí, então vamos encarar de frente a verdade e procurar melhorar essa situação.

    Ninguém dá valor a um povo que a qualquer pequena crítica se sente aviltado. Isso para mim é mediocridade, se preocupar com a opinião dos outros é coisa de gente pequena, gente grande se preocupa em melhorar o que foi criticado negativamente.

    O povo do Piauí se sente reduzido e humilhado por tudo e por todos e não só quando se trata de comparações com a região Sudeste, reclamam até dos vizinhos da Bahia, por exemplo, conduta típica de quem tem baixa estima.

    Cresçam, estudem, ataquem os problemas políticos e sociais.

    Ataquem o maior problema do Piauí que é o clientelismo político, problema muito presente em todo o País, contudo mais evidente nos Estados citados.

    No Piauí me parece que todo cidadão tem um parentesco com o Prefeito ou o Governador, e qualquer oportunidade serve para se arranjar um carguinho comissionado, nada de concurso, o negócio é arranjar um biquinho na Prefeitura e bajular os políticos locais para garantir o emprego.

    Povo de Picos, vamos trabalhar e estudar, esqueçam as ofensas dos outros, mostrem-se melhores do que vocês acham que são.

    Beijos a todos.

    Chuck o Brinquedo assassino.

  128. 156 Narjila 14/12/2015 às 8:11 pm

    Gente alguem sabe me informar quantas horas de viagem de Picos-Pi para Balsas-Ma??

  129. 157 pascoalprr@gmail.com 02/03/2016 às 7:47 am

    Picos piaui cidade linda aquele meu abrasso a todos picoenses!!!!!

  130. 158 Alexandre Lahud 11/11/2017 às 7:57 pm

    Eu sou docente em São Paulo e atualmente tenho pensado em prestar um concurso que haverá na UESPI. Consultei este blog para obter informações sobre a cidade. Gostaria de saber se há relatos que não sejam epidíticos, ou seja, de louvor ou de vitupérios haja vista os comentários sobre a referida cidade. Gostaria de saber sobre questões mais pontuais e específicas do que saber se a cidade é feia ou bonita, por exemplo, a cidade proporciona infra-estrutura para se viver nela ? Como são os atendimentos nos hospitais ? Será que uma pessoa que nasceu em uma cidade bem fria – CAMPOS DO JORDÃO/ SP – se acostumaria com uma temperatura tão alta ? Como é o dia a dia do cidadão local ? O que as pessoas fazem nos finais de semana ? Caso possam ajudar-me com tal informação ficaria imensamente agradecido, pois estou reticente em prestar um concurso e encampar uma mudança para uma cidade que mal conheço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Arquivos


%d blogueiros gostam disto: